De 2004 até 2007 o número de homicídios na Bahia aumentou 57%, com uma taxa de 26 homicídios para cada 100 mil habitantes. De acordo com dados do IBGE, divulgados por meio dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), a Bahia aparece na 3ª colocação entre os estados do Nordeste, atrás apenas de Alagoas e Pernambuco. Ainda de acordo com a pesquisa, que foi destaque na edição desta quinta-feira (2) do A Tarde, no ano de 2004 a Bahia ocupava a 6ª posição em relação aos Estados do Nordeste. De acordo com o especialista Joilson Souza, entrevistado pela reportagem do jornal, “a elevação deste número no Nordeste se deve ao crescimento desordenado da população, à desigualdade social, ao uso de drogas e a pistolagens”. A reportagem indica ainda que na Bahia, em 2007, a taxa de vítimas de homicídio do sexo masculino é superior à do sexo feminino, sendo 48,9 e 3,5 para cada 100 mil habitantes, respectivamente. Em 2004 esse número era de 30,5 (homens) e 2,8 (mulheres).
Enquanto na Bahia, se fizerem propaganda enganosa e pesquisas “só pra inglês ver”, os problemas não poderão ser constatados, localizados e resolvidos e muito menos discutidos pela sociedade.
ResponderExcluirGutemberg Matos
A grande maioria dos homicídios que acontecem na Bahia, em grande parte, está ligada ao tráfico de drogas e o governo parece não compreender, que este fato requer que ele assuma sua incapacidade de combater as quadrilhas de traficantes e convoque a PF e o Exército para acabar com este drama que assusta e mata os baianos diariamente.
ResponderExcluirLourival Dantas
Amigo Val Cabral, o que é preciso urgentemente, é investimento em diversos setores da sociedade para que de forma gradativa a violência seja reduzida, a polícia baiana hoje só faz enxugar gelo, se expor por baixos salários e expor a população, já vão para as ruas com espírito de "soldado de guerra", isso tudo porque ninguém tem interesse em resolver o problema da segurança pública já que a maior parte das baixas ocorre do lado de pessoas desassistidas.
ResponderExcluirValmir Cerqueira
A violência na Bahia cresceu bastante, porque nossas autoridades policiais e judiciais, não estão preocupadas em combater a criminalidade e sim em se reeleger e assim se manter encasteladas no Poder. O fato é que já passou da hora de Cesar Nunes ser colocado pra fora da Secretaria de Segurança Pública. Se a Bahia fosse um Estado de gente consciente dos seus direitos de cidadania, ele já estaria longe há muitom tempo!
ResponderExcluirDaniel Ribeiro
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirTodo dia a gente sabe de assassinatos que acontecem nas cidades baianas, inclusive com os próprios policiais sendo mortos pelos bandidos.
A administração do governador Jaques Wagner, é a pior que a Bahia já teve e está tendo.
Não existe um só setor, onde as coisas estejam funcionando satisfatoriamente.
O alto crescimento da violência na Bahia é a maior marca do atual governo.
A solução deve ser de prevenção começando pela educação. Neste ano de 2010, ano das eleições, foram fechadas 6 escolas estaduais só em Salvador, enquanto as cadeias e os presídios estão lotados em toda a Bahia.
As autoridades não nos ouvem e tomam decisões em gabinetes, assessorados por burocratas que não conhecem a realidade do povo. A Bahia adotou a política de exclusão e até a sua procuradoria e a SEC lutam para excluir alunos portadores de necessidades especiais das escolas.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Acredito que o aumento de violência não é por falta de viaturas e policiais, até pq na porta da Sec. Seg. Pública, existem viaturas novas sem utilização. Falta mesmo é compromisso com o povo baiano.
ResponderExcluirFrancis
Essa foto foi tirada em Itapetinga.Passados um ano,nada mudou.Chega de PT.
ResponderExcluir