Os tribunos são os enamorados das palavras. Sem eles não haveria a beleza da argumentação, a empolgação pela verdade, a seta emocional que atinge o coração dos homens. Nasceram para proclamar os sentimentos, erguer as paixões humanas e marcar os instantes que celebram a vida. Grandes orações impulsionaram, em várias épocas e em diversos campos, os destinos dos povos. Ajudaram a construir as reformas políticas e sociais. Traduziram os movimentos ideológicos vivenciados pelas nações. Levantaram ideias e impregnaram a alma do povo pela esperança. O povo sempre foi sensível a eloquência de seus líderes. Eles conseguiram mobilizar a consciência e as energias dos diversos segmentos da sociedade. A eloquência política ocupa uma posição de relevo na história da humanidade. Itabuna tem sua figura grandiosa na oratória: Paulo Lima. Personalidade extraordinária, espírito extrovertido, mestre das palavras. Orador fluente e empolgante, de gesticulação comovente, de argumentação precisa e de fácil compreensão. Capaz de desenvolver a defesa do convencimento sobre algo injustificável, ou circunstancias embaraçosas e constrangedoras. De retórica serena e ríspida, mas coerente na expressão de início, meio e fim e de linguagem conveniente e equilibrada. Ele engrandece a oratória política pela análise dos fatos, pelos apelos inteligentes e citações prodigiosas. No momento em que faz uso da palavra, Paulo Lima se transforma num gigante da comunicação. O maior, o melhor... o mais brilhante orador do sul da Bahia. Os tribunos sabem que as palavras e os gestos não se perpetuam ao longo do tempo. Daí o vigor dos instantes vividos, a exaltação dos sentimentos, o valor estético das orações. Assim, os argumentos permanecem, as emoções plantam ideias e a história cultiva suas luminosas lembranças.
Concordo em genero, número e grau, Deus deu a Paulo Lima o dom da palavra, onde ele sabiamente sabe usa-la perfeitamente,este homem em um momento alegre ou de tristeza usa as palavras como uma beleza de um jardim florido na primavera.Parabéns Paulo, agradeça imensamente a Deus por ter lhe dado esse grande dom.Para mim voçe é um dos maiores oradores que Itabuna tem.Engraçado que voçe não escreve para ler,nem prepara-se para um momento,onde voçe estar ou estiver é só pedir e lá estar Paulo expondo a sabedoria do seu coração as palavras que saem suavemente e belas de sua boca.Com todo meu respeito não há revistas, livros, jornais, poemas e etc. que expresse as belas palavras ditas por voçe em vários momnetos do fato presente em que lá voçe está.Parabéns Val de lembrar de pessoas simples e sábias como Paulo Lima.Engraçado disso tudo é que não o conheço de uma aproximação mais jé tive a oportunidade de ouvi-lo em oratórias.Que Deus continue o abençoando.
ResponderExcluirVal Cabral concordo em gênero, grau e número com tudo o que vc escreveu sobre Paulo Lima. E parabenizo sua forma inteligente de descrever sobre esta personalidade histórica, foclórica e instigante da nossa sociedade. Humberto Soares de Carvalho
ResponderExcluirO jornalista, filosófico, radialista, telejornalista... Paulo Lima, é o que melhor existe em nossa sociedade, como ótimo exemplo de discurso filosófico, discurso autoritário, discurso sedutor, discurso amoroso, discurso científico, discurso emocional, discurso historiador, discurso do professor, discurso do assistente social, discurso do empresário...
ResponderExcluirO cara é simplesmente, o cara!!!!
Jorge Sales
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirA mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar no minuto em que a gente nasce e não pará de funcionar... até o dia em que a gente tem que falar em público... e isso o Paulo Lima é quem mais sabe fazer melhor!
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br