Chegamos ao fim de novembro rapidamente. Parece que foi ontem que janeiro começou. E dezembro já vem batendo em nossa porta. Diz o poeta: “O tempo voa na asa do vento como um simples novelo de fumaça”. É verdade. A vida é feita de momentos. Na vida melhor faz quem sabe escolher a estrada sem curvas e sem atalhos. E o tempo vai passando e a gente envelhecendo. Vamos retardar a velhice, andando de queixo erguido, que ergue o moral. Não olhemos pra trás, para não perder a perspectiva que temos à frente. Recordemos várias cenas vividas e felizes. Estou olhando uma velha fotografia tirada nos anos 70, eu e meus irmãos jogando bola na rua onde morávamos. Era gostoso jogar bola diante dos protestos da vizinhança, que reclamava a gritaria e as boladas em suas portas. Fazia parte da vida de toda criança e adolescente. Itabuna era tranqüila, quase sem automóveis. Pouquíssimos. Hoje, milhares deles enchem as ruas nos tempos modernos de agitação e velocidade. A marcha do tempo é inexorável. Ninguém pode detê-la como ninguém pode fazer com que ela retroceda ou se acelere, e a ninguém é concedida a possibilidade de fugir de nenhuma de suas etapas. O tempo vai correndo e lhe digo que ele ajuda a caminhar aquele que procura saber viver. Se olharmos os dias deste ano que já se foram, vamos ver quantas lamentações por atitudes erradas, despesas exageradas sem retorno, compromissos assumidos além da conta, saúde perdida por desgaste físico e mental. É preciso saber escolher e considerar cada dia o que a vida nos dá. Só falta um mês para o ano partir. Veja o que você errou e tente corrigir para que na despedida do ano você esteja em paz. Atualmente o mundo possui7 bilhões de habitantes. Nossa querida Itabuna quase 250 mil. A época do futebol na rua de barro ficou bem longe. A cidade esta cheia de carros, ônibus e caminhões. Época da velocidade, do corre-corre. A vida atual tem muito de mar agitado, com ondas revoltas e ventos adversos. Porém é o porto do silêncio onde a sabedoria mora. Jamais tivemos uma fase de tanta aproximação através dos meios de comunicação. Cada ano que termina novas grandes descobertas. Tecnologia notável. O mundo agora fica pequeno por meio da televisão e do telefone celular. Sabemos de tudo e de todos em qualquer quadrante da Terra em poucos minutos. O mundo só será feliz no dia em que a humanidade se conscientizar que a vida é uma passagem e que “tudo aquilo que você planta você colhe”. Feliz caminhada neste fim de ano.
A vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.
ResponderExcluirViva cada segundo como se fosse o último. Viva de tal forma que anseie voltar a viver.
ResponderExcluirGoze das oportunidades e viva com intensidade cada momento da sua Vida, sem medo, sem receios de ser feliz!
ResponderExcluirA VIDA É UMA ESTRADA
ResponderExcluirOnde só se pode rodar num sentido.
Não há desvio ou retorno
que nos conduza para trás.
Se soubermos aceitar este fato,
a vida se torna mais simples
e só então poderemos tirar o melhor proveito
do que temos e do que somos.
A vida é muito preciosa, nunca se esqueça disso.
Você tem apenas uma vida
e pode até não dar o valor
que realmente ela mereça,
mas com certeza há pessoas
que dão este valor para a sua vida.
Muitas vezes, nossa vida
parece um pouco complicada,
mas é tudo passageiro...
São barreiras que aparecem
para se vencer, e aprender cada
Vez mais com elas...
Viva para o bem,
que o bem será feito à você."
Vale a pena ser o que for...
ResponderExcluirEnfim...
Vale a pena viver a vida,
já que a vida não é tudo
que ela pode nos dar,
Mas sim tudo o que
podemos dar por ela."
Meu querido amigo Val Cabral, vc é um brilhante jornalista, bonito como o William Bonner, inteligente como o Paulo Henrique Amorin, contudente como o Datena, e além disso é modesto. As suas críticas a Geraldo Ficha Suja, Capitão Azevedo Molenga... são especialmente brilhantes, cuidado para eles não te processarem. A Globo deveria te contratar. Por quê não dá aula na faculdade... a universidade está perdendo um TALENTO. Célia Vieira da Silva
ResponderExcluir