Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

23 de novembro de 2010

TRATAM A COISA PÚBLICA NO BRASIL COMO LATRINA

Quando a Corte portuguesa fugiu apressadamente para o Brasil correndo das tropas francesas, trouxe cerca de 15 mil pessoas, na sua quase totalidade sobrevivendo à custa dos cofres públicos. Foi o primeiro grande inchaço da máquina pública brasileira. Em uma jovem nação ao norte, todo o “cabide de emprego” do governo norte-americano que então se tornava independente, mudava-se da Filadélfia para Washington, contava ao todo não mais de 700 servidores. A Corte portuguesa fez de tudo para que a sua colônia tropical se mantivesse ignorante e isolada do mundo. Ainda convivemos com o que parece uma herança maldita daquela época: o Enem deste ano conseguiu superar em ruindade o do ano passado, cujas provas foram roubadas. Concomitantemente a UNESCO revela que embora o Brasil invista o mesmo que a Itália e a Espanha em pesquisa nas universidades públicas o resultado em benefícios para a sociedade é irrelevante. Mas a esbórnia com o ensino público não fica aí, nem restrito aos grotões atrasados do País: em Brasília, maior renda per capita nacional e sede de onde se formulam os caminhos nacionais, os livros distribuídos nas suas escolas públicas descrevem eventos científicos bizarros -- como o átomo que ganhando elétrons fica positivo ---, que contrariam todas as leis da física conhecidas. Lula, inicialmente levou no deboche as denúncias sobre o Enem. Depois se recompôs a alardeou que ele será refeito. Os livros de Brasília que contrariam todos os postulados da ciência serão reimpressos. Os estudantes e seus familiares sofrerão ainda mais. A Viúva e os cofres públicos pagarão novamente dobrados o desleixo com que a coisa pública é tratada no País.

3 comentários:

  1. CABRAL, ESTÁ NA HORA DE COLOCAR O MINISTÉRIO PÚBLICO E A POLÍCIA FEDERAL EM CIMA DE ROBERTO DE SOUZA E WENCESLAU JÚNIOR E OS DEMAIS VEREADORES, TODOS COMPRADORES DE VOTO.TEM QUE INVESTIGAR TAMBÉM, A MESA DA CAMARA ANTERIOR,LÁ ESTARÁ O COMEÇO DO ESQUEMA.OBRIGADO.ROBERTO DE SOUZA E WENCESLAU COMANDAM TUDO.OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso este texto!
    Parabéns!
    Aliás, quero confessar que estou viciada em seu blog, todo dia tenho que ler o que escreve e os comentários.
    Ediana Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo Val Cabral, vc é um brilhante jornalista, bonito como o William Bonner, inteligente como o Paulo Henrique Amorin, contudente como o Datena, e além disso é modesto. As suas críticas a Geraldo Ficha Suja, Capitão Azevedo Molenga... são especialmente brilhantes, cuidado para eles não te processarem. A Globo deveria te contratar. Por quê não dá aula na faculdade... a universidade está perdendo um TALENTO. Célia Vieira da Silva

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: