Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

5 de maio de 2011

NÃO HÁ NENHUM INVESTIMENTO COM MAIOR RETORNO GARANTIDO QUE A EDUCAÇÃO

Entre tantas frases que definem a importância da Educação, citamos uma de Nelson Mandela para iniciar esta postagem. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. “A falta de uma política séria, transforma a educação em arma poderosa para a manutenção de políticos que se utilizam da “ignorância” das pessoas. Temos observado, nos últimos seis anos, que a educação municipal em Itabuna tem sido tratada de forma séria, como prioridade. O Secretário Gustavo Lisboa (e equipe) vem desempenhando um papel relevante no resgate das condições estruturais e formativas, elevando, significativamente, a qualidade e a oferta da educação em nosso município. Ação. Esta é a palavra chave que define a atuação dos responsáveis pela área educacional em Itabuna. Para tanto, veja: o ano letivo sempre começa no final de fevereiro, ou, efetivamente, no começo de março, mas as providências para que alunos e servidores encontrem um ambiente propício estão sendo tomadas desde o ano anterior. A remuneração dos profissionais do magistério é uma das maiores da Bahia e uma das melhores do Brasil, levando-se em conta o piso salarial nacional. Para finalizar, dedico aos nossos queridos educadores à imagem da famosa escultura de bronze do francês Auguste Rodin. Para os governantes brasileiros a frase de Arthur Lewis:” educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”.

3 comentários:

  1. É simplesmente inacreditável a falta de perspicácia da sociedade e de todos os governantes, juntos com suas bolsas-família, não acreditar que a educação é, e sempre será, a única saída para evolução de todo o país. Mas todos dizem saber disso e mesmo assim a situação não muda. Então, como explicar? O que será que acontece que não conseguimos mudar o quadro atual e nem fazer com que mudem para nós?

    Será que não queremos mudar e seremos sempre um país taxado como subdesenvolvido, ou não temos moral suficiente para botar nossas exigências na ponta da caneta de nossos ilustríssimos representantes no palácio? Bom, essas e outras perguntas eu não sei responder, e acho que a maioria que ler isto também não. Mas podemos refletir a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Pessoas com educação, estudadas, conseguem mais oportunidades de prosperar profissionalmente. Ganham melhor, com isso aumentam seu padrão de vida, moram em lugares melhores, saindo de favelas. Morando em um lugar melhor, ficam menos expostas às mazelas que uma favela ou um bairro sem saneamento lhes proporcionam. Assim, usam menos a saúde, desafogando um pouco o outro sistema falho de nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Seriam necessários muitos outros parágrafos para descrever os benefícios da educação, do que bem que ela pode fazer a um país, com alguns anos de investimento pesado e sacrifício de uma geração para se obter o êxito em todas as outras. Mas são poucos os voluntários.
    Ideias e soluções existem, todos sabem, basta agora a vontade e iniciativa, mas não dos ilustríssimos representantes de paletó. Tem que ser de todo o povo, aqueles que já possuem educação e querem ver um país evoluído, exemplo para o mundo, e, principalmente, aqueles que ainda não têm e muito provavelmente não vão ter, mas vão lutar para que seu filho não tenha o mesmo destino.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: