A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estabeleceu parceria com a Infraero, Sindicato de Taxistas e Cooperativa de Taxi de Ilhéus para a realização do projeto de Extensão “A língua inglesa para profissionais do turismo”. A Capacitação de Inglês para Fins Específicos voltado para taxistas e funcionários da Infraero de Ilhéus teve início na tarde de terça-feira (24) com a participação de 20 profissionais. O curso tem carga horária de 60 horas/aula e o objetivo é capacitar os profissionais envolvidos para que possam estabelecer uma comunicação eficaz, em língua inglesa, nas atividades por eles desenvolvidas. O projeto de extensão busca também, estabelecer parcerias com a comunidade regional e empresas, identificar as necessidades de cada grupo, expectativas e interesses na língua inglesa e quanto às situações de uso dessa língua e desenvolver ações de capacitação que atendam as necessidades identificadas. Neste caso, a parceria foi estabelecida entre a Uesc, a Infraero, o Sindicato dos Taxistas e a Cooperativa de Taxi de Ilhéus. Várias comunidades e segmentos profissionais nas cidades de Ilhéus e Itabuna já foram beneficiados com o curso. A Uesc participa disponibilizando o professor e instrutor que atuam na elaboração, confecção e aplicação do curso. A participação da comunidade ou empresa interessada se dá através dos profissionais/alunos inscritos para o curso, responsabilidade pelo material necessário ao curso, sala e locomoção do instrutor quando o curso não for realizado no campus da Universidade.
Espera que este projeto saja capaz de adequar nossos taxistas em algumas situações do cotidiano em inglês, como fazer um cliente de táxi, fazer pedidos para corridas a restaurantes, hotéis, aeroportos, museus... José Carlos Dantas
ResponderExcluirMUITO OPORTUNA ESTA INICIATIVA. É NECESSÁRIO MESMO, QUE NOSSOS TAXISTAS POSSAM SER CAPACITADOS A SE COMUNICAREM MELHOR COM NOSSOS TURISTAS E ISSO MERECE NOSSOS APLAUSOS. MÁRIO BRITO DE ALMEIDA
ResponderExcluirPrezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirPouquíssimos taxistas e auxiliares têm conhecimentos básicos para um diálogo curto com estrangeiros. Na maioria das vezes, o que se vê é que sobram mímicas e uma mistura de “portunhol” com “portu-inglês”, que geram, muitas vezes, situações inusitadas.
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
É muito comum o diálogo dos turistas com os taxistas perguntando onde ficam os restaurantes, pontos para visitar, hotéis e outras informações ligadas ao turismo na cidade.
ResponderExcluirPor isso a importância de qualificar esse setor profissional por estar ligado direto ao turismo.
Parabéns a todos pelo projeto!
É muito bom este projeto, porque os colegas vão poder explicar melhor e atender melhor os turistas.
ResponderExcluirIlhéus é hoje um destino turístico consolidado e isso tem atraído cada vez mais turistas, por isso os taxistas tem que saber falar inglês, pelo manos o básico, para poder atender melhor os turistas.
ResponderExcluirCOITADOS, ELES NÃO FALAM O PORTUGUÊS DIREITO, VÃO FALAR INGLÊS? BATA-ME UM ABACATE, SEM AÇÚCAR!
ResponderExcluirações assim devem ser valorizadas!
ResponderExcluirPortal Meio Aéreo