Todo ano em setembro é a mesma história. Inicia com a comemoração do dia do profissional de Educação Física. Alguns pessimistas até perguntam: Há o que comemorar? Os otimistas dizem que sim, alardeando que antes não eram nada, onde qualquer um, com ou sem formação, podia ministrar aulas em qualquer lugar, principalmente nas academias. Como muitos realmente não tinham o mínimo conhecimento, sendo meros repetidores de movimentos como se fosse uma receita de bolo, a profissão era mesmo uma bagunça e os quatro anos de formação, ralando dentro de uma faculdade, não serviam de nada, porque depois o graduado tinha que disputar espaço com qualquer um, sendo vítima, principalmente, da exploração da mão de obra barata. Querendo ou não, hoje isso mudou e a profissão pelo menos está regulamentada, normatizada e organizada. Falta é em alguns casos, aplicar a lei. Há grande reclamação de uma parcela dos profissionais, dizendo que a sociedade não valoriza; que os salários são baixos e como no passado, são vítimas da exploração da mão de obra barata de um círculo vicioso. Quando estagiários, aceitam trabalhar ocupando o espaço de um profissional, quando deveriam estar trabalhando sob supervisão de um graduado. Ao concluir a formação, continuam trabalhando com o mesmo salário e essa moeda tem duas faces: a do empresário e a do profissional de Educação Física. Alguns proprietários não atentaram que academia, por menor que seja, deve ter uma estrutura empresarial com foco no cliente. Os anseios dessa clientela mudaram, simplesmente, porque vivemos numa evolução constante e, muitos profissionais não acompanham essas mudanças. Eu diria que temos muito a comemorar no dia do profissional de Educação Física, mas muito mais ainda, a fazer pela profissão. Valorização profissional não se exige com palavras de ordem. Conquista-se com atitudes. A atual administração pública de Itabuna, tem esta consciência e compromisso com a preciosa e importante classe de profissionais de Educação Física e se dispõe a funcionar como instrumento de desenvolvimento nos conceitos, estrutura e políticas públicas, que propiciem melhores condições e valorização da classe. (José Alcântara Pelegrine – Secretário Municipal de Esportes).
ÊPAAAAA!!!!
ResponderExcluirQUEM É ALCANTARA PARA ESCREVER UM TEXTO DESSE!!!!!!
OU FOI VC OU PAULÃO.
O PROPRIO PREFEITO APESAR DE SER UM PROFISSIONAL DE ED. FISICA COLOCOU UM LEIGO TOTAL NA SEC DE ESPORTE,QUE NUNCA PARTICIPOU DE JOGOS ESTUDANTIS,JOGOS ABERTO,CAMPEONATO BAHIANO,JOGOS DO CACAU,COPA CAFÉ...ETC
APESAR DE NÃO ACREDITA,ALGUNS DISSEM QUE VC SÓ DEFENDE ALCANTARA PORQUE ELE DEU A OBRA DE REFORMA DO ESTADIO LUIZ VIANA A ERNANDE SANTANA QUE DISSEM SER SEU SOCIO.
FATO,É QUE NADA DE NOVO FOI CRIADO NAS ULTIMAS ADMINISTRAÇÃO TAMBEM PUDERÁ PAULÃO ESTA ENCASTELADO LÁ A MAIS DE 15 ANOS.
A ULTIMA NIVIDADE FOI O PROJETO SEGUNDO TEMPO QUE ELE PEDERAM.
GRATO. GRADUANDOS DA UNIME
A atuação do educador vai além de estimular a prática saudável da atividade física. Por meio do esporte também se faz um exercício para a vida, aprende-se a se relacionar com as pessoas, com vitórias e derrotas.
ResponderExcluirQUEM AVISA AMIGO É:
ResponderExcluirALCANTARA VAI PREJUDICAR OS NEGOCIOS.(joo do bicho)
É MUITA EXPOSIÇÃO.
Todos aqueles que trabalham em diferentes segmentos da atividade física e têm o devido registro profissional são merecedores destas homenagens. Esta data tem tudo a ver com a regulamentação do Profissional de Educação Física, e a importância que ela vem ganhando, ano após ano, é fruto de uma luta que precisa continuar.
ResponderExcluirOs professores de educação física são responsáveis por observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientam a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrige a postura durante a realização dos exercícios, confere os batimentos cardíacos dos atletas, verifica a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites. Por tudo isso merecem nossa admiração, pois ajudam muito e são todos muito simpáticos. Gutemberg Matos
ResponderExcluirParabéns por este artigo Alcântara. Vc foi feliz em toda a abordagem.
ResponderExcluirHaroldo Sales
O professor de educação física é o profissional que cuida do nosso bem estar físico e da nossa qualidade de vida com o maior empenho, competência e carinho. Parabéns pelo seu dia.
ResponderExcluirAntonio Andrade
Quero aproveitar e mandar um abraço a todos os professores de educaçao física, que se dedicam a esta nobre profissão.
ResponderExcluirNota DEZ para vc Alcântara
Reinaldo Fontes
O Gandula
ResponderExcluirOnde anda aquele gandula?
Aquele menino, criado na rua,
Que driblou a malícia das drogas,
Fez os estádios lhe abrirem as portas,
Conquistou a simpatia da torcida,
Fazendo embaixadas, garantindo a comida,
Corpo franzino, esperto, apegado à bola,
Nunca deixou de freqüentar a escola,
Por acreditar na possibilidade de ser doutor,
Independente de gandula ou quiçá jogador;
Pobre menino solitário e solidário,
A triste verdade nos trouxe a saudade,
de você e de seus feitos pela necessidade,
Junto veio a confirmação da estranha sorte,
Sua resistência à droga antecipou-lhe a morte.
Enquanto proliferam impunes o tráfico e suas “mulas”,
O mundo fica mais triste pela perda de seus “gandulas’”.
Alceu Sebastião Costa
Quero dar parabéns aos professores de educação física, por esta data importante e que ela sirva para que sejam refletidas as questões que envolvem a educação física neste país. Será que há o que comemorar?
ResponderExcluirWashigton Reis
Escrevo esta minha mensagem para agradecer por voce estar sempre lembrando dos professores de educação física. Você está sempre apoiando os professores e os esportes em geral. Hilda Conceição Brito
ResponderExcluirValeu, Alcântara, realmente este é o texto que diz tudo!
ResponderExcluirParabéns a estes profissionais tão importantes para a nossa vida, nossa educação física!
Bjos.
Rosângela
OS PROFESSORES DEVERIAM SER COMO O CORAÇÃO DE MÃE:
ResponderExcluirSEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR
DÁ-LHE MAMÃE.
DANIEL
Uma saudação ao Profissional de Educação Física e seu comprometimento pela melhoria da sociedade de forma integral. Agradecemos a estes profissionais que fazem a diferença em seus locais de trabalho através de suas ações, iniciativas, lideranças e intelectualidade exercida. Célia Gomes
ResponderExcluirParabenizo vc por este artigo. Ele está perfeito no contexto da realidade. Wilson
ResponderExcluirNas atividades físicas não-competitivas
ResponderExcluirE esportes com metas recreativas
Trabalha o nosso querido profissional
A educação da cultura corporal.
Este mestre tem atitude discreta,
Buscando a postura correta
No aluno em formação.
Para um estilo de vida saudável,
Ele é o mais responsável
Para o sucesso da profissão.
Carlos Cordeiro
Parabéns Alcântara, por esta sua visão realista e profunda!
ResponderExcluirParabéns também para todos profissionais de Educação Física que trabalham principalmente em escolas públicas, onde tem que se virar nos trinta para darem uma boa aula, sem materiais apropriados, rsrrsrs... Mas vale assim mesmo, pois com isso mostram a capacidade em inovar e mostrar um bom trabalho... porisso são amados pelos alunos!!! Não tem tempo ruim para os professores de educação física, estão sempre de bem com a vida! Ganham pouco, mas ganham brincando!!!
PARABÈNS A TODOS ESTES NOBRES PROFISSIONAIS... Que a cada dia mostrem competencia naquilo que escolheram ser...
Leonardo Nogueira
Na vida do dia a dia os educadores físicos são aqueles que acreditam na sinergia do corpo, mente e espírito, pois trabalhamos apenas pela razão mais importante do universo: O ser Humano.
ResponderExcluirMarcos Pereira
Acho que somos seres cada dia mais sedentários, ansiosos e perdulários. A forma como segue o mundo, num processo linear de consumo, não restará muito tempo para termos um caos total por todo o mundo. Algumas pessoas já estão adaptadas a fome, falta de água e nos pobres consumistas do ocidente quem poderá nos salvar?
ResponderExcluirRubens Silva
Excelente artigo! Faria algumas ressalvas, mas tudo bem.
ResponderExcluirIara Cristina
Os médicos recomendam atividade física aos seus clientes e esquecem que também são seres humanos que também deveriam praticá-las. (Muitos professores de educação física também fazem isso).
ResponderExcluirLucas
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirSe tenho por hábito ser um ser sedentário, escravo, submisso e verdadeiro adorador do meu sofá, da minha imensa tv de plasma com seus programas alienantes, da minha doce e confortável cadeira giratória que em segundos e diante da tela do meu pc, coloca-me em contato até com marcianos, como posso então sair para correr, pedalar, “muscular”?
Fácil? Extremamente fácil? Não acredito que seja tão simples assim, pois isto implica em uma mudança de hábito e já foi dito com muita propriedade que “todos os homens são criaturas do hábito e que o hábito é um cabo: a cada dia tecemos um fio dele e, se torna tão forte que não conseguimos detê-lo,” a não ser que...
Congratule-se a si mesmo quem, em um salto digno de pódio nas olimpíadas, se auto alforriou em um belo dia primaveril de sua vida e hoje desfruta de uma boa saúde, um corpão e é zen por todos os poros. Estes seres alforriados existem e são altamente invejados, mas com certeza, tiveram que lutar obstinadamente por vários round e inúmeras lutas contra o “Senhor Hábito”. Na lona muitas vezes e a poucos segundos de uma derrota eminente, viam-se de pé gritando e gesticulando como loucos. Fácil?
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Parabéns para todos.
ResponderExcluirDia após dia temos que domar o tigre que existe dentro de nós. O domamos da pior forma possível e as consequencias são nefastas. Depressão, ansiedade, insônia, obesidade, cardiopatias, psicopatias graves. Não somos como nossos antepassados que descarregavam suas energias com uma boa caçada ou, como nômades, desbravando imensos territórios.
ResponderExcluirBenedito