O Albergue Bezerra de Menezes sobre o comando do professor César Brandão, é a única Instituição que cuida de pacientes em tratamento de tuberculose em Itabuna e região. Doença essa curável, que mata e o Albergue com seu acolhimento em 38 anos vêm salvando muitas vidas e principalmente as pessoas carentes sem nenhum recurso, o tratamento é no mínimo 06 meses tendo um custo elevado.Vamos eliminar essa doença dando emprego e melhores condições de saneamento ao nosso povo. VAMOS SABER O QUE É TUBERCULOSE?: A tuberculose é uma das infecções mais comuns e mortais atualmente, principalmente nos países em desenvolvimento. Porém, os países em desenvolvimento não são os únicos lugares com tuberculose. Há um número em elevação de pessoas nos países desenvolvidos que contraem tuberculose devido ao sistema imunológico enfraquecido, geralmente como resultado de drogas imunodepressivas ou HIV/AIDS. A maioria das pessoas infectadas (90%) tem a infecção latente assintomática. Há 10% de probabilidade que durante a vida a tuberculose latente progrida para doença de tuberculose ativa a qual, se não for tratada, mata mais de 50% das vítimas. COMO É A TRANSMISSÃO DA TUBERCULOSE?: A tuberculose é transmitida por gotículas aerossóis com a doença tuberculose ativa nos pulmões quando a pessoa tosse, fala, espirra ou cospe. Pessoas com contato próximo àquelas com tuberculose sofrem maior risco de contaminação. Um indivíduo com tuberculose ativa não-tratada pode infectar em torno de 20 pessoas por ano. Outros sob risco incluem pessoas de áreas onde a tuberculose é comum, pacientes com o sistema imunológico debilitado (por exemplo, com AIDS), profissionais da saúde que lidam com pacientes de risco, pessoas não servidas por sistema de saúde, populações de baixa renda, crianças expostas a adultos nas categorias de risco e usuários de drogas injetáveis ilícitas. As pessoas com tuberculose latente não transmitem a infecção. TRATAMENTO DA TUBERCULOSE: Para todos os propósitos práticos, somente pacientes com tuberculose ativa nos pulmões podem espalhá-la a outras pessoas. Embora pessoas com tuberculose latente não a transmitam a infecção, é importante que elas sejam tratadas para prevenir a progressão para doença tuberculose ativa. A distinção entre a tuberculose ativa e a latente é importante porque há opções de tratamento diferentes para os dois grupos.
Secretaria de Saúde aonde vão ser realizadas estas orientações sobre tuberculose? O povo já está cansado de falta de orientação. Tudo que está escrito aí deveria ser passado para a população. Parabéns Val pelas informações e parabéns a César Brandão pela Instituição.
ResponderExcluirÓtima prestação de serviço, Val. Prevenção é a palavra chave.
ResponderExcluirImportante a divulgação de informações que visam a prevenção de doenças, neste caso a tuberculose. Tem muitas pessoas que ainda acham que ela esteja erradicada, devido à falta de publicidade por parte dos órgãos responsáveis. Infelizmente, no Brasil, temos milhares de casos confirmados e muitos nem diagnosticados, lembram-nos o séc. XIX, onde a epidemia varreu o velho continente.
ResponderExcluirImportante iniciativa, claro que cabe a todos nós trabalhar por esta causa, tanto em divulgar com em previnir...
ResponderExcluirImportante iniciativa, claro que cabe a todos nós trabalhar por esta causa, tanto em divulgar com em previnir...
ResponderExcluirVal muita Paz! Estou lhe visitando mais uma vez. Parabéns pelo excelente trabalho. Maravilhoso seu blog, tema fantástico!
ResponderExcluir