Idosos em boas condições de saúde precisam dormir menos do que adultos jovens, e mesmo com menos horas de sono, têm menos chances de se sentirem cansados ao longo do dia, concluiu um estudo divulgado na segunda-feira (1º). O tempo dedicado ao sono diminui progressiva e significativamente com a idade, indica o estudo publicado pela Sleep, órgão oficial da Academia Americana de Medicina do Sono e pela Sociedade de Pesquisas sobre o Sono. Por dia, adultos entre 66 e 83 anos dormem cerca de 20 minutos a menos que adultos entre 40 e 55 anos, que por sua vez dormem 23 minutos a menos que adultos jovens (entre 20 e 30 anos), afirmam os autores da pesquisa. Os adultos da terceira idade acordam, segundo o trabalho, com mais frequência durante a noite do que os adultos jovens. O estudo concluiu que o sono profundo, considerada a fase mais regeneradora do sono, também diminui com a idade. No entanto, apesar de adultos mais velhos dormirem menos profundamente e por menos tempo do que os jovens, precisam menos descansar ao longo do dia. O estudo foi realizado na Clinical Research Center da Universidade de Surrey, no Reino Unido, com 110 adultos sãos, sem problemas de sono ou outras doenças específicas.
Pior que é. Antes dos 57, dormia de seis a oito horas por noite. Agora,três a quatro horas por noite me bastam. Às vezes,uma cochilada,de 30 minutos,após o almoço.Porém,nem todos os dias. Velhice meu amigo é uma m...
ResponderExcluirDurma-se com um barulho desse!
ResponderExcluirO sono é fundamental para o funcionamento do organismo. Uma boa noite de sono é garantia de um dia produtivo e ajuda a melhorar o humor, a memória e a aprendizagem.
ResponderExcluirNa verdade, as pessoas mais velhas dormem menos, mas não diminuem o tempo de sono, apenas o dividem em períodos mais curtos, e mais superficiais. São os cochilos durante o dia. Lembra do vovô que cochila na frente da TV? Ou da vovó que curte um soninho na sua cadeira preferida? Pois é, assim eles compensam o fato de irem se tornando cada vez mais matinais, e acordarem muito cedo. As emissoras de televisão já perceberam que os idosos são matinais e adaptaram sua grade de programação a isso.
ResponderExcluirÉ importante lembrar, em todas as idades, que a nossa qualidade de vida depende de uma boa noite de sono, também. Existem fatores que perturbam o descanso diário como o consumo de álcool, cafeína à noite, nicotina, a prática de exercícios antes de dormir, o barulho e a iluminação do ambiente, além das pressões rotineiras. O sono não é uma atividade passiva, porque o cérebro trabalha com força total durante este período. Enquanto dormimos, estamos aprendendo coisas, selecionando o que deve ficar na memória e o que pode ser jogado fora. Um bom sono garante saúde física e mental, disposição e criatividade no decorrer do dia.
ResponderExcluir