Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

22 de novembro de 2010

SOMOS DA REPÚBLICA DO NORDESTE

Sempre participei, de forma bastante ativa, de diversas campanhas eleitorais. Acompanhei passeatas, botei retrato do meu candidato na porta de minha casa, pedi votos, fiz o diabo. Uma coisa permaneceu quase imutável: o nordeste, sobretudo no interior, continuou governista até a alma. O clientelismo parecia estar no DNA do nosso povo. O Sul e o Sudeste, menos dependentes, elegiam oposicionistas, mas a maioria, graças ao Norte e Nordeste, permanecia dizendo amém à ditadura. O PFL e o nordeste pagavam o preço pela submissão. Nossos irmãos de outras plagas (na época, oposicionistas), para achincalhar, chamavam o partido governista de “pefêlê”, numa referência debochada ao modo “nordestinês” de recitar o alfabeto. Falavam misérias de nós. Até nordestinos repetiam o vocativo, fazendo coro à descriminação. O povo é mais fiel que nossos políticos. O tempo passou e ele continuou governista. Antes, era o clientelismo dos coronéis, hoje é o Bolsa Família. Nesse aspecto, o nordeste não decepciona, não faz feio, não trai. Povo valoroso, grato, de vergonha na cara: não deixou na rua a afilhada do Lula. É por isso que é questão de honra manter e ampliar esse Bolsa família. A propósito, há uma celeuma em torno de declarações ofensivas contra os nordestinos que elegeram a governista. Com ou sem razão, não é a primeira vez que isso acontece. Se hoje é a direita raivosa a acusar, ontem era a esquerda ressentida. No embalo, até velhas aspirações separatistas paulistanas vieram à tona. Desvairada, a pauliceia não livrou nem os nossos cantores e times de futebol. Há muito se sabe que parte dos paulistanos nos vê como intrusos e usurpadores. Que adianta ficar falando em Graciliano, Raquel, Jorge Amado, Adib Jatene, se no meio disso espirram Zé Sarney, Jader Barbalho, Genoíno, Tiririca?

9 comentários:

  1. Nós nordestinos sempre estamos sendo discrimandos, principalmente por paulistas e cariocas... mas os Cearenses elegem um paulista para governar o Ceará e os baianos elegem um carioca para eleger a Bahia!!! Então eu pergunto, quem é que tá errado nessa história??
    Haroldo Gomes

    ResponderExcluir
  2. VC JÁ PERCEBEU QUE TODO CERAENSE, PARAIBANO, SERGIPANO, PIAUENSE, MARANHENSE, ALAGOANO, POTIGUÁ, OERNAMBUCANO... QUANDO FAZ "CAGADA" NO SUL, É CHAMADO DE BAIANO?
    ESTA TAMBÉM É UMA FORMA DE DISCRIMINAR.
    GUTEMBERG MATOS

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral, os paulistas e cariocas adoram dividir o povo brasileiro em raças e classes sociais , impigindo o ódio dentre. Estratégia da divisão para a dominação.
    Eles esqueceram que somos todos brasileiros e a diferença não se encontra na raça (ascendente) ou classe social a que pertencemos , mas no caráter de cada um.
    Fernando Duarte da Silva

    ResponderExcluir
  4. Sou cristão, sou nordestino, sou baiano, sou brasileiro (e quem é que já não havia percebido isso?).
    Tenho respeito por todos os homens, no entanto, sou contra as atitudes perversas de muitos, mais precisamente dos sulistas que tratam os nordestino como animais irracionais.
    Uma coisa é certa. O PRECONCEITO distilado pelos sulistas não é só contra o Homem nordestino. É CONTRA TODOS NÓS OS BRASILEIROS! Guilherme santosd

    ResponderExcluir
  5. Nobre Val Cabral
    Na minha opinião não existe preconceito (discriminação, segregação) contra quem não gosta de trabalhar e é preguiçoso por natureza. Pode haver injúria.
    O termo, embora pareça fensivo, deveríamos considerá-lo inserido no âmbito da liberdade de expressão, embora vindo de onde veio... SP e RJ...
    Marcelo Péreira

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Val Cabral

    Uma delícia ver os Jornalnacionalistas com cara de tacho, diante do fato de que aos brasileiros no Haiti restou….o quê? A limpeza dos banheiros? Nem o trânsito, os caras conseguiam organizar!
    Esboçaram um antiamericanismo um tanto hesitante, como se por obrigação, mas sabendo que estavam sendo simplesmente patéticos.
    Dá pena. Já pensaram, colegas, acreditar em seu ídolo e depois descobrir que foi enrolado? E, pior: todo mundo viu?! Ô, mico!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nordestino bom, é nordestino alinhado. Homosexual bom, é homosexual alinhado. Negro bom, é negro alinhado. Índio bom, é índio alinhado. Oprimido bom, é oprimido alinhado. Mário Arone

    ResponderExcluir
  8. Интересная статья, как долго ожидать поступление нового материала и вообще стоит ждать ?

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso este texto!
    Parabéns!
    Aliás, quero confessar que estou viciada em seu blog, todo dia tenho que ler o que escreve e os comentários.
    Ediana Carvalho

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: