Fruto de projeto desenvolvido por Bruna Barbosa, Joséluce Lacerda, Katielly de Araújo, Maria Elisabete Soares, Marcone Andrade e Vitor Galvão, estudantes da turma 2006.2 de Fisioterapia, um Jardim Sensorial acaba de ser implantado na área verde do Campus da FTC Itabuna. O novo recursos vai possibilitar o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, bem como a implementação de estudos e pesquisas aos estudantes e profissionais da área de saúde. O Jardim Sensorial visa promover a integração do homem com a natureza através do seu corpo, estimulando a sensibilidade dos seus sentidos, bem como as dimensões fí sicas, mental e espiritual dos usuários. O projeto surgiu a partir do Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TID), realizado pelos estudantes sob a orientação da professora Kelly Bomfim, a partir da contextualização da Fisioterapia ao tema meio ambiente, proposta trabalhada pela Rede de Ensino FTC , em consonância com o Projeto FTC Verde . Durante a inauguração do novo espaço, o diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, ressaltou a iniciativa dos estudantes de apresentar à direção da Faculdade um projeto que será de grande importância, tanto para os estudantes de Fisioterapia quanto para outros profissionais da área de saúde que poderão utilizar o espaço na realização de estudos com pessoas da comunidade, a exemplo dos grupos da terceira idade e portadores de necessidades especiais. “Tendo como foco a excelência em qualidade, a FTC tem buscado valorizar iniciativas como essa, onde os próprios discentes contribuem através de projetos imple mentados em sala de aula com o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem”. Lôbo lembrou a ocasião da apresentação da maquete do Jardim Sensorial, quando da sala de reunião da Diretoria, ele apontou para o local onde haveria de ser implantado o projeto sem interferir no paisagismo do Campus. Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Pryssilla de Oliveira, o Jardim Sensorial representa mais um espaço que traz benefícios para os acadêmicos do curso, no que tange o processo didático–terapêutico, permitindo a apreensão dos conhecimentos por meio de uma metodologia integrativa, e à comunidade que ira dispor de um ambiente terapêutico e de inclusão social de portadores de deficiência. Falando em nome do grupo, o discente Vitor Galvão elogiou a decisão da FTC em levar a sério e abraça um projeto desenvolvido por estudantes. “Isso é uma demonstração do compromisso que a Instituição tem com os seus alunos e, por outro lado, é um exe mplo para que os demais estudantes possam também implementar iniciativas que venham contribuir constantemente com a melhoria da qualidade do ensino”, afirmou. (Erivaldo Bomfim).
Val Cabral... pô, legal está idéia da FTC... Isso é só o começo do muito que se pode explorar do sistema sensorial; e há muitos outros...
ResponderExcluir-paladar
-audição
-gostos:
Gosto doce: gosto produzido por soluções aquosas de substâncias adoçantes (ex. solução de sacarose);
Gosto ácido: gosto produzido por soluções aquosas de substâncias ácidas (ex. solução de ácido cítrico);
Gosto amargo: gosto produzido por soluções aquosas de substâncias amargas (ex. solução de cafeína);
Gosto salgado: gosto produzido por soluções aquosas de sais (ex. solução de cloreto de sódio (sal de cozinha);
Gosto umami: gosto produzido por soluções aquosas de glutamatos (ex. solução de glutamato monosódico);
-olfato
-O tato reside nos terminais nervosos da pele;
O olfato reside na pituitária, dentro do nariz;
A audição reside no ouvido;
O paladar reside nas papilas gustativas da língua; e
A visão reside nos olhos.
etc,etc,etc.
há ainda o sistema nervoso proprioceptivo, sistema nervosa autônomo(simpático e parassimpático).
sistema nervoso central(cérebro e medula espinhal)
cérebro: encéfalo, diencéfalo, telencéfalo, mesencéfalo
comunicação entre uma célula nervosa e outra: chama sinapse.
há a via química e a via elétrica.
Rogério Silva de Almeida Jr.
PARABENIZO A DIREÇÃO DA FTC,POR ESTAR PREOCUPADA COM SITUAÇÕES QUE SÃO DESPERCEBIDAS, OU IRRESPONSAVELMENTE PRETERIDAS POR OUTRAS FACULDADES E UNIVERSIDADES. DESTA FORMA A FTC DEMONSTRA SUA CAPACIDADE DE RESPONDER E CORRESPONDER ÁS EXPECTATIVAS.
ResponderExcluirJORGE FONTES
Muito boa esta idéia.
ResponderExcluirWilson Araújo
Quero aproveitar esta postagem, para acrescentar alguns conhecimentos sobre esta questão: o sistema nervoso é dividido em duas partes: O sistema nervoso central (onde fica o cérebro, ou pelos menos deveria ficar e a medula espinal) e o sistema nervoso periférico, (é aparte que sai da coluna espinhal e se espalha por todo o corpo), se distribuindo como uma grande fiação por todas as partes do corpo, desde do dedão do pé até ate o couro cabeludo. Esta rede é que pode ser especializada; alguns fios são sensitivos, outros são motores, ficou claro, agora? Todo o sistema é constituído de neurônios que podem ser sensitivos e outros motores. Espero ter contribuido.
ResponderExcluirHaroldo Barreto
Este Cristiano Lôbo é ÁGUIA!!!! E está fazendo a FTC voar bem alto!!!!!
ResponderExcluirMário Carvalho