Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

7 de maio de 2011

DIA DAS MÃES ESQUENTA COMÉRCIO VAREJISTA

Mesmo quem se vangloria de não ceder aos apelos dos anúncios publicitários, encara o Dia das Mães meramente como um dia comercial, deixar de comprar um presente neste dia é totalmente impossível! Decididamente ninguém quer ver a sua genitora sendo esnobada pelas outras e não ter que contar para as amigas o que ganhou dos filhos. Por isto, o movimento nas lojas da cidade foi intenso durante toda a semana e vai continuar neste final de semana. Mesmo alegando que o mais importante é a alegria de conviver com os filhos amados, elas não escondem o desejo de ganhar nem que seja uma simples lembrancinha e de preferência algo pessoal. Prova disso foi e está sendo o intenso movimento no comércio e shopping de Itabuna. O Dia das Mães também teve origem no século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos: dia 9 de Maio, chegando até o Brasil.

16 comentários:

  1. Rubéns Dias de Lima09 maio, 2011

    Val Cabral, assim como a Páscoa fica relacionada a chocolate(!?!?!), no Dia das Mães você fica obrigado a dar um presente para sua mãe porque do contrário pode ser mal visto por ela e pelos outros. É puro comércio e marketing.

    ResponderExcluir
  2. O comércio faz parte desse dia também. Mas dia de dar presente pra mãe é em qualquer dia do ano...
    Juliana Marques

    ResponderExcluir
  3. Algumas pessoas aproveitam este dia das mães e compram mesmo uma lembrança que pode custar barato e ter um grande valor sentimental, além de passar o dia com a mãe comemorando. Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  4. Sempre tem um grande apelo de consumo o dia das mães... então é só aproveitar e unir o útil ao agradável!!!! Flávio Lopes

    ResponderExcluir
  5. Olá Val Cabral, eu acho legal ter esse dia dedicado as mães. BjS
    Lili

    ResponderExcluir
  6. Todas essas datas comemorativas, dia das maes, dos pais, das crianças, etc, sao feitas apenas para os comercios ganharem diheiro as nossas custas. Esses dias sao apenas simbolicos, pois todos os dias devem ser comemorados dia das maes, pais, crianças etc, pois se parar p pensar se essa é uma data importante, pq os outros dias nao sao? sua mae, pai, filho, nao importantes em outros dias? sei lah é meio estranho comemorar numa data especifica, deveria ser sempre, dando amor, carinho e repeito, dar e receber presentes, é bom (principalmente receber)! Mas nao adianta nada td isso acontecer num dia so, e nos outros desrrespeitar, brigar, ser grossa etc, com pais e filhos, sei lah nao entendo muito esse tipo de comemoração, existem coisas mais importantes!
    Wellington Monteiro

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente perdi o meu pai em 2006 e so resta a minha mae. Como eles sao muito unidos e a nossa esta familia tem que estar em primeiro lugar. Passei td o amor que tinha a meu pai para ela e a amo em dobro. O Dia das Maes e um dia especial, pois elas e quem nos educou, procurou nos ajudar nos momentos dificeis, esta sempre presente em nossa vida e nos colocou no mundo. Entao isto ja basta para que eu considere a minha especial. Acho que todos os dias deveriamos nos dedicar a ela, pois infelizmente nao e eterna. Mas o dia das Maes foi criado para o comercio vender muito e segundo as estatisticas revelam que e o dia que ha mais faturamento, depois o natal. Pois e amigo, a minha mae vou dar tudo o que posso nao so coisas materiais e sim o meu coracao ate o dia em ela viver. Um abraco carinhoso, Lu !

    ResponderExcluir
  8. É este o único dia em que se faz uma homenagem para aquela que esta presente eternamente !!!!!!! Rildo

    ResponderExcluir
  9. A comemoração é boa, mas a data, não deixa de ser, um jogo tipo de loterias, onde só ganham os mais fortes, levando parte da economia dos devotos, porque para mim, minha mãe merece mais que um dia do ano.
    Ana Paula Rebouças

    ResponderExcluir
  10. Roberto Araújo09 maio, 2011

    Infelizmente o comércio se sobrepõe ao que seria a essência de uma data como esta e outras como Natal Páscoa.. Para mim dia das Mães são todos os dias, afinal nossa Mãe foi o intermédio direto p/ nos trazer ao mundo, são elas que nos acolhem nos momentos mais complicados.

    ResponderExcluir
  11. Pra mim todos os dias são dia das mães, a coisa mais maravilhosa pra mim é ser mãe e ter mãe!!!!!!!!
    Maria Helena Santos

    ResponderExcluir
  12. Val Cabral, para mim apenas um dia mais de comercio, porque mãe é para todos os dias , imaginou se ela pudesse nos dar atenção só durante data de comemoração a ela, mãe é uma palavra muito especial , pela qual merece ser presenteadas todos os dias , com muitos beijos, abraços , carinhos, respeito e claro um bom presente com fitas bem coloridas.
    Wilson Novais

    ResponderExcluir
  13. Djalma Lopes09 maio, 2011

    Dia das mães, eu acho que é todo dia, não só o segundo domingo de maio, mas escolheram esse dia para poder festejar, é um dia em que todos dão presentes a ela, flores, mas eu acho que isso deve se dar todos os dias porque cada dia para ela é uma luta para poder manter a seus filhos, o trabalho e amor de mãe é incondional, claro nem sempre todas as mães são assim, mas mãe é mãe.

    ResponderExcluir
  14. Para o comércio é mais um dia de lucro apenas isso.
    Pra mim todos os dias é dia das mães
    A data comemorativa serve para aqles q naum demonstran o sentimento q tem pela mãe ao menos lembbrar de dar um telefonema ou dar um abraço - Gil

    ResponderExcluir
  15. Para mim é mais um dia do ano que posso tentar fazer feliz a pessoa que mais amo, minha mãe adotiva, que morre de amores por mim e eu por ela. É o dia do carinho, do amor explicito, o dia cor de rosa que sempre sonhamos ter.. Bjus.
    Mona

    ResponderExcluir
  16. O comércio faz chantagem emocional com as pessoas. Tipo: "se vc ama sua mãe dê um presente pra ela"...eu acho isso ridículo, quer dizer que se eu não der nada pra minha mãe eu não a amo? Graças a Deus que minha mãe não é consumista, nem fica esperando nada. Um almoço em família vale muito mais que presentes.
    João Batista Conrado de Lima

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: