Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de abril de 2011

HÁ UMA LAMBANÇA LATENTE NA SEGURANÇA PÚBLICA

Um parente meu chegou há poucos dias dos Estados Unidos e me contou que não soube de que lá, com tanta frequência, aconteçam as monstruosidades que estão ocorrendo no Brasil. Casos existem, é verdade, mas em menor número e são punidos com severidade. Há Estados em que existe a pena de morte. E os assaltantes sabem que a lei não é de brincadeirinha, como aqui em nosso País. A condenação de quem mata pode ser o extermínio ou a prisão perpétua. Pessoas psicóticas as há, em toda parte. Mas a criminalidade em nosso país não parece envolver somente consciências doentias. Tira-se a vida dos outros com tanta naturalidade! Como se fosse uma simples distração: como tomar uma cerveja, ir ao cinema ou jogar futebol. Por falar em futebol, até no esporte, que sempre foi motivo de lazer e de prazer, vê-se que, para alguns torcedores apaixonados, ele se transformou num motivo de brutalidade contra os adversários vitoriosos. Não há um só dia em que não se veja, na mídia, uma notícia de qualquer crime hediondo acontecido em algum lugar do Brasil. Sobretudo em nossa Itabuna, antes tranquila, de certo modo ordeira, outrora habitada só por gente boa e pacata. Se fosse somente roubar, estamos habituados com o exemplo oferecido por alguns de nossos políticos e gerenciadores do poder público. Mas matam inocentes com uma frieza apavorante! A impunidade é a base de toda essa transgressão. É dito e sabido que é ela que estimula o crime. O que fazem os responsáveis pelo bem-estar do cidadão? Há dinheiro para tudo, menos para a construção de cadeias decentes; para pagar melhor os policiais que arriscam suas vidas; para o aumento das forças de segurança que estão com número inferior de muitos anos atrás, sem levar em consideração o aumento da população. Como agravante, as drogas aumentaram seu poder destrutivo e invadiram nossas ruas, de maneira desenfreada, cujos jovens são os maiores protagonistas desses infernais alucinógenos. O comércio de armas corre por toda parte: são contrabandeadas, comercializadas e roubadas até em alguns quartéis e delegacias do sul da Bahia. Nossa Constituição está defasada. Deveria receber várias modificações. Uma delas em relação aos menores que praticam os mesmos crimes que os adultos e quantas vezes são usados por esses para se acobertarem? Mas ficam livres por causa da idade. Porque não existem reformatórios que os excluiriam da sociedade, evitando que cometessem novos crimes e aprenderiam um caminho honesto de viver?

7 comentários:

  1. A culpa dessa situação de calamidade pública na segurança da Bahia, é de cada baiano que cometeu o gravíssimo erro de eleger e depois reeleger o pior governador que já houve na história deste estado. Ou será que alguém acreditaria em qualquer possibilidade do Jaques Wagner acertar como administrador... a história está mostrando que ele não serve nem para ser porteiro do gabinete do governador do Amapa... mas bom mesmo seria se ele pudesse ir morar por lá... e logo!!!!!
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  2. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE... QUEM MANDA OS BAIANOS INSISTIREM NUM ERRO COMO O DE TER UM PINGUÇO COMO GOVERNADOR??? MARCELO RIOS

    ResponderExcluir
  3. Nossos governantes deveriam ter concienia de que segurança pública não se faz com bolsa família, se faz com escola, educação, merenda na escola (como era antigamente) professores capacitados, programa de estágio para inserir a gelera no mercado de trabalho, mas, vc tira tudo isso... o que sobra? um grande problema nas mãos da policia.
    Antonio Marques

    ResponderExcluir
  4. QUANDO UM ESTADO TEM UM GOVERANDOR QUE EH FROUXO, O BANDIDO APARECE E MANDA...., VIU O QUE ACONTECE AGORA, LEMBRA DO REFERENDO SOBRE ARMAMENTOS, QUE A MAIORIA VOTOU A FAVOR AGORA OS BANDIDOS ANDAM ARMADOS E VC EH OBRIGADO A SE DEFENDER COM QUE SE ELES SABE QUE VC E BURRO E ACEITOU O DESARMAMENTO.... SANDRO CORDEIROS

    ResponderExcluir
  5. Isso acontece por falta de preparo, formação, boa remuneração dos policiais
    Enfim, falta de investimento na área.
    Rildo

    ResponderExcluir
  6. Renato Monteiro29 abril, 2011

    A realidade hoje é voce morar sem estar cercado de muros, cercas elétricas, etc e poder ir e vir sabendo que vai voltar vivo para casa. É o que não acontece absolutamente na Bahia onde a segurança pública não existe.

    ResponderExcluir
  7. Sem a ajuda da população, a polícia pouco faz.
    O tráfico só existe pq a população não coopera.
    Antonio Nogueira dos Santos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: