Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

10 de maio de 2011

CORINTHIANS E SANTOS ADERIRAM A CAMPANHA DA ACESSIBILIDADE

Corinthians e Santos disputaram a semi-final do campeonato paulista, ontem (domingo-8). Mas a histórica rivalidade dos dois times foi deixada de lado durante o intervalo do jogo, que começou às 16 horas, quando os clubes abraçaram a “Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Ideia!”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A ação no domingo contou com apoio e participação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo. Crianças, adolescentes e pessoas com e sem deficiência estenderam no gramado do Pacaembu o Bandeirão da Acessibilidade, que tem 25m x 18m. O objetivo da ação foi conscientizar o público sobre a importância de se eliminar as barreiras que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade, ressaltando a importância dos Direitos Humanos em nosso dia-a-dia e a defesa da acessibilidade como um direito universal. A “Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Ideia!” é apoiada por Pelé, Zico, Roberto Dinamite, Ronaldinho Gaúcho e Rivellino, além de grandes clubes brasileiros. Seus embaixadores são os atletas Adriana Behar, Clodoaldo Silva, Paulo Victor e Júlio César. A CAMPANHA - A “Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Ideia!” tem como objetivos a sensibilização, a conscientização e a mobilização para a eliminação das barreiras culturais, de informação, arquitetônicas e outras que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participarem efetivamente da vida em sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A campanha conta com o apoio e a adesão do Supremo Tribunal Federal, do Ministério Público Federal, de Governos Estaduais, Prefeituras e grandes clubes como Botafogo, Vasco da Gama, Fluminense, Internacional, Grêmio, Santos, Corinthians, Atlético/MG, Cruzeiro, Bahia, Vitória, Fortaleza, etc. Atletas de renome como Pelé, Zico, Roberto Dinamite, Ronaldinho Gaúcho, Dentinho, Rivellino e Félix também apoiam a campanha, da mesma forma que o bloco carnavalesco Galo da Madrugada e escolas de samba como Portela, Beija-Flor e Vai Vai, e agremiações folclóricas como Boi Garantido e Boi Caprichoso. A “Campanha Nacional da Acessibilidade – Siga essa Ideia!” é coordenada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão integrante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. (Ângela Góes).

5 comentários:

  1. Val Cabral, quando se fala de acessibilidade, há muitas coisas por trás disso. Por exemplo, pode-se tratar a acessibilidade para deficientes físicos nas ruas, sistemas bancários e computacionais para deficientes auditivos, visuais, cognitivos, etc... Ou em outros sentido, pode se referir ao acesso da população a serviços específicos, por exemplo. A acessibilidade no geral (um pouco de tudo isso) é uma conquista diária. Então, eu acho que apesar de que temos muito ainda a adequar, acho que estamos bem sim (longe do ideal, mas bem). Aqui em Vitória da Conquista, por exemplo, as principais ruas tem a calçada adaptada para cadeirantes, organizações públicas e bancos são obrigados também a obedecer tais exigências. Existem muitas políticas públicas eficientes para a acessibilidade, mas repito, estamos ainda longe do ideal.
    Otávio Borges de Lima

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, é realmente uma necessisade (não só num estádio de futebol, mas em "tudo" no geral) fazer um trabalho que possa ser visivel e acessado por todos. Lucas

    ResponderExcluir
  3. ITABUNA TÁ CHEIA DE BURACOS E ISSO SIGNIFICA QUE HÁ ENORMES OBSTÁCULOS DE ACESSIBILIDADE... PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E TODOS NÓS OUTROS!!!!
    RONALDO CERQUEIRA

    ResponderExcluir
  4. Rogério Dias10 maio, 2011

    Aproveitando assunto, gostaria de deixar, nesta primeira interjeição, minha indignação contra a falta de apoio que os cadeirantes tem recebido aqui em Ilhéus. Acredito que este meu protesto seja de relevância.

    ResponderExcluir
  5. Orlando Fontes10 maio, 2011

    Cara, não desmerecendo a importancia desse assunto, mas não queria deixar de comentar sobre a importância de veículos de comunicação como este seu blog... ele faz um verdadeiro show de informação! Muito foda mesmo. Nota mil para vc cara.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: