Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de abril de 2010

OS PORQUÊS DA PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL

O deputado federal Severiano Alves (PMDB) divulgou artigo em que comenta a mobilização dos professores da rede estadual de ensino, que planejam paralisação das atividades para esta quinta-feira (29). De acordo com Severiano, todas as reivindicações têm em comum a revolta contra o governo Wagner que tem agido “em completo desrespeito a acordos firmados” com a categoria. LEIA A ÍNTEGRA DO ARTIGO: Os professores da rede estadual de ensino da Bahia estão em mobilização, promovida pela APLB, com paralisação prevista para o dia 29 de abril. Outras correntes – a exemplo do Movimento Resistência Sindical - querem ir mais longe: propõem a greve da categoria. A pauta de reivindicações é diferenciada entre as correntes, mas tem em comum a revolta contra o governo Wagner. A APLB quer o pagamento da URV (que já foi paga a outras categorias de servidores) e a aposentadoria dos professores que já cumpriram o tempo de serviço, mas não são liberados pela SEC. O Movimento Resistência Sindical, além dessas questões, quer a mudança – ou a derrubada, praticamente – do Decreto 12.007 de 15 de março de 2010, que alterou substantivamente a Lei 8.261 que regulamenta o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, promulgada pelo governador César Borges. Além disso, os professores querem, com toda razão, que o governo cumpra o acordo que pôs fim à greve de 2007. Acordo sacramentado pelo governo Wagner, ressalte-se. Em síntese, o que se tem é o governo Wagner agindo em completo desrespeito a acordos firmados, afrontando direitos adquiridos e burlando a Lei, como é o caso absurdo da unificação dos cadastros dos professores que têm acumulação de cargos sem, contudo, incorporar todas as vantagens. Quando não libera os mais de 1.200 professores que já completaram o tempo para a aposentadoria, quando não paga qüinqüênios aos que têm esse direito, quando não realiza concurso para contratação de novos professores, quando quer derrubar por decreto as conquistas do magistério regulamentadas pelo então governador César Borges, quando não dá segurança aos professores e alunos nas escolas – principalmente as localizadas em comunidades mais distantes do Centro - o governador Jaques Wagner mostra claramente o pouco respeito que tem com a Educação e com os professores, levando-os à paralisação e a uma possível greve. Por outro lado, é importante lembrar que até hoje o atual Governador sequer encaminhou à Assembléia Legislativa o Plano de Carreira dos Professores, por isso que ao longo dos seus três anos de governo, a única competência desenvolvida na educação foi saber administrar greves e o pior, fazendo acordo e não cumprindo.As reivindicações dos professores devem incorporar o Plano de Carreira, de acordo com o novo Piso Salarial, pois o que se sabe é que o governo do estado tem como Piso dos Professores o valor do salário mínimo. (Deputado Federal Severiano Alves-PMDB-BA).

6 comentários:

  1. É o resultado da falta de prioridade que o governo diz ter para a educação e para a saúde neste estado. o descaso governamental faz com que os trabalhadores apelem para paralisações, como forma de pressionarem mudanças verdadeiras e não apenas de propaganda enganosa. É a dura realidade. Um verdadeiro ABSURDO !!!
    Rildo Costa

    ResponderExcluir
  2. Não entendo o que está acontecendo com este governo que prometeu fazer melhor e muito mais que os demais que o antecederam e isto me deixa estarrecido... Que será do povo Baiano? O que será do povo? que desastre... lamentavel a incompetência de Wagner e seus asseclas. Socorro PT. Os professores sempre foram PT... por favor salve a educação. Cadê Alice Portugal? Cadê Lídice da mata defensora das mulheres pobres e oprimidas. Chama LEOCRETE quem sabe, resolve...
    Mário Gomes de Lima Jr.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a real cara da Bahia, um governo de propaganda enganosa, esse PT menti sinicamente. Sabem porque o PT engana todos nós..., por essa esmola chamada bolsa familia, que adianta bolsa familia, sem saude, educaçao, sem segurança. Acorda Bahia, acorda Brasil. Vamos mudar essa realidade, o Jesus Cristo falso, chamado lula, só faz maravilha, mais nenhuma familia sente melhora. Observem ele e Wagner, fazem tudo, pena que nós não vemos nada, saúde e social zero, segurança zero. Só o Deus de verdade tira esses hipocritas.
    Solange Lima

    ResponderExcluir
  4. Os professores estão desmotivados, pois não há salários atraentes, nem ao menos um plano de carreira promissor, o nível cultural dos alunos não acompanham as exigências do mercado de trabalho, os aspectos físicos de uma sala de aula ainda seguem uma visão ditatorial da década de 60 e 70, e o corpo dicente, ou seja, os alunos estão sendo lesados com as aprovações simultâneas e automáticas. Futuramente estes alunos não conseguirão ser aprovados em testes de empresas e certamente estarão á margem… Sendo alvo fácil do tráfico de drogas, do roubo e do crime.

    ResponderExcluir
  5. Necessitamos da compreensão de todos os professores e profissionais da educação forçando e pressionando a classe sindical e por extensão o diálogo entre o sindicato e este governo unilateral gerenciado por esta gestão incapaz...

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com a paralização dos professores, pois é uma profissão estressante, convivendo com alunos agressivos todos os dias não é fácil.
    Eles merecem ser reconhecidos pela sua profissão e serem melhores remunerados, um sálario digno. Esta é a minha opinião!!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: