Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

19 de janeiro de 2011

PREFEITOS E EX-PREFEITOS DO PIAUÍ TÊM PRISÃO DECRETADA POR DESVIO DE VERBA

Uma operação deflagrada no Piauí na manhã de hoje (19) resultou em 30 mandados de prisão temporária, nove deles contra prefeitos e ex-prefeitos acusados de diversos crimes envolvendo a gestão pública. Os prejuízos são estimados em R$ 3,7 milhões. A chamada Operação Geleira é uma ação conjunta da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal. Além dos prefeitos e ex-prefeitos, a rede criminosa era formada por assessores, servidores públicos, empresários e lobistas. Foram cumpridos 84 mandados de busca e apreensão, que resultaram no recolhimento de veículos, computadores, valores e documentação que comprova as fraudes. Segundo a CGU, 33 empresas estavam envolvidas no esquema. Os grupos agiam em pelo menos 21 municípios do Piauí desviando recursos federais destinados aos municípios por meio de transferências previstas na Constituição Federal ou voluntárias. A principal destinação dos recursos era em programas nas áreas de educação e saúde. Entre os indícios de crimes praticados estão falsificação de documentos; criação de empresas fantasmas; desvio de recursos públicos federais e municipais; sonegação fiscal; lavagem de dinheiro e emissão e comercialização de notas fiscais frias com prefeituras. Segundo a CGU os gestores públicos e servidores tinham a ajuda de escritórios de contabilidade e lobistas para encomendar e fornecer documentos forjados para a montagem de licitações e notas frias para justificar despesas. Também usavam o esquema para superfaturar compras de itens como medicamentos, que muitas vezes não eram entregues ou eram fornecidos em quantidades menores do que as efetivamente pagas. Os grupos identificados atuavam, principalmente, nos municípios de Uruçuí, Elizeu Martins, Landri Sales, São Raimundo Nonato, Ribeira do Piauí, Dirceu Arco Verde, Várzea Branca, Assunção do Piauí, Caracol, Oeiras, Coivaras, Palmeirais, Porto, Santa Luz, Alto Longa, Castelo, Fronteiras, Matias Olimpio, Nossa Senhora dos Remédios, São Lourenço e Curral Novo.

16 comentários:

  1. Esses policiais deveriam passar um tempinho realizando estas operações aqui nas cidades baianas!!!
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  2. ONDE É QUE NÃO TEM PREFEITO LADRÃO NESSE BRASIL DE MEU DEUS E DOS POLÍTICOS DO SATANAZ?
    JOSELITO BRITO

    ResponderExcluir
  3. VAL CABRAL
    A PF NÃO SABE ONDE FICA ITABUNA? E NEM QUEM É O CAPITÃO AZEVEDO??? ANTONIO ANDRADE

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral, o pior é imaginar que mesmo assim, com toda essa PODRIDÃO, O povo é capaz de eleger e reeleger essa corja de corruptos. E isso é uma ramática realidade não somente no Piauí, mas em todo o país... em Itabuna especialmente.
    Que o diga Ruy Porquinho e suas porcarias de eleitores!!!!
    Rogério Dantas

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente essa é apenas mais uma das faces do Brasil de hoje, e o pior de tudo é q o povo tem conhecimento de sobra e não leva em conta nada disso na hora de exercitar sua cidadania dando o seu voto. - Francisco Silva

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral - Essa ação deve ser estendida para todos os órgãos públicos estaduais e municipais do Brasil inteiro. Parabens para policia Federal e orgãos controladores. A impressa deve informar sempre essas acões, como esse referido blog. Chico Wilson

    ResponderExcluir
  7. É uma vergonha o que esses gestores públicos estão fazendo em cidades de meu querido Brasil. Chega desses desmandos com o bem público.
    Edson Lopes

    ResponderExcluir
  8. Pelo visto o Piaui continua o mesmo. É muito prefeito ladrão para os parcos recursos disponíveis. Enquanto isto, a população sofre. Ainda bem que temos uma entidade séria neste pais: a Policia Federal. Cadeia neles.
    Edvaldo Batista

    ResponderExcluir
  9. Prezado amigo Val Cabral

    Vocês sabem a diferença entre o bandido que assalta de arma em punho no meio da rua e o político bandido?
    O primeiro mata no varejo, pois quando ele assalta, a probabilidade é que ele mate somente a pessoa que está sendo por ele assaltada.
    Já o politico bandido, quando ele rouba o dinheiro da educação ele vai privar muitas crianças de terem um futuro melhor e, consequentemente, poderão se tornarem futuros criminosos e serem mortas muito precocemente. Também, quando o político bandido rouba o dinheiro da saúde, ele certamente estará contribuindo para que muitas crianças já nasçam mortas ou morram muito cedo, por falta de assistência médica e de medicamentos, por conta do dinheiro que foi por ele roubado.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não poderia escolher Pseudônimo melhor para expressar meu sentimento em relação ao acontecido... Não é só o ato de se apossar, deter, subtrair, numa linguagem mais comum: roubar o dinheiro que não lhe pertence. O pior de tudo é saber para que se destina esse bendito ou maldito recurso. Talvez de bem se tivesse chegado à reforma ou construção de escolas nesse interior do pobre e leigo Estado do Piauí, ou ao prato plástico de merenda de uma criança que teria em alguns casos, pelo o que se sabe, a principal refeição do dia. Mas como grande parte dessa verba é destinada a compra de pick-ups novas, fazendas, gado, viagens de turismo e outras regalias que alguns, digo muitos, dos nossos representantes do poder público têm acesso, bem ele deve fazer para esses poucos, que contribuem ainda mais para desigualdade social e para falta de fé nesses nossos honoráveis bandidos.
    Francisco Silva

    ResponderExcluir
  11. GENTE, MAS ISSO E UMA VERGONHA... O PIAUI JA FOI TERRA, HOJE É UMA TERRINHA DE CORRUPTOS... INVERTIGUEM TAMBEM A CIDADE DE COARACI... ESSA SIM DEVE TER MUITA CORRUPÇAO. CARLOS NEVES

    ResponderExcluir
  12. valeu policia federal, isso é apenas uma ponta do icebarg, vão mais afundo.
    Silvia

    ResponderExcluir
  13. Val Cabral
    Isso é vergonhoso para o Estado do Piauí e todo o país. Essa ladroagem é um costume enraizado nas prefeituras, que precisa ser extirprado. A policia federal deve ter o apoio total do Governo da presidente Dilma, para acabar com essa prática secular em nosso país. Que sejam cassados e cadeia neles por muitos anos. Abraço ao querido povo piauiense, que não merece isso. - joaõ marcos

    ResponderExcluir
  14. Val Cabral, espero q outros prefeitos entrem nesta lista, uma vez que muitos tambem desviam dianheiro publico das pequenas cidades. É por isso q os professores nao ganham um bom salario e nos postos de saude nao tem nenhum medicamento. Esse é nosso país, q vergonha.
    Deborah

    ResponderExcluir
  15. Parabéns à Polícia Federal pela ação, lugar de corrupto é na cadeia. Lugar de corrupto é na cadeia. Cadeia neles!!!!

    ResponderExcluir
  16. Mais uma vez a Polícia Federal desempenha seu papel e verdadeira "GUARDIÃ" da coisa pública. Estendam seus Tentáculas aqui para as bandas da Bahia! Orlando Vieira de Lima

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: