A Polícia Militar da Bahia orienta a população a contribuir no combate aos roubos e furtos por meio de cuidados simples que inibem a ação dos vândalos. De acordo com o comando da corporação, se, por algum motivo de displicência, o morador permitir a entrada do infrator em sua residência, dificilmente uma intervenção policial terá sucesso no sentido de evitar o crime. Tendo em vista que os ladrões e assaltantes agem aliando a vontade com a oportunidade, ou seja, aproveitam o momento de distração da vítima, o jeito é dificultar a sua ação. Isso não significa que o morador tenha que ficar em pânico ou obcecado, a ponto de adoecer. A colaboração sugerida é simples, assim como os cuidados de prevenção a serem adotados. São condutas e rotinas que qualquer pessoa pode adotar. O alerta diz que a entrada de qualquer pessoa estranha nas residências tem que ser precedida de uma série de medidas, no sentido de identificar quem é realmente o indivíduo. O contato físico e direto também só pode acontecer quando o morador tiver certeza absoluta de que quem está entrando em sua casa é alguém de confiança. Outro fator que merece atenção especial, em relação aos crimes contra o patrimônio, é a necessidade de as pessoas - dentro das comunidades - se solidarizarem. Nesse caso, a PM se refere à importância de o morador conhecer a rotina do outro e perceber - antes do vândalo - que a lâmpada está há muito tempo apagada e que os jornais e as correspondências não estão sendo recolhidos. Essas dicas podem garantir mais segurança que cercas elétricas e muros altos.
QUANTO MAIOR A DISPLICÊNCIA, MAIOR A VULNERABILIDADE DA GENTE. O NEGÓCIO É NÃO DESCUIDAR DA SEGURANÇA. MARCOS RIBEIRO
ResponderExcluirVal Cabral
ResponderExcluirTem muita gente tendo seus imóveis arrombados, porque não agem em conformaidade as orientações cabíveis para esta situação.
A polícia sempre tem dado dicas de como proceder em caso de ausência dos donos de casa, para ela não ser roubada... mas as pessoas nem sempre ligam pra isso e depois ficam lamentando e chorando as perdas.
Luiz Alberto Dantas da Silva
São Caetano
TEM GENTE QUE QUANDO VIAJA E DEIXA A CASA SEM NINGUÉM PARA TOMAR CONTA, E SÓ FALTA COLOCAR UMA PLACA COM OS DIZEREM "TÔ FORA, ME ROUBEM"!!!
ResponderExcluirRUBENS ANDRADE