Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

1 de dezembro de 2009

PREFEITO FALA SOBRE AÇÕES EMERGENCIAIS CONTRA A DENGUE

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, vai conceder entrevista coletiva, nesta quarta-feira (02), a partir das 9 horas, no auditório da CDL. O tema serão as ações emergenciais que o município está desenvolvendo para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com o último levantamento, o índice de infestação predial em Itabuna é de 10,7%, o que coloca o município em estado de alerta máximo. Por esse motivo, além do controle realizado rotineiramente pelos agentes de endemias, com a aplicação de larvicida em caixas d’água e outros potenciais focos do mosquito transmissor, medidas extras serão adotadas. Estão programados diversos mutirões nos bairros, com a mobilização dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e funcionários dos diversos setores do governo, além do Tiro de Guerra. “A determinação é para que todos participem das ações, pois só assim teremos sucesso na luta contra a dengue”, afirma Azevedo. Durante o mutirão, será feita a retirada de materiais que possam acumular água e servir como criadouro do Aedes aegypti. O secretário de Saúde, Antônio Vieira, esclarece que manter quintais e terrenos limpos é uma medida essencial para se diminuir a reprodução do mosquito da dengue. Mas, além dessa providência, ele acrescenta que o cuidado de maior relevância é manter caixas d’água cobertas. “Isto porque é nos tanques que se encontra o maior número de focos”, observa Vieira. Segundo números do Ministério da Saúde, 63,1% dos focos de dengue em Itabuna estão em caixas d’água, tambores, tonéis e poços e 31,7% em caqueiros, lajes, ralos e piscinas. É, portanto, dentro das residências onde se faz necessária a maior atenção para se reduzir a incidência da dengue no município. Paralelamente às ações de rotina e à estratégia de mutirões, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano intensificou a limpeza de canais e outras áreas com alta incidência de focos. Esse trabalho já foi feito nos bairros Califórnia, São Caetano, Campo Formoso, centro (imediações da Rua Juca Leão) e Novo São Caetano. (Ricardo Ribeiro).

4 comentários:

  1. Este deveria ser um dever e obrigação do Governo federal, mas, como o mesmo não tem qualquer responsabilidade e compromisso com o Povo Brasileiro a proliferação continua de todas as formas acontecendo no governo Lula, até mesmo de doenças que antes não existiam mais como a "tuberculose' estão voltando a se manifestar no Brasil devido o descaso do governo federal (Lula) com a saúde pública Brasileira.

    ResponderExcluir
  2. É necessário que todos sejam co-responsáveis pela própria saúde e a da comunidade. "Todos podem e devem ajudar. Qualquer ação, por menor que possa parecer, é fundamental. Nessa rede solidária, cada um desempenha seu papel. Somos todos responsáveis!

    ResponderExcluir
  3. Maneiras de evitar a dengue são :
    não deixa água parada,
    colocar areia em vaoss de plantas,
    virar garrafas com a boca para baixo, tampar bem caixas de água,etc...

    ResponderExcluir
  4. deveria contratar os 285 candidatos
    para trabalhar no combate a dengue
    assim acabaria com essa epidemia qui ameaça Itabuna.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: