Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de janeiro de 2010

NUNCA NOS FALTOU TANTAS COISAS

Diante de tanta violência, de tanta falta de respeito e amor com o próximo, diante das impunidades, diante da falta de ações boas e concretas é possível chegar à conclusão de que nunca nos faltou tantas coisas. NOS FALTA FIRMEZA E COERÊNCIA DE ATITUDES. Desde as mais simples como pedir licença, dar bom dia e falar obrigado. Todo mundo se incomoda com a falta dessas gentilezas, mas não se lembra de tomá-las quando se faz necessário. NOS FALTA TOLERÂNCIA. Todos querem que as outras pessoas compreendam e esqueçam atitudes grosseiras, mas não conseguem engolir uma grosseria. Quando uma pessoa nos manda ir se fu... ficamos indignados mas também mandamos, na hora da raiva, outras pessoas fazerem o mesmo e ficamos “p” da vida quando não somos perdoados. NOS FALTA RESPEITO. Não respeitamos os sinais de trânsito, os limites de velocidade, a fila do banco. Todos querem ser atendidos primeiro, nos cotovelamos para passar à frente, queremos pular as etapas da burocracia para nos dar bem e ainda sair contando vantagem. NOS FALTA ÉTICA. Quando comerciantes temperam os frangos, que estão estragando, para disfarçar o mal cheiro e vendê-los, para não terem prejuízos financeiros, colocam em risco a vida dos consumidores e fazem isso sem peso na consciência. NOS FALTA VERGONHA NA CARA. Corromper ou ser corrompido nas mínimas coisas tem se tornado “normal”, como se não fosse crime oferecer uma grana para o guarda não multar o carro que está parado em cima da calçada. NOS FALTA COMPROMISSO. Retor-nar uma ligação, desmarcar uma consulta, um compromisso com a manicura, com um cliente, é ter compromisso e respeito com quem está nos esperando. NOS FALTA EMPENHO. Quando alunos não entregam os trabalhos solicitados pelos professores nas datas marcadas, é a maior demonstração da falta de empenho para realizar a nossa parte dentro do processo pedagógico. NOS FALTA CORAGEM. Coragem para dizer não posso, não consigo, não vou dar conta, não tenho capacidade para desenvolver o que está sendo solicitado. Coragem para pedir desculpas, pedir perdão. NOS FALTA HUMILDADE. Humildade para reconhecer que em determinadas situações extrapolamos, cometemos falhas e deslizes. NOS FALTA DISPOSIÇÃO para lutar por nossos ideais, por nossos direitos, e nos sobra comodismo, preguiça, para reclamar, mover ações que garantam nossa integridade física, moral e financeira. NOS FALTA AMOR. Amor para com nós mesmos e com o próximo. NOS FALTA FAZER UMA GRANDE REFLEXÃO sobre nossa moral e caráter sob pena de voltarmos a ser animais irracionais.

7 comentários:

  1. Muito interessantíssimo este seu artigo Val Cabral.
    Merece uma reflexão por parte de quem convive com constantes conflitos existenciais!
    Parabéns e continue assim, pois os internautas destes seus maravilhoso blog necessita de textos inteligentes e voc~e se consolida assim, como um dos melhores jornalistas do sul da Bahia.
    Deus o abençoe sempre.
    Josué Carvalho dos Santos

    ResponderExcluir
  2. O Haiti é aqui?! Claro que é. Dê uma volta na cidade e veja o estado de miséria e abandono em que nos encontramos. A Bahia, nem se fala nisso. Estamos cada vez nos empobrecendo e os políticos (Paulo Maluf - Lula - Renan Calheiros - Sarney - Collor - Fernado Gomes - Geraldo Simões etc), cada vez mais ricos. Recentemente, Lula informou que destinará 25 milhões de dolares ao Haiti e mais outros 25 milhões depois, para socorrer os desabrigados daquele país. E os nossos desabrigados da fome, do desemprego, da falta de educação, da segurança, da moradia, da saúde e do mêdo???? Quem irá assisti-los???? Povo de Itabuna, acoooooorrrrrrrdddddddaaaaaaaa!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Se todos fossem humildes
    como seria bom o mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  4. Dúvidas são o que mais temos (é difícil não ter dúvidas quando vamos tomar uma decisão) sempre pensamos e isso é muito importante.
    Não devemos fazer as coisas antes de pensar (mas lembre-se não devemos pensar tanto porque senão nunca chegaremos a uma conclusão) e isso pode pesar na nossa consciência!

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre me pergunto se o que estou fazendo está certo ou errado. Estou sempre me questionando...acredito que todo mundo tenha seu momento de dúvidas...

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca devemos deixar de buscá-los nossos ideais de todas as formas possíveis, com toda garra e determinação.

    ResponderExcluir
  7. Acho que devemos acreditar em nós mesmos e ir atrás de todas as nossas ambições, mas sem passar por cima dos outros, há muito o que fazer e o mundo é tão grande com certeza há lugar par todos, não precisamos trapacear pois somos bons o bastante, não precisamos provar nada somos a própria prova....
    Acredite, você é bem melhor do que imagina!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: