Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de julho de 2010

SÓ ORIENTAR O MOTORISTA NÃO BASTA

Se beber, não dirija. A frase geralmente encerra a lista de orientações que as polícias costumam dar aos condutores de veículos. Ela, que deveria encabeçar todos os alertas em relação à segurança no trânsito, está virando motivo de piada para os motoristas e pilotos. É comum observar que muitos condutores (homens e mulheres) ingerem bebidas alcoólicas nos postos de gasolina e saem dirigindo depois sem sofrer qualquer interferência por parte dos órgãos fiscalizadores e responsáveis pela aplicação das regras do Código de Trânsito Brasileiro. Essa parte da categoria já sabe que a mistura de álcool e direção é proibida. Que a ingestão do produto pode torná-la responsável direta, assim como depor contra ela, no caso de a mesma se envolver em acidentes com vítimas. O que está faltando então? Para a parte da sociedade que observa a movimentação nos postos, falta o pulso forte das polícias. Isso porque a ação acontece todos os fins de semana na maioria das conveniências dos postos de abastecimento da cidade. À vista de todos. A torcida é para que a polícia inclua a observação nesses locais no seu mapa de cobertura de fiscalização. Está mais do que claro que só orientar não funciona. É preciso mais. É preciso reprimir com multa e prisão.

11 comentários:

  1. Val Cabral, para que pudéssemos julgar pessoas que falham na direção; que cometem erros... teríamos antes que julgar a nós mesmos para vermos no que somos melhores do que ele e no que somos piores.
    Sempre há demonstração de que mesmo pessoas de conduta irrepreensível, podem cair nas armadilhas de confiar demais em si mesmo e não medir as conseqüências dos próprios atos.
    O verdadeiro declínio moral é o provocado pelo homem que não preza os próprios valores e a sociedade como um todo.
    Reginaldo Reis

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar de alguém que tenha bebido em casa ou que tenha pego um táxi depois de uns goles a mais, que tenha se acidentado no trânsito. Sandra

    ResponderExcluir
  3. Concordo que bebida e direção não combina mas não são os pequenos bebedores os responsáveis pelo caos no transito. Rogério Silva

    ResponderExcluir
  4. Amigo Val Cabral
    A redução de acidentes não acontece apenas pela lei que proíbe bêbados dirigindo, mas pela fiscalização eficiente que deve ser sempre realizada. Daqui a alguns dias esta fiscalização vai voltar a ser como sempre foi... ineficiente ou inexistente. Se as leis anteriores fossem fiscalizadas o resultado seria o mesmo.
    Carlos Vieira de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Não há soluções simples para o complexo problema do transito, não tem lei que resolva assim simplesmente. Todavia, acredito que mais rigor na fiscalização deverá contribuir para evitar muitos acidentes. Bêbados dirigindo são iguais a assassinos armados. Jorge Brito

    ResponderExcluir
  6. Eu não acredito que essa lei vai punir motoristas que estejam dirigindo bêbados, mas vai pegar aqueles que causarem acidentes. O que tira o propósito de uma lei, principalmente de trânsito, que deve ser de previnir os acidentes. Com isso a quantidade de pessoas que vão continuar morrendo não vai ser alterada e a de acidentes também não deve mudar, mas o número de processos na justição de homicídio doloso vai subir, pois a população que junta bebida e direção não se amedrontou com a lei.

    ResponderExcluir
  7. Sinto muito mas a lei precisa ser radical. Já que o álcool age de forma diferente em cada indivíduo e não tem como precisar quem está mais ou menos capaz para dirigir, a punição precisa ser unânime...

    ResponderExcluir
  8. Beba até virar do avesso mas não dirija depois. Aliás nem saia de carro quando estiver a fim de beber. Vá de táxi, ônibus, metrô, a pé… mas não pegue a direção.

    ResponderExcluir
  9. Mas a fiscalização tem que existir e as punições devem sim ser severas.

    ResponderExcluir
  10. Quem bebe e dirige sabe que pode fazer duas coisas: matar ou morrer!
    Dirigir embriagado deveria ser crime inafiançável! Aí sim, a postura de algumas pessoas ao volante começariam a mudar!

    ResponderExcluir
  11. Quem nunca bebeu e depois dirigiu, atire a primeira pedra!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: