As autoridades da saúde pública de Itabuna continuam alertando a população sobre os riscos de infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. O fato de os alertas terem saído um pouco da mídia não significam que o perigo está descartado. Os mosquitos continuam se multiplicando nos quintais e reservatórios de água, o que exige que os moradores persistam na limpeza dos ambientes. Não custa lembrar que os cuidados para a eliminação do inseto são simples e fáceis de serem tomados. Portanto, tendo em vista que o perigo não foi descartado, e que a eficácia da prevenção depende do combate ao mosquito, todos continuam sendo responsáveis pela manutenção da saúde. Vale ressaltar que apenas as ações do poder público não serão suficientes. Porém, uma população tão guerreira como a de Itabuna, que já demonstrou sua bravura tantas vezes, não vai se render diante de um mosquito. As armas para essa guerra são simples: um par de luvas, a retirada dos pratos que acumulam águas das plantas, a vedação dos reservatórios e uma dose diária de boa vontade.
Acho que se cada cidadão cuidar de seu quintal, diminuiria muito a doença no país todo.. o problema é que nem todo mundo faz isso.
ResponderExcluirOrlando Medeiros
Val Cabral, me esforço diriamente para não deixar garrafas com o gargalo pra baixo, vasos de plantas com areia ou terra... não deixar água parada em nenhum local da casa... é assim que contribuo para combater a dengue em minha casa. E espero que meus vizinhos também estejam fazendo o mesmo. Marcos Lucas de Freitas
ResponderExcluirEm minha casa eu separo o lixo reciclavel e o descartavel, embalo-os em sacos adequados, o lixo descartavel vai no caminhao do lixeiro, e o reciclavel no caminhao da reciclagem pois os dois passam em dias diferentes em minha rua.
ResponderExcluirEu nao permito agua parada em minha casa, mas sei que o pernilongo nao pica em minha casa mas pica no vizinho... epa sera que escrevi alguma besteira...
Ronaldo Santana
Se você combater a DENGUE na sua casa estará por cadeia ajudando a todos a não termos DENGUE.
ResponderExcluirVAMOS À LUTA CONTRA A DENGUE!!!
EU NÃO QUERO TER DENGUE!!!
E VOCÊ TAMBÉM NÃO QUER...
Wellington Mendes
É necessário que todos saibam que a dengue é transmitida através da picada de uma fêmea contaminada do Aedes aegypti, pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas.
ResponderExcluirGuilherme Santos
DENGUE: "ou você dá um jeito nela ou ela dá um jeito em você"
ResponderExcluirVc prefere o que????
Rildo
Val Cabral, ainda que não nos responsabilizemos pelo grande numero de casos de dengue no nosso município, é dever de todos nós procurarmos uma solução que determine o fim dessa epidemia!
ResponderExcluirVoce pode até pensar... meu vizinho tem muitos pneus jogados ao ar livre, mas olhe tambem dentro da sua casa!
talvez voce tambem tenha um vazo com água parada!
Lutar contra a Dengue é dever de todos!
vamos nos unir e dar um BASTA!
Pedro Conrado