Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de maio de 2011

TUDO VALE PORQUE NADA VALE

É claro que o homem – se quer ser fiel a si mesmo –, e uma sociedade – se deseja ser sadia –, não podem fazer pouco de perguntar sobre Deus... Um Deus que responda à questão “que é” e “para que é” o ser humano. O drama é que o mundo atual silenciou a questão de Deus, construindo uma existência preocupada simplesmente com o mundano, abdicando de buscar o Absoluto! Daí a abdicação da verdade e a indiferença aos valores: tudo vale porque nada vale! Isto se manifesta fundamentalmente em duas atitudes de hoje: a fuga ante a morte e a mentalidade de aproveitar a vida numa dissipação do consumismo hedonista, do cultural como espetáculo e do turismo como distração. Assim, o sentido da vida é banalizado e ficam poucos resquícios de Deus! A consequência última de tal situação é o medo, velado e nunca admitido: O homem numas muitas vezes se exalta como norma absoluta. Noutras deprime-se até o desespero. Donde sua hesitação e angústia. Mas que significa essa rejeição a Deus na sua providência paterna? Por que o homem o refuta? No fundo, a rejeição ao Pai é medo de encarar a morte. Viver é conviver com a idéia que tudo, antes ou depois, terminará. A perspectiva da morte compromete a cada momento o sentido da vida: o que haverá após a morte? Que sentido tem minha vida? Para onde vão meus esforços, sofrimentos, renúncias, minhas poucas consolações? O Pai aparece neste horizonte como aquele ninho de amor e aconchego ao qual podemos nos abandonar sem reservas, o porto onde nossos cansaços e ânsias repousarão, o coração no qual temos a certeza de não sermos rejeitados. O Pai é, portanto, a evocação da origem, da ânsia e saudade de felicidade que sentimos; o Pai é evocação do seio materno, da pátria, da casa, da intimidade, daquele diante de quem podemos ser nós mesmos, da Face bendita à qual podemos olhar sem temor. A necessidade que o homem tem do Pai é equiparável à necessidade de um ponto de referência, de um refúgio, uma intimidade, um ser compreendido e acolhido. O Pai é pai e mãe! Sem esse seio acolhedor o homem se desumaniza, desestrutura-se, perde sua identidade e o sentido de vida e de relação com o mundo e com os outros: sem consciência de ser filho o homem perde também a consciência de ser irmão! A razão principal da dignidade humana consiste na vocação do homem para a comunhão com Deus. E não vive plenamente segundo a verdade a não ser que reconheça livremente aquele amor e se entregue ao seu Criador.

11 comentários:

  1. Antigamente faziam-se sacrifícios humanos aos deuses. O povo israelita oferecia animais em holocausto a Jeová. Era a mentalidade da época.
    Jesus trouxe novas luzes ensinando amor, perdão e mansidão e, aos poucos, tudo vai mudando com o lento progresso da humanidade, cedendo lugar a idéias mais civilizadas.
    Também o bom senso e a razão ganham terreno com o avanço das ciências, abrindo espaço para inúmeros questionamentos, inclusive sobre temas tidos como tabus, como é o caso da sacralidade da Bíblia.
    Desses conflitos todos surge, então, uma pergunta importantíssima: qual das religiões oriundas da Bíblia está com a verdade, já que todas possuem argumentos que entendem serem os mais fortes?
    Vamos raciocinar um pouco:
    Se você estiver elaborando seu orçamento doméstico e alguém afirmar que 5 mais 3 são 11, o que fará?
    Vai simplesmente aceitar esses valores como certos, por que alguém em quem você acredita disse isto, ou irá fazer a conta para ver se a afirmação está correta?
    Se aceitar simplesmente o que lhe dizem, sem questionamentos, você se arrisca a ter grandes problemas em sua vida
    O mesmo ocorre com relação às religiões. Cada uma diz que está com a verdade, embora todas pensem diferentemente umas das outras.
    Ronaldo Bernardi Coelho
    Professor

    ResponderExcluir
  2. Temor a Deus é um recurso dos que têm medo de enfrentar a vida... e do que vem após ela!!!!
    Nivaldo Rios

    ResponderExcluir
  3. Sandro Moura31 maio, 2011

    Não devemos ter medo de Deus e sim reverenciá-lo, pois isso significa não fazer algo que vai desagradar a Ele; é negar muitas coisas para agradar a Ele, é saber que Ele é aquele que vê todas as coisas; sabe todas as coisas e tá no controle de tudo e todos.

    ResponderExcluir
  4. Em relação ao temor a Deus, dizem que esse temor biblico quer dizer respeito, mas não é isso que reza nossa lingua portuguesa. a palavra mais adequada seria receio, ou medo mesmo. Joselito Veloso de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. DEIXE EU VER..... "TEMOR" VEM DE "TEMER" = SENTIR MEDO..... VIVAAAAAAA DESCOBRIIIIIIII..... TEMOR A DEUS QUER DIZER "TER MEDO DE DEUS" EEEEEBBBBAAAA EUREKA, HIPPI HURRA, EU SOU DEMAIS.... HA HA HA HA HA HA... ALEX

    ResponderExcluir
  6. Temer a Deus é tão somente reconhecê-lo como o Nosso Senhor, crer na Sua onipresença, oniciência e misericórdia infinita. Respeitar e cumprir os Seus desígnios. Neco

    ResponderExcluir
  7. Temer a Deus é tão somente reconhecê-lo como o Nosso Senhor, crer na Sua onipresença, oniciência e misericórdia infinita. Respeitar e cumprir os Seus desígnios. Neco

    ResponderExcluir
  8. Temos significa duas coisas: 1ª - medo e 2ª - respeito...
    Quando as pessoas dizem que temem a Deus elas estão se referindo ao segundo significado... (Resende).

    ResponderExcluir
  9. Ter Temor a Deus, é ter respeito, amá-lo e seguir os ensinamentos Dele!!!!!
    Bem... foi isso que aprendi nas aulas de religião do colégio!!!

    ResponderExcluir
  10. Respeitar a doutrina sagrada que ele deixou, seus mandamentos, que o povo pisa em cima, dizendo que Deus não quer ninguém como escravo, que pode fazer tudo o que quer, e usar o que quer, estão profundamente enganados.
    Nós realmente temos livre arbitrio, somos livres,mas quem tem o temor de Deus, pensa antes de agir, pra não errar
    O amor de muitos está esfriando, é o cumprimento da palavra de Deus, e por isso o povo leva a vida de qualquer maneira, esculacham quando falamos a verdade que Cristo deixou, mas faça vc a sua parte, e á cada dia busque á Deus em oração, peça pra ele te esclarecer as coisas, o que agrada aos olhos dele, como exercitar o temor.
    Lembre - se: O povo não quer caminho estreito,quer caminho largo, espaçoso,não quer andar em santidade, mas saiba que todos serão julgados pelas suas obras, eles estão esquecendo que existe um Deus, e precisam andar em temor, não devem agir como muitos que andam no mundo sem rumo, a vida de qualquer maneira, prostituindo, embebedando, blasfemando, mas como está escrito: o temor é o principio da sabedoria!!! Que Deus te ilumine cada vez mais!!! Percebi que as suas perguntas são de grande sabedoria!!!
    Marilda Ferreira Neves

    ResponderExcluir
  11. Val Cabral, sou fã do seu blog. Acesso todos os dias e sempre me surpreendo com postagens interessantes como essa. Vc é um excelente profissional e também não perco um só dia do seu programa no rádio. Parabéns ok amigo? Beijos da sua amiga, Kátia Cecília Lopes da Silva

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: