Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

22 de julho de 2010

BISPO DE GUARULHOS RECOMENDA A CATÓLICOS QUE NÃO VOTEM EM DILMA

Alheio à recomendação da Igreja Católica de manter neutralidade na campanha eleitoral, o bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, prega boicote à candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República por considerar o PT favorável à descriminalização do aborto. Em artigo intitulado "Dai a César o que é de César e a Deus o que é Deus", publicado no site oficial da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), d. Bergonzini evoca deliberações dos congressos nacionais petistas de 2007 e 2010 e o 3º Plano Nacional dos Direitos Humanos para classificar o partido como "contrário aos valores da família". "Recomendamos a todos verdadeiros católicos a que não deem seu voto à senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais liberações, independentemente do partido a quem pertençam", diz o bispo no texto, datado de 1º de julho. Embora admita no artigo que a Igreja Católica "não se posiciona nem faz campanha", d. Bergonzini, 78 anos, diz que sua posição é lastreada na missão de "zelar para o que o que é Deus não seja manipulado e usurpado por César". "Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito á vida humana e aos valores da família", afirma o religioso no documento. Na carta, o bispo cita a punição imposta pelo PT aos deputados federais Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC), que condenaram publicamente o apoio petista à legalização do aborto e migraram para o PV. Segundo maior colégio eleitoral paulista, com 788.832 votantes, Guarulhos é hoje o principal reduto petista no Estado -- a cidade é governada pelo partido desde 2001. Dilma, que se diz recém - convertida à Renovação Carismática Católica, modificou seu discurso sobre o aborto nos últimos três anos. Em outubro de 2007, durante sabatina promovida pela Folha, ela se mostrou favorável à descriminalização. "Acho que tem de haver a descriminalização do aborto. No Brasil, é um absurdo que não haja, até porque nós sabemos em que condições as mulheres recorrem ao aborto", disse à ocasião. Em suas últimas manifestações públicas sobre o tema, a petista mudou de postura. "Eu sou a favor de manter a legislação", afirmou no Programa "Roda Viva", da TV Cultura, veiculado no último 28 de junho. (Fábio Zambeli - Joselito dos Reis Santos).

13 comentários:

  1. Prezado amigo val Cabral

    Estou completamente de acordo com esta decisão. E motivos para tanto, existem aos montes: o site oficial na internet da candidata Dilma Rousseff mostrou um clipe onde entre duas imagens da candidata mostrou uma mulher na célebre passeata dos intelectuais, estudantes e artistas contra a Ditadura, insinuando que era a candidata. Logo a mulher foi identificada como Norma Bengell, musa da época. A insistência com a repetição das mentiras até que se tornem uma verdade é uma prática própria dos adeptos do totalitarismo, que teve em Goebells seu maior guru.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. O Cristão que votar nessa blasfêmica, é um escumungado e merece queimar nos quintos dos infernos!!!!!
    Rildo

    ResponderExcluir
  3. A foto desta postagem revela o quanto deve ser perigoso esta cidadã: será que ela morde?
    Talvez não... mas deve fazer coisas muitos mais desagradáveis e desumanas!
    Josué Curvêlo

    ResponderExcluir
  4. DILMA JÁ... ERA!
    NUNES

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que Igreja era lugar de comício. Isso é voto de cabresto, me lembra o coronelismo.

    ResponderExcluir
  6. Jesus não disse "Meu reino não é deste mundo", "O mundo jaz no malígno" e "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"? Então por que padres e pastores dão pitaco no voto alheio e estão cada vez mais se candidatando a cargos políticos?

    ResponderExcluir
  7. A igreja deveria se preocupar mais de seus problemas que são muitos!!! Não esqueçam senhor bispo!!!

    Viva Dilma primeira mulher Presidente do BrasiLLLLLLLLLLLLL !!!

    13 Nelesssssssssssssssss!!

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, esse bispo deve se achar o dono da verdade, por que que ele não vem a público explicar sobre os abortos feitos por mulheres de padres e, principalmente, não se posiciona sobre a pedofilia?

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que se a doutrina da Igreja Católica é ser o contra o aborto, o bispo está correto em defender o ponto de vista da Instituição, dentro da igreja e para os seus seguidores. O que eu não concordo é a Igreja fazer campanha contra o planejamento familiar que os governos volta e meia tentam implantar em postos de saúde, hospitais e escolas públicas, e depois ficam culpando a sociedade pelas hordas de miseráveis resultante da paternidade irresponsável, como se não tivesse nada com isso.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez a religião querendo meter o bedelho onde não deve. As religiões são como um câncer que deve ser eliminado para sempre.

    ResponderExcluir
  11. Quer aborto maior que o PT ter chegado ao poder? Isso não é pecado?...rs!!!

    ResponderExcluir
  12. Pecado é colocar uma pessoa sem preparo para concorrer ao maior posto político de um país.

    ResponderExcluir
  13. Val, eu recomendaria que além dos católicos, todos os cristão que vivem e são eleitores no Brasil não votem em Dilmal, pois ela representa o que é de mais contraditório e repugnante dos ensinamentos bíblicos. Dilmente e o pt converge para o que há de mais de ruim e escandaloso nos ensinamentos de JESUS CRISTO.Quem tem dúvida é só revirar e estudar os últimos acontecimentos contrário a nós cristãos. Leiam o livro do apocalipse e as recomendações do Salvador Jesus Cristo. Ass: Lúcia Dulce da Luz

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: