Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de janeiro de 2010

OS BANDIDOS ESTÃO À ESPREITA DO SEU FACILO NESTE CARNAVAL

A proximidade dos festejos carnavalescos não deixa em alerta somente as polícias. É bom lembrar que os “vândalos de plantão” também ficam à espreita, aguardando o momento de displicência das pessoas para agir. Nesse caso, então, o melhor é tomar alguns cuidados de prevenção e observar regras simples que podem dificultar a ação dos que ainda teimam em afrontar as leis e as regras da boa convivência. Os bandidos neste período estão loucos por roubos e assaltos. Eles querem dinheiro para gastar na farra do rei Momo. Os principais alvos dos ladrões são as mulheres e os idosos. No caso das mulheres, os especialistas em segurança aconselham que elas não exponham jóias ou objetos de valor em públi co, tomem cuidados com as bolsas de mão e não trafeguem ou deixem bolsas e artigos de valor expostos nos carros. Já os idosos devem tomar cuidado durante os saques do dinheiro das aposentadorias e não aceitar ajuda de terceiros em caixas eletrônicos. Tais regras de segurança servem para toda a população. Também vale lembrar que muitos desses vândalos observam as residências e esperam a saída dos proprietários para agir. No ano passado a polícia registrou a atitude ousada de ladrões que paravam carros na frente das casas e levavam todos pertences do proprietário enquanto este estava fora. Nesse caso também o cuidado deve ser dobrado e a orientação das polícias é para que os donos dos imóveis tomem cuidados preventivos antes de viajar. Levando em conta que a polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, que parte das ações de vandalismo são cuidadosamente articuladas com antecedência e que os atos de violência ocorridos dentro dos lares dificilmente podem ser prevenidos pelas autoridades da segurança, o jeito é cada cidadão integrar esse esquema de inibição da bandidagem assumindo sua parte no processo de prevenção.

4 comentários:

  1. A felicidade do carnaval não combina com a tristeza de assaltos e seqüestros, mas essas cenas têm sido cada vez mais comuns. O fato não causa surpresa porque é nesse período que as pessoas estão mais descontraídas e despreocupadas, as ruas e praias movimentadas e as cidades em ritmo de festa, recebendo gente a todo vapor. Um quadro propício para a atuação de bandidos.

    ResponderExcluir
  2. Nesse período do ano, é preciso tomar muito cuidado para não ser alvo de ações criminosas e acabar tendo prejuízos. Para evitar transtornos, sugiro mais atenção durante as caminhadas nas praias e passeios de carro, porque para os criminosos a linguagem corporal revela quem é turista e as deduções são óbvias: estão com dinheiro para gastar, não conhecem os macetes da cidade e, portanto, não sabem buscar socorro imediato, e etc.

    ResponderExcluir
  3. Também evite levar objetos de valor para a praia e deixá-los expostos quando for dar um mergulho. Atenção especial com os filhos e crianças, pois nessa época se perdem facilmente.

    ResponderExcluir
  4. Melhor prevenir do que remediar!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: