O itabunense terá mais um feriadão pela frente. Um acordo entre trabalhadores e empresários prevê o fechamento dos estabelecimentos na segunda-feira, quando será comemorado o Dia do Comerciário. Assim como em Itabuna, em Ilhéus os empresários e trabalhadores aceitaram a antecipar o Dia do Comerciário, que no calendário nacional é lembrado no dia 28 deste mês. O prefeito Newton Lima decretou ponto facultativo na segunda-feira. Mesmo com o ponto facultativo, atividades essenciais como coleta de lixo, serviços em hospitais e postos de saúde estarão funcionando normalmente. Em Itabuna os serviços na área de saúde vão funcionar em regime de plantão.
Tem gente que não gosta de feriado. Acredite se quiser. E o pior é querer nos forçar a não gostarmos também. Querendo ou não ouvir, acabo sempre escutando (posto que problema de audição eu não tenha) uma colega que discursa sobre o quanto os feriados atrasam um país. "Atrasam em quê?", pergunto. ‘No progresso’, me responde.
ResponderExcluirE assim fico a pensar em que raio de progresso se está a cogitar. Abram os jornais na segunda–feira e se impressionem com o quanto de desempregados amontoam-se em filas pelos balcões de empregos a ermo dispostos; avaliem os prejuízos de exportações, a carência de mão-de-obra especializada; angustiem-se com a quantidade de fábricas fechando. Repitam o gesto na quinta-feira e se maravilhem com mais um recorde de produção de qualquer uma das montadoras de veículos; festejem as vagas sobrando nos postos de atendimento aos trabalhadores; embrenhem-se pelas inúmeras universidades proliferando feito as içás.
Por mais ignorantes que sejamos em Economia não dá para responsabilizar feriado por atraso no desenvolvimento do país, não deste país. Melhor procurar outra desculpa, já que do que é evidente é melhor (sabe-se lá para quem) esquivar-se.
Nada mais profícuo que um pouco mais de tempo para passar com a família, descansar, ser feliz também com o lazer. E meus caros, por mais que o amor se acomode muito bem em nossa escolha profissional, não somos apenas o que fazemos. O mundo do trabalho contemporâneo cria alguns paradigmas que acabam se alojando, tão eficazmente, em nosso cérebro chegando a tolher nossa criatividade e racionalidade.
Guilherme Santos
Sábado, domingo, feriado, férias são os momentos em que vivemos nossa humanidade. Aproveitamos para sair da rotina, mesmo que flexível; momentos de encontro com os nossos, com a natureza e conosco sem a vigilância do relógio, sem o despertar dos alarmes de computadores.
ResponderExcluirAbençoados sejam os feriados. E como diriam os sábios mais velhos “Quem não gosta de feriado é marido de mulher feia”. Rodrigo Vieira da Silva
NA VERDADE ESTE FERIADÃO JÁ DURA QUASE DOIS ANOS NA PREFEITURA DE ITABUNA!!!
ResponderExcluirLÁ NINGUÉM TRABALHA E SÓ CURTIÇÃO... NÃO É A TOA QUE O PREFEITO JÁ ESTÁ PARA VOLTAR A SER PAPAI EM BREVE!!!!
AS NOVAS MAMÃES SÃO CINCO E ESTÃO TODAS DEVIDAMENTE ACLIMATADAS NO QUADRO DE RECÉM SERVIDORAS MARAJÁS DA PREFEITURA.
JORGE SALES