Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de abril de 2010

PV BAIANO QUER NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO

Ainda há tempo de revertermos o atual modelo civilizatório e salvar o nosso planeta, passando do paradigma do Desenvolvimento Sustentável, que se tornou vazio e gasto, para a adoção de uma Mobilização Para Salvar a Civilização. “A recuperação da Mãe Terra terá de ser feita com uma urgência e planificação apenas vista em tempos de guerra. E a Bahia não pode ficar de fora deste esforço mundial para salvar o planeta”. Este foi o recado dado ontem (5) à noite pelo deputado federal Luiz Bassuma, pré-candidato a governador da Bahia pelo Partido Verde, durante palestra realizada na sede do partido, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, que ficou pequena para atender ao grande numero de militantes e simpatizantes presentes ao evento. Segundo Bassuma, o novo modelo de desenvolvimento passa por várias frentes, como aumento da eficiência no uso da energia, consumo consciente, políticas de reciclagem, economia solidária, a adoção de energias renováveis, o fomento à cultura da paz. “E, principalmente, um esforço maciço do governo e toda sociedade em prol de uma educação de qualidade”. A palestra foi inspirada nas obras do ambientalista americano Lester Brown, presidente do Earth Policy Institute, fundador do Worldwatch Institute, autor de mais de 50 livros sobre o ambiente e uma das vozes mais ativas e ouvidas quando o tema é ecologia. Após a exposição de Bassuma, seguiu-se um debate entre os presentes, todos ressaltando a importância de se adotar um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil e para a Bahia em face da crise ambiental e civilizatória que ora vivemos, fortalecendo os candidatos verdes. Participaram do evento o deputado federal Edson Duarte, pré-candidato do PV baiano ao Senado, e o presidente estadual do partido, Ivanilson Gomes. (Augusto Queiroz).

7 comentários:

  1. Muito legal que estes senhores estejam engajados na luta por um mundo melhor, pois é preciso descobrir formas criativas e inteligentes de resolver os problemas que impedem o desenvolvimento sustentável. Soluções simples, como reutilizar. Pode ser usado como exemplo progetos de feiras de ciências, como: Reutilização de óleo usado para fazer sabão e Reutilização da água da pia e do chuveiro para a descarga do vaso sanitário.
    Guilherme Santos

    ResponderExcluir
  2. Amigo Val Cabral
    A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
    Nisso Edson Duarte e Luiz Bassuma são ótimas referências no Congresso Nacional.
    Haroldo Bastos

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Brasil quando querem implantar qualquer coisa tudo que tinha antes não tem valor. Foi assim com os escravizados, é assim com as leis, vemos que somos craques em emendas. Agora tudo farão para a implantação desta usina, a mídia será o veículo de massificação da idéia, sabe-se que somos um povo que não lê. Até hoje vivemos com hidro porque mudar? A riqueza gerada vai beneficiar a população pobre? Sei não....
    Rosivalda Barreto

    ResponderExcluir
  4. Ninguém me perguntou nada se podia ou nao podia. cade a democracia.
    Ralf Guardia

    ResponderExcluir
  5. Diria que é mais uma das promessas desconectadas de realidade deste Governo autista de Wagner. Assim como no caso das Termoelétricas poluidoras para atender aos interesses dos seus empreiteiros financiadores, essa Usina aqui deve ser tamb´m por imposição, ou negociação, com algumas dessas empresas que saqueiam os cofres públicos há deécadas.
    André Ferraro

    ResponderExcluir
  6. Não entendo, um estado como o nosso com grandes recursos hídricos com energia nuclear? Isso só pode ser um delírio, nós podemos e devemos continuar produzindo energia limpa.
    Roosevelt

    ResponderExcluir
  7. Um investimento desse porte, causa um impacto ambiental muito forte. Ademais, deveria ser realizado um referendo para tanto, haja vista que somos a população diretamente interessada.- Felipe

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: