Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

1 de fevereiro de 2011

HANSENIANOS VÍTIMAS DE INJUSTIÇAS

Embora tenham obtido importantes conquistas ao longo dos últimos anos - pensão vitalícia para pessoas acometidas pela doença, por exemplo -, os hansenianos do Brasil ainda não conseguiram superar todas as más lembranças e traumas que enfrentaram e continuam enfrentando por sofrer de uma enfermidade que ainda vem acompanhada de enorme preconceito. Para se ter uma idéia, em Itabuna os hansenianos eram isolados em uma Ala do Albergue Bezerra de Menezes. Quando tinham filhos, eram imediatamente separados de seus bebês, e os recém-nascidos, levados para orfanatos, ou casas de parentes e amigos. Muitas dessas separações, feitas na base da força e da brutalidade, deixaram traumas irreversíveis, uma vez que grande parte de pais e filhos jamais teve a oportunidade de se reencontrar. Um pouco mais dessas histórias de verdadeiros guerreiros excluídos por uma sociedade extremamente preconceituosa está sendo esquecida em relatórios empueirados e esquecidos nos arquivos médicos e obituários.

2 comentários:

  1. Na verdade o que existe é uma discriminação generalizada contra todos os doentes neste país. Que o diga quem esteja infectado com o vírus HIV.
    Marcos Higino

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral
    O Brasil sempre se destacou na precariedade com que trata os doentes de hanseníases e como consequencia desse descaso governamental, os brasileiros acabaram assimilando este processo de judiação e simplesmente passaram a aumentar este grau de injustiça, sobretudo contra os doentes pobres.
    Nivaldo Pereira de Freitas

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: