Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

20 de junho de 2010

ESTUDANTES DA FTC LEVAM MAIS ATENÇÃO AOS IDOSOS ITABUNESES

Com o fim do semestre letivo 2010.1, os estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) estão concluindo mais uma etapa da disciplina TID (Trabalho Interdisciplinar Dirigido), com a execução do Projeto de Extensão “Acolhimento: o que você fez pelo seu próximo hoje?”. Como resultado, os acadêmicos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia levaram ao Abrigo São Francisco de Assis e o Albergue Bezerra de Menezes , em Itabuna, ações de cuidados com a saúde, com aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de doações de alimentos, fraldas geriátricas, cobertores, toalhas, e suprimentos de limpeza e higiene. A iniciativa integra o Projeto Viver Melhor, implementado desde 2008 através do Programa FTC Verde em parceria com o Lions Clube Itabuna Centro. A disciplina TID é componente curricular dos cursos de graduação nas áreas de Saúde. O Viver Melhor permite ainda assistência na áreas de orientação nutricional e de fisioterapia. O coordenador de TID, professor Paulo Rosa, ressalta que o objetivo é oportunizar aos graduandos a possibilidade de desenvolver competências e habilidades para uma assistência humanizada dentro dos princípios da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, bem como promover uma progressiva autonomia intelectual dos estudantes. “Provocando uma reflexão aprofundada sobre o conceito de humanização e suas interfaces frente à transformação dos modelos assistenciais à saúde do adulto e do idoso, queremos estimular os nossos estudantes na adoção de uma postura socialmente responsável”, completou. Na avaliação da presidenta da Associação das Senhoras da Caridade, Meire Kalid, a atuação e a presença dos estudantes da FTC Itabuna junto aos idosos é importante para a melhoria da assistência prestada pelo Abrigo São Francisco aos idosos. “Sem essa parceria, com certeza, o nosso trabalho ficaria comprometido por conta da escassez de recursos, que inviabiliza investimentos na contratação de profissionais especializados”, argumentou Meire. (Erivaldo Bomfim).

2 comentários:

  1. o envelhecimento da população é uma aspiração natural de qualquer sociedade, mas não basta por se só. Viver mais é importante desde que se consiga agregar qualidade aos anos adicionais de vida.

    ResponderExcluir
  2. Programas de promoção da saúde do idoso são cada vez mais necessários, devido ao crescente aumento dessa faixa etária em todo o país. Do ponto de vista gerontológico, ações de promoção da saúde aos idosos têm como pilar, a promoção do envelhecimento ativo e saudável, preservando ao máximo sua capacidade funcional.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: