O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, venceu o primeito turno em nove das dez cidades mais desenvolvidas do país segundo o índice IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, elaborado neste ano pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro com dados oficiais de 2007. Todos os municípios são do Estado de São Paulo, governado pelo tucano entre 2007 e maio deste ano. Integram a lista, da primeira a décima melhor cidade, Araraquara, Indaiatuba, Vinhedo, Guaíra, Jundiaí, Sertãozinho, Marília, Itupeva, Barueri e Jaguariúna. Serra obteve sua maior vantagem em Vinhedo, interior paulista, onde teve 53% dos votos válidos, contra 23,3% obtidos por sua rival, a petista Dilma Rousseff. Em Araraquara, localidade mais desenvolvivda, o ex-governador de São Paulo venceu por 40,8% a 37%. O tucano só sofreu um revés em Barueri, município da região metropolitana de São Paulo administrado pelo aliado Rubens Furlan (PMDB): perdeu de 43% a 34,2%. Já sua rival, a petista Dilma Rousseff, venceu em oito das dez cidades menos desenvolvidas de acordo com o índice. Do primeiro ao décimo pior munícipio, integram o ranking Marajá do Sena (MA), Lamarão (BA), Placas (PA), Jenipapo dos Vieiras (MA), Araguanã (MA), São Félix de Balsas (MA), Melgaço (PA), Santa Luzia (BA), Tonantins (AM) e Lajedinho (BA). Neles, a ex-ministra da Casa Civil obteve sua maior vitória em Lajedinho, onde teve a preferência de 90,8% do eleitorado, ante apenas 6,8% que escolheram o concorrente. Em Marajá do Sena, o município menos desenvolvido, Dilma levou por 84,2% a 10,5%. Serra venceu em duas cidades entre as dez menos desenvolvidas. Melgaço e Placas, ambas no Pará, Estado governado pela petista Ana Julia Carepa, que perdeu a reeleição para o tucano Simão Jatene já no primeiro turno. Em Melgaço, o ex-governador de São Paulo teve 54,3% dos votos válidos, ante 43,5% de Dilma, enquanto que em Placas o tucano superou a rival por 56% a 42,3%. Semelhante ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o IFDM começou a ser divulgado em 2005. O ranking leva em conta indicadores de saúde, emprego, renda e educação para medir o desenvolvimento dos municípios. Para isso, recorre a dados oficiais sobre mortalidade infantil, geração de empregos formais, consultas de pré-natal e matrículas no ensino infantil, dentre outros.
Isto revela que somente a turma do Bolsa Família e ignorante vota em candidata marionete da turma do mensalão, sanguessuga, dolar na cueca... e tantas outras mafias e quadrilhas do PT. Reinaldo Pereira
ResponderExcluirQUEM VOTA EM DILMA SÓ USA JORNAL NO SANITÁRIO!!! SE PELO MENOS O LESSEM, SABERIAM O QUANTO EXISTE DE PASSADO E PRESENTE RUINS NESSA CANDIDATA, QUE É A MAIOR FARSA DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA. GUILHERME SANTOS
ResponderExcluirDILMA JÁ... ERA!
ResponderExcluirNUNES
Dalhe Serra, a onda verde e azul vai tirar o Brasil do vermelho.
ResponderExcluirAinda há tempo pra mudança, vamos Brasil, Serra 45.
Fernando Luis Martins
O PV não é sigla de aluguel, nem queremos negociar cargos, somos trabalhadores, temos emprego, renda, e acima de tudo opinião, projeto, propostas claras de governo para o Brasil, já governamos varios países do mundo, e estamos em franco crescimento aqui, somos uma militancia jovem, de ideais, e não podemos entregar nosso Partido, nosso sonho, para ser usado pelos partidos profissionais que estão no segundo turno, por isto vamos votar NULO.
ResponderExcluirESPERO QUE COMO ELEITOR DE MARINA, TODOS FAÇAM O MESMO, ESTE VOTO DE PROTESTO, DIZERMOS QUE NAO CONCORDAMOS COM A CONTINUIDADE DE GOVERNOS, SEJA DE FHC, DE LULA, APOSTAMOS EM ALGO NOVO , DIFERENCIADO, E VAMOS FICAR DEFENCDENDO NOSSA TESE, ESPERANDO POR MAIS 4 ANOS, VAMOS VOTAR NULO, NOS ELEITORES DIFERENCIADOS DE MARINA. MISTURA DE RELIGIÃO, COM CRENÇAS, COM DENUNCIAS, TODOS FARINHA DO MESMO SACO, SE PENDERMO PARA UM OU OUTRO LADO, SEREMOS ENGOLIDOS E DESAPARECEREMOS, NA PROXIMA ELEIÇÃO, MEMO COM MARINA, NAO FAREMOS 10% DOS VOTOS, SE FICARMOS NEUTROS, SAIREMOS DA ELEIÇÃO FORTALECIODS, DEIXEM OS OUTROS DE ENGOLIREM E UM DIA DESAPARECEREM.
Vamos espalhar esta idéia.
Rodrigo Araújo
Se os cidadãos brasileiros tiverem consciência do que realmente está em jogo, do que representa experiência e credibilidade no cargo mais importante do país, deve pensar e refletir o que é necessário nesta disputa eleitoral.Não devemos esquecer que nada vai voltar para trás, devemos é ter esperanças que o rumo traçado para o Brasil é ir sempre para frente e além, pois o Brasil pode mais, ele merece muito mais.E o candidato que mais pode e vai fazer isso é o Serra.Está é a chance que estamos depositando em suas mãos, basta ele governar para o povo e com o povo.
ResponderExcluirLidia
MESMO QUE SERRA NÃO VENÇA A ELEIÇÃO, O RECADO SERÁ DADO, O LULA NEM O PT SÃO DONOS DO BRASIL.
ResponderExcluirMisael Mendes
Não sou fã do Serra mas, sou contra o PT. do Lula lá e nós aqui na M. portanto estou torcendo para o Serra. Francisco T. Costa
ResponderExcluirSerra subindo é isso aê...
ResponderExcluirvamo virar!
A verdade é a seguinte a Marina Silva se quiser fortalecer-se para as próximas eleiçoes terá que ficar neutra, ai ela vem forte p/ a próxima, por enquanto votar NULO para Presidente.
ResponderExcluirPaulo César
Val Cabral
ResponderExcluirVamos convencer os indecisos a votar no Serra! Certamente serão 4 anos com mais democracia, ética e paz para todos.
Lula
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirNeste segundo turno, não deverá haver dúvidas sobre quem melhor poderá nos governar.
Os petistas terminaram o primeiro turno, propagando pesquisas e notícias, garantindo que a vitória de Dima seria esmagadora e já naquele primeiro turno.
A história está mostrando que a realidade é outra.
Começam a se encaminhar a vitória de SERRA, pois os evangélicos, católicos e demais crenças não podem votar em quem é a favor do ABORTO. As propostas de governo do SERRA preservam o MEIO AMBIENTE. A Dilma não está nem aí, além de não saber nada, quer apenas ter o rotulo da primeira mulher presidente, NÃO SE PREOCUPA com o meio ambiente, corrupção, aborto, religião, educação, segurança. Ela é apenas uma fabricação de candidata.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Nossa, ainda é pouco para ajudar o Serra.
ResponderExcluirPrecisamos mobilizar mais as pessoas.
Se a Dilma vencer as eleições, nem sei.
Isabella Barreto
José Serra presidente para um pais sem corrupçao... mais segurança. saude e educaçao... José Lopes
ResponderExcluirVal Cabral
ResponderExcluirPara o bem do Brasil e felicidade geral da Constituição, não podemos cair na asneira de dar mais um período de governo ao PT. Não com a maioria fisiolológica que o Congresso Nacional terá a partir de janeiro do ano que vem. Para o Brasil virar uma Venezuela de tamanho gigante, será só uma questão de projeto-de-lei!!!
Lucas
A biografia da pessoa fala por si só. Temos uma sequestradora, guerrilheira (isso é ela mesmo que diz) disputando a Presidencia da República contra um cara (apesar de feio) que já foi Prefeito, Governador, Deputado, Ministro (o melhor Ministro da Saúde – dos Genéricos, do coquitel Anti Aids, pai do Mãe Paulistana. Resumo da ópera: é muito fácil de votar no José Serra.
ResponderExcluirJulio Ribeiro
Sem preconceito e sem ofensa, mas acredito que a nação brasileira vai votar no melhor candidato, ou seja, o Serra. É necessário fechar este circulo de populismo, falácia, assistencialismo e corrupção. A democracia jamais deve ser jogada e usada contra ela própria. Marina era uma grande candidata, agora resta-nos optar por um candidato melhor entre os dois que restaram, e neste caso, Serra é muito melhor.
ResponderExcluirArildo Paulo Viana
Val Cabral, a maioria das pessoas com as quais converso, e que votaram em Marina, votarão em Serra.
ResponderExcluirA virada vai ser espetacular. Dá-lhe, Serra!
Chega de PT.
Everaldo Pereira
Muito boa a 1ª divulgação da Dilma após o resultado do 1º turno, dizendo que é a favor da vida e que as drogas estão acabando com a juventude, e com as famílias. E estão mesmo. Ela só se esqueceu que está a 7 ANOS no governo.
ResponderExcluirMarcelo Novaes
A campanha do 2ºturno está apenas iniciando. As pesqusas são interessantes mas ainda não espelham a realidade. Quanto à migração dos votos da Marina, os dados apresentados são coerentes, pois o PT, partido que promove a candidatura de Dilma, foi, até recentemente, um crítico feroz da candidatura verde.
ResponderExcluirIvanildo Fialho
Não é mais uma questão de votar no Serra. É uma questão de votar contra a Dilma, contra o aborto, contra os petralhas, contra um partido que aprofundou a divisão entre classes, contra quem só mete o país em enrascadas lá fora, contra quem passou 20 anos dizendo que faria A e depois que se elegeu fez X, etc, etc
ResponderExcluirEu anulei meu voto no primeiro turno. Mas agora vou votar contra a Dilma. Meu voto é SERRA!
Danton Renato
VOTA NO SERRA É VOTAR NO DESEMPREGO, ETC. E PORQUE NÃO DIZER VOTAR NO CAPETA.
ResponderExcluirVocê já vou alguém declarar o voto em Dilma por convicção? Quem é Dilma? Não há entusiasmo entre seus eleitores. Quem plantou a semente foi FHC; Lula deu um bom andamento na coisa. Mas Dilma é uma incognita. Neste caso, prefiro o Serra se a questão é continuidade.
ResponderExcluirBerenice
Aqui no meu trabalho todos os eleitores de Marina votarão no Serra. É uma tendência natural. Ninguém suporta mais a demagogia do Lulla nem a falsidade dessa candidata terrorista. Serra Presidente!!
ResponderExcluirMarcelo Pires dos Santos
EU VOTEI NA MARINA.
ResponderExcluirDIA 31, MEU VOTO VAI PRO SERRA!
DILMA, JAMAIS!!!
karina
Dilma esta entre as mulheres mais poderosa do mundo afirma uma revista americana, isso é mais um motivo para votamos nela, temos em pessoas ademirada pelo mundo, isso significa mais respeito para com o Brasil.
ResponderExcluirChico Farias
Val Cabral
ResponderExcluirPrecisamos sair desse maniqueísmo e buscar centrar no que realmente interessa: democracia institucional e eleitora, um estado eficiente e racional, um programa para o futuro. A comparação deve ser entre o Brasil de hoje e o que queremos. Entre o Brasil e os outros paises que atingiram um patamar mais elevado de desenvolvimento. Nesse cenário, não como negar que o Serra é mais preparado do que Dilma.
Joselito Brito
Abstenção de voto nas eleições. Esse movimento democrático deve ser a ferramenta para mudar o sistema eleitoral do país. Não podemos mais aturar que partidos políticos determinem seus candidatos pela sua própria conveniência e, depois, o povo deve ser obrigado a votar naquele fulano ou fulana. Ao contrário. Quem deve escolher quais candidatos devem estar no pleito é justamente o povo. A partir daí, sim corre-se o processo de eleição. As pessoas tem medo de não votar porque pensam que perdem alguns direitos ou privilégios do cidadão. Pois bem. Se não votar sem justificar, o cidadão vai ao TRE e apenas paga uma multa de 1 a 3 reais. Só isso. Depois já estará regularizado a situação eleitoral. Tudo isso sem ter justificar o justificado.
ResponderExcluirCarlos Vieira
Nortear o voto em relação ao dois candidatos não é coisa difícil: Serra tem vasta experiência administrativa (ministro duas vezes, senador, deputado federal, prefeito, etc), conhecimento científico e politico (mestrado e doutorado em economia e administração), ou seja, passado ilibado. Dilma, ao contrário, declara uma escolaridade obscura, tem passado idem, casamentos falidos, empresa de R$ 1,99 ‘quebrada’, ministérios desorganizados (lobbies e tudo), etc. Os governos que ambos representam também são diferentes (no primeiro, deu inicio a tudo que está ai hoje), ficando o segundo se gabando (atraves do presidente babão) de ter ‘feito tudo’ o que o outro não fez. Não fosse a arrancada de FHC no que se refere ao cambio flutuante, privatização de estatais falidas e estabilização da inflação, nada do que se vê hoje estaria ocorrendo. O próximo presidente pegará uma situação muito melhor do que em 2002. Só que não queremos ver um governo a serviço de um partido (no caso, o PT), uma imprensa amordaçada e um presidente com simpatia a líderes terroristas (Ahmadinejad, os irmãos Castro, a maioria dos líderes africanos, Chaves, etc), o que levará o pais a se transformar em uma nova Venezuela, ou seja, uma armadilha chamada ‘ditadura esquerdista socialista, com ramificações bolchevikes e facistas. Que Deus nos ajude!!!
ResponderExcluirHenrique Araújo
Não se esquecendo que a candidata Dilma se contradiz em tudo o que diz, ou seja, um dia ela fala uma coisa, pra depois desmentir e falar que não havia falado primeiro. Que confusão! Mentiu que não teve uma reunião com Lina Vieira, mentiu sobre seu passado de terrorista, mentiu sobre a questão do aborto e agora quer ser a ‘mãe do Brasil’. Pelo amor de Deus, com uma mãe dessa, prefiro ficar órfão! E coitado do povo desinformado do Brasil, que se contenta em viver às custas de mentiras e bolsa-isso e bolsa-aquilo. Esse é o Brasil que esse PT quer ver.
ResponderExcluirDaniel Góes
A forma como os petistas trataram Marina até o dia da eleição deveria servir de alerta aos que votaram nela e agora declaram voto à Dilma.
ResponderExcluirSerra tem a agenda mais alinhada com a democracia e com a preservação do meio ambiente. O PT vive reclamando que o PAC não anda porque “um burocrata fica com a bunda na cadeira, exigindo isso e aquilo pra liberar as obras”, que o PAC tem que andar e dane-se o meio ambiente. Como esta gente pode esperar votos do PV?
Mário Mendes
VOTEI EM MARINA,
ResponderExcluirAgora voto em Serra pela democracia, acredito no regime que as pessoas tÊM DIREITO de se expressar e não em concordar com tudo que o chefe manda e por cima um sem culhões que não briga com multinacionais do cigarro e do remedio, só briga pra levar algum por fora.
Marina e o PV: estaremos mesmo diante de uma novidade?
ResponderExcluirA maioria dos membros da direção do PV quer apoiar a candidatura de José Serra. Marina Silva, que não é PV, mas esteve PV para se candidatar à Presidência da República, quer a neutralidade porque é o jogo que faz sentido para a sua carreira política. Ela não está nem aí para o partido. Já pespegou a pecha de “fisiológicos” nos que defendem uma posição diferente da sua. Eis Marina. Está nascendo uma nova inimputável na política.
Qualquer outro que buscasse uma legenda com o fito exclusivo de se candidatar levaria alguns petelecos de observadores muito severos. Não ela! Fez isso por princípios!!! Conseguiu até mesmo inventar uma instância decisória no PV que inclui pessoas não-filiadas. São os “marineiros”. Marina não alugou o PV, é bom ficar claro. Tomou ele todo. E ai daquele que for vítima de sua “fatwa”.
A DERROTA DO pt EM SÃO PAULO SÓ NÃO FOI PIOR PORQUE ELES ARMARAM PRA CIMA DO NETINHO, FIZERAM COM O PAGODEIRO O MESMO QUE FIZERAM COM O SERRA E SUA FAMÍLIA, SE O PAGODEIRO NÃO TIVESSE TELHADO DE VIDRO, DUVIDO QUE A MARTA SUPLÍCIO VIESSE DESCANSAR EM ITACARÉ, DEPOIS DIZEM QUE A MÍDIA É CONTRA O pt, ELES CHORAM DE BARRIGA CHEIA, SE NÃO FOSSE O VALDEMAR COSTA NETO (sócio do pt no mensalão) E O TIRIRICA A SURRA SERIA BEM MAIOR, SE O pt VENCER ESSA ELEIÇÃO PODE AGRADECER SOMENTE AO NORDESTE, POIS ATÉ O PARÁ DE jader barbalho DEU UMA BANANA PARA O lula/dilma.
ResponderExcluir"Vejam no YouTube"
ResponderExcluirCiro Gomes, novo coordenador de Dilma, diz o que pensa de Temer, vice da candidata: “É chefe de um ajuntamento de assaltantes”. E ainda: Serra é mais preparado.