A vida há que se viver. E com sentido positivo, com bem-estar, alegria e entusiasmo, já que só acontece uma vez. E sem perder tempo, pois este corre rápido e não espera. Fazê-lo com plenitude existencial. É mesmo do incomparável valor da existência humana, apesar dos transtornos de toda a natureza, logo pessoais, de nós mesmos, e geralmente, sociais, que nos atingem. Em todo o caso, havemos que conservar o ânimo e a coragem para prosseguirmos na busca de realização dos sonhos. É manter inabalável a esperança, e pela imaginação criar o ideal do projeto de vida, conduzido pelo desejo. Mesmo quando acontecem transtornos, inclusive no mais íntimo da pessoa, com a ruptura sentimental, há de se buscar compensações reais ou imaginárias. Tal como se ouve no canto poético de Vinicius de Moraes: “Pra que chorar, pra que sofrer/ Se há sempre um novo amor/ Em cada novo amanhecer...” Desse modo, há sempre de se procurar o bem viver. Isso com sonho, esperança e confiança. E ainda, com firme decisão, pois a dúvida enfraquece. A persistência leva à realização do desejo e do sonho, no ideal da vida. Lutar pela vida, é lutar pela felicidade que é uma obra de si mesmo. Uma arte profunda e singular. Eis que o místico Gandhi tão divinizante consagra: “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.” Ser artista da própria vida, porque esta teve origem no amor. Daí a sua beleza, no sentido existencial e na significação do ser. Bem viver, portanto, prazer e dever, reconhecimento e gratidão. Lembremos de Platão: “... O que importa não é viver, mas viver bem...” Vivamos bem. É o sentido da vida.
Por isso tento aproveitar todos os momentos, e seguir atrás dos sonhos para que um dia não me arrependa de não ter tentado!
ResponderExcluirMorre lentamente quem não viaja,
ResponderExcluirQuem não lê, quem não ouve música,
Quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.
"Sorri sempre, ainda que o teu sorriso seja triste, porque mais triste que o teu sorriso, é a tristeza de não saber sorrir".
ResponderExcluirViva cada dia como se fosse único!!
Só vive bem quem tem equilíbrio em suas atitudes e em suas emoções.
ResponderExcluir