A corrida pela ocupação do segundo escalão do governo Dilma Rousseff (PT) tem cada vez mais se intensificado, e, na Bahia não tem sido diferente a disputa pela conquista dos cargos federais. Além das citações referentes ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) para a Caixa Econômica Federal, de Fernando Schmidt com indicação forte para presidência da Sudene, e de César Borges (PR) para a Valec, a cada momento surgem outras personalidades do meio político baiano entre as cotadas para assumir espaços federais no estado. Ontem, circulou nas rodas o nome do ex-deputado federal Edson Duarte (PV) para ocupar o Ibama. Entretanto, até então, os pretendentes a cargos negam as costuras em torno de seus nomes. No meio das especulações, os dirigentes estaduais de dez partidos (PT, PP, PDT, PCdoB, PSL, PRB, PTdoB, PSB e PV) se reúnem na próxima segunda-feira para uma nova rodada de conversa em torno da participação das legendas nos órgãos federais da Bahia. Além dessas siglas, há promessa de negociação também com o PMDB e o PR. Estima-se que na esfera do estado esteja sendo disputada a ocupação de cem cargos, já entre os cargos federais, o cálculo pode chegar a 40. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, confirmou ontem que tem costurado a questão com todos os partidos da base do governador Jaques Wagner, e há tendência de interlocução com PR e PMDB, legendas aliadas somente no plano federal. “Eu e o líder da bancada federal Nelson Pelegrino (PT) somos os responsáveis para discutir com os partidos como será a participação, quais os critérios, o quadro político e os cargos”, contou. Quanto aos nomes cotados pela imprensa, Jonas disse que tudo ainda não passa de mera especulação. “Mas certamente os partidos com bancadas federais terão primazia nesse processo”, frisou. Ele e Pelegrino devem se reunir nos próximos dias com o secretário de Relações Institucionais do governo federal, Luiz Sérgio. Procurado pela Tribuna, o mais novo cotado, Edson Duarte negou que tenha sido convidado pelo governo para gerir o Ibama na Bahia. “Nunca foi tratado, nunca foi discutido e nem muito menos solicitado pelo meu partido”, descartou. Segundo ele, houve apenas um convite da atual ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, para que ele presidisse o Conselho Nacional do Meio Ambiente e reestruturasse o Sistema Nacional do Meio Ambiente que integra os órgãos estaduais e municipais. “Mas eu agradeci e declinei, pois implicaria no alinhamento da bancada com o governo. Além disso, essa é uma área de grande conflito e eu tinha que ir somente com muita segurança e proteção da bancada que ainda é oposição”, justificou. (Lílian Machado - http://www.tribunadabahia.com.br).
Respeito a decisão do povo que os elegeram, só espero que façam uma boa administração para todos os brasileiros.
ResponderExcluirQue estas briguinhas por cargos , não venha prejudicar o desenvolvimento do Brasil.
Rubens Duarte da Silva
O “suicídio coletivo” entre o PT (Partido da Taxa de Sucesso) e do PMDB (Partido de quem está no Poder) está próximo, estou aguardando ansiosa. FORA GENTALHAS!
ResponderExcluirPrezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirÉ lógico que nenhuma, que esse partido sanguessuga usa de todos meios sórdidos pra levar vantagem em qualquer governo, e, como sempre, ocupam cargos que lhe enchem as burras, dai o enredo é de conhecimento geral, pipocam casos de corrupção pra todo lado. A Dilma? Evidentemente não mudará o script, permanecerá refem dessa quadrilha, encabeçada pelo nefasto Sarney.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Só levarão baianos burros e parasitas. Tudo munda já sabe que este governo é continuação do outro. Até as mentiras são iguais: na campanha ela não prometeu que ia colocar só gente competentes para cada cargo ? Primeiro eles vão se matar para conseguir cargos e o país que se dane.
ResponderExcluirWellington Vieira de Oliveira
Nunca antes na hitória desse país depois do lula se engalfinharam tanto pelo poder de cargos.
ResponderExcluirEnquanto isso...
A Dengue comendo o povão, e outras aberrações que estamos engolindo a muito tempo, falotu, falata e
continuará faltando, Saude, educação, segurança, honestidade dos politicos e outros adentos já conhecidos.
Vamos agir, receber o salário no final do mês consciente
de te-lo merecido.
Luiz Alberto de Souza
O que esperar de um País loteado entre PT e PMDB?
ResponderExcluirNelson Brito
bandalheira, bandidagem,rapinagem. Nossa constituição não vale mais nada, em se tratando de politica. Onde estão os mantenedores da ordem?
ResponderExcluirSaiam os Militares dos quarteis: que rolem os Tanques. Ja passou da Hora.
Jurandir Borges
Será que meu sonho poderá ser um dia realizado? Máximo de indicações políticas em todos os escalões: 100 como na Inglaterra ou, no máximo, 1000 como nos EUA! Já estaria bastante inchado! O que nós, pobre povo, podemos fazer em relação à esses polvos?
ResponderExcluirRose Monteiro
Como vai acabar? As quadrilhas organizadas vão tomar de assalto os cofres da união e você, eu e todos os contribuintes vamos óóóóóóóóóóóóóóó, como diria o Lulla I e único: SÍFU.
ResponderExcluirVS