A jovem Carla Porto Ferreria, 22 anos, oitava vítima da meningite meningocócica tipo C na Bahia em 2010, foi sepultada ontem, às 17 horas, no cemitério de Portão, em Lauro de Freitas. Ela morreu menos de 24 horas depois de ter dado entrada no Hospital Geral Menandro de Farias (HGMF). A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Diretor Médico do HGMF, Marcelo Matos, confirmaram que a morte da jovem foi mesmo em decorrência da meningite tipo C, o tipo mais grave da doença. “Carla passou apenas quatro horas sob nossos cuidados e, inicialmente, apresentava sintomas sugestivos de dengue hemorrágica, mas houve uma evolução rápida e ela não resistiu” , disse o diretor da unidade médica. Inconsolável, Jaciara Porto Cruz, mãe da jovem, contou que a filha amanheceu com muita dor de cabeça e no corpo, chegando ao ponto de não conseguir se levantar da cama. “Percebi que a situação era grave e a levei para o Hospital Jorge Novis, em Itinga, e, após um hemograma, me informaram que era uma virose e deram alta. Como percebi que não houve melhora, levei para o Menandro de Farias e suspeitaram de dengue hemorrágica, assim me aconselharam encaminhá-la para o Hospital Couto Maia, mas não havia vaga. Ela foi piorando demais e não aguentou esperar”, lamentou. De acordo com o diretor do hospital, uma mulher de 42 anos, também residente em Lauro de Freitas, deu entradano HGMF com meningite meningocócica. Com a confirmação do diagnóstico, a vítima foi transferida para o Hospital Couto Maia ontem à tarde. Ainda segundo ele, o caso não tem nenhum vínculo com o de Carla Porto Ferreira, de 22 anos. Vacinação - Em bora o segundo lote da vacina contra meningite tenha chegado à capital baiana na última quinta-feira, ontem, os postos de saúde continuavam sem realizar a imunização. De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fátima Guirra, o órgão está agilizando o processo imposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim das vacinas estarem disponíveis nos postos de saúde de Salvador a partir de segunda-feira (8). “Antes de chegar aos postos de saúde, as 160 mil vacinas do segundo lote serão analisadas pela Anvisa. São trâmites legais e burocráticos necessários, um processo extremamente importante, no qual se verifica o controle da temperatura, observa-se nota fiscal de cada produto. Trata-se de uma fiscalização minuciosa, criada por entender a importância da vacina estar adequada para a população”, explica. (Ludmilla Cohim).
Paguei $195,00 pela vacinação de minhas duas filhas. Agora eu pergunto: com tanto imposto que nós cidadãos pagamos, é para gastar dinheiro com vacinação? Espero que vocês da imprensa joguem duro com esses governantes, e anunciem esta vergonha ao Brasil! A vacinação é um dever do estado e todo cidadão que cumpre seus deveres com o estado tem direito. Afinal, o leão não morde todo mês? Cadê o nosso dinheiro??Quero minha vacinação também!!!!
ResponderExcluirÉ um absurdo!!! Quantos terão que morrer ? Teria que ser uma medida urgente, para agora. Será que ele[J.W] não sabe que todos, independente de idade podem ser afetados??? Que vergonha para a BAHIA!!!!!
ResponderExcluirSe o governador acha que a atitude dele será aplaudida pela população,acho que está muito enganado.Acho que está se fazendo de desentendido,pq a maioria dos casos tem sido em adultos.A vacinação tem que ser para todos.E não é um favor que o estado fará,mas sim uma obrigação.E quanto a nós,vamos fazer "barulho"quanto a isso,não devemos aceitar que seja dessa forma.
ResponderExcluirA falta de responsabilidade e de comprometimento dos gestores públicos é lastimável.
ResponderExcluirWagner vacine toda à população da Bahia!
ResponderExcluir