Termina hoje-5, o prazo para solicitar o título de eleitor, transferência de domicílio e para revisar os dados eleitorais. A solicitação do título e as atualizações de dados podem ser feitos pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para concluir o procedimento o eleitor deve comparecer a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, portando os originais e as cópias dos documentos solicitados no cadastro on-line, além do número de protocolo gerado. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo, terá o processo cancelado. Segundo o TSE, os eleitores com domicílio no exterior são obrigados a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para votar fora do país, os cidadãos devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil. Quem não cumprir a obrigação ficará impedido de obter passaporte ou identidade, além de ficar impossibilitado de requerer qualquer documento a repartições diplomáticas no exterior, entre outras restrições.
Val Cabral, fiquei indignada com o tempo que passei para tirar meu título; foram cinco horas na fila para se conseguir um atendimento, depois de muita burocracia.
ResponderExcluirQuanta indiferença dão ao tratamento para o povo, da Justiça Eleitoral, educação, segurança, Saúde...
Isso é uma vergonha!
E, lembrem-se, ainda estamos sendo governados pelo PT.
Renata Tavares
Prezado Val Cabral
ResponderExcluirNunca me iludi com o Brasil, sempre achei este país uma *****.
Sim, vc pagará a multa quando for fazer o título, mas é bem baixinha. O perigo de não ter um título é que ele pode restringir algumas coisas pra vc. Por exemplo, se daqui até lá vc ser aprovada num concurso público, não poderá tomar posse pela falta do documento; não poderá tirar passaporte; não poderá ingressar na universidade se aprovada no vestibular. Enfim, são tantos os transtornos... Ainda dizem que o país é democrático sendo o voto obrigatório. E ainda fazem os eleitores passarem humilhação em longas filas para adquirir um título eleitoral...
Djalma Dantas
Eu não vou votar esse ano, irei apenas justificar, pois ano passado não morava aqui em Itabuna... daí, quando acabar as eleições, vou com calma no cartório eleitoral fazer meu título. Não farei questão de ir ao cartório votar, porque além de não conhecer os políticos da região, acho que a política democrática não passa de uma metáfora, diante de tantas corrupções existentes! É, está na mão do povo um país melhor, mas a questão é: Será que existe político honesto?
ResponderExcluirSolivaldo Mendes
Tenho 18 anos e fui tentar tirar meu título eleitoral. Eu sei que poderia ter ido antes, não estou aqui para ser julgado pelos motivos ao qual não me precipitei. Só que quando fui tentar tirar meu título, vi que a fila estava IMPOSSÍVEL. Muitas pessoas chegavam de madrugada pra tentar tirar seu titulo. Eu sempre tento defender o meu país, mas depois da cena DESUMANA que vi hoje, realmente tenho que concordar, o sistema brasileiro é fracassado, pobre. Gostaria de ter tirado meu título de eleitor porque gostaria mesmo de votar, não pq é obrigatório. Acho importante cumprir com meu papel de cidadão, mas estou desacreditado na justiça e políticos brasileiros.
ResponderExcluirFrederico Costa