Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de julho de 2010

O HAITI É AQUI

Muito preocupante é a realidade social baiana. Apesar do surto de crescimento econômico e melhoria das condições de vida da população menos favorecida em todo o Brasil, nosso Estado ainda amarga uma das piores posições no segmento pobreza absoluta, assim como ostenta o mais lento dentre todos os movimentos de desenvolvimento social nessas faixas. A Bahia segue sendo um dos Estados onde a pobreza extrema tem grande percentual no País. Mais de 50% dos baianos sobrevivem na pobreza absoluta, e pior ainda: milhões de baianos padecem de pobreza extrema. Apesar de pequenas alterações estarem sendo percebidas, essas mudanças estariam aqui acontecendo no ritmo mais lento dentre todos os estados brasileiros. O otimismo é tal com a velocidade no combate à miséria no Brasil que já há quem especula sua erradicação. Os estados de Santa Catarina e Paraná são apontados como situados na pole-position desta corrida pela inclusão social. Esses dois estados deverão alcançar a marca da erradicação da miséria ainda em 2012. Infelizmente, a Bahia marca passo neste esforço nacional, ficando para trás na corrida pela inclusão social em grande escala. Cabe aos poderes públicos a revisão de suas políticas e estratégias, de forma a reverter esse quadro.

7 comentários:

  1. Val Cabral
    Itabuna tem convivido com muita miséria, sobretudo depois do crime que vitimou a região com a vassoura de bruxa. E isto tem provocado muita fome, desemprego e aumento da violência. Lamentavelmente, não estou vendo ninguém trabalhando para mudar esta triste e perigosa realidade.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  2. Acredito que muitas pessoas que passam privações em nossa cidade, poderiam estar trabalhando em alguma empresa, industria, ou comércio que foram implantados por nossos ex-prefeito e vereadores, em outras cidades e estados, com dinheiro roubado do erário itabunense!
    Rildo

    ResponderExcluir
  3. O ser humano tem medo de saber que estamos sozinho nesse planeta no meio do nada ,por isso se apega em algo pelo resto da vida,,,,,pelo menos pra ele isso é bom, é confortante para a cabeça oca que é rsrsrs.
    Luizinho

    ResponderExcluir
  4. A pobreza hoje é um dos maiores problemas sociais que existe, não só em um pais isolado e sim em todo o planeta. A pobreza acentuada pode gerar outros sérios fatores como: violência, desnutrição, etc. Tem gente que acha que não tem jeito, mas tem jeito sim, basta que cada ser humano tenha essa consciência e vontade que essa situação mude e também o mais importante: Que os nossos governantes que são eleitos por esse mesmo povo parem de pensar em si próprios, parem de usar dinheiro público para beneficio próprio, usem todo esse dinheiro onde ele deve ser usado realmente, ajudem a dininuir a desigualdade social e assim poderemos começar a acabar com essa dura realidade.

    ResponderExcluir
  5. Durante vários séculos a humanidade evoluiu muito. Conseguiu avanços tecnológicos que pareciam impossíveis. Mas até hoje ninguém conseguiu encontrar uma solução para acabar com a pobreza no mundo.

    ResponderExcluir
  6. Devemos buscar a prevenção na saúde, na educação e em áreas de lazer também, nos esportes. Mas temos que trabalhar juntos para melhorar este País. Evitando o desperdício, buscando a sustentabilidade, ensinando a fazer hortas nos quintais, por exemplo;criando uma rede comunitária, com escolas, universidades, empresários, trabalhadores, porque se o governo, a sociedade, todos se unirem, com esse objetivo, acredito, como a Dra. Zilda Arns também acreditava, o Brasil ainda tem chance de conseguir avançar e ser realmente o que todos dizem ser, o País do Futuro.

    ResponderExcluir
  7. "SEM O APOIO DA MÍDIA: O PT SOBREVIVERIA?"

    DECLARAÇÕES DO SERRA E DO ÍNDIO sbre o pt com as farc virou manchete relevante, é que o partido governante está mancomunado e associado aos maiores produtores e traficantes mundiais de cocaína. Nossos jornais, todavia, ignoraram o tema por anos a fio. São parte do problema.
    Foi preciso que José Serra e seu vice, Índio da Costa, fizessem declarações peremptórias sobre a ligação do PT com as FARC para que a notícia finalmente ganhasse a página principal dos grandes jornais paulistas. O segredo de Polichinelo foi finalmente revelado. Até o Foro de São Paulo foi comentado pelo Estadão outro dia, Não dá mais para a imprensa mentir descaradamente sobre esse fato maiúsculo.
    Sublinho, caro leitor, que ambos os jornais paulistas ─ Folha de São Paulo e Estadão ─ ainda assim fizeram das falas dos políticos a manchete, como se estes faltassem com a verdade ou estivessem fazendo escândalo por pouca coisa. Ora, a manchete relevante é que o partido governante está mancomunado e associado aos maiores produtores e traficantes mundiais de cocaína, que fazem também uma guerra civil na Colômbia e provocam um morticínio monstruoso associado a essa indústria da morte. Só no Brasil as estatísticas revelam 50 mil homicídios por ano. O PT tem dado apoio diplomático e logístico aos facínoras das FARC. Pela lei cúmplices de criminosos são também criminosos, só não entendo como até hoje, muita gente ainda insiste nessa farsa de que a mídia nacional e a internacional são de direita, então como explicar o fato de que apesar dos constantes afagos a ditadores e terroristas o Lula ainda continua sendo um verdadeiro democrata? absurdos iguais a esse são calados por essa mídia chamada de direita, faz algus anos, o ator e diretor Andy Garcia filmou "LOST CITY" , um filme denunciando os crimes da ditadura comunista de fidel, duvido que no Brasil ou resto do mundo a mídia tenha falado dessa obra prima, aliás nada que envolva os massacres comunistas são temas de filmes ou documentários.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: