Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de dezembro de 2009

AS PALAVRAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Vive-se em um mundo cercado de palavras. Muita gente julga que as palavras não têm poder, mas, em verdade, elas direcionam a vida de toda gente. Isso porque tudo quanto existe no mundo é nomeado pela força das palavras. É pelas palavras que fazemos as pessoas felizes, fazemos sofrer, trazemos satisfação, magoamos, acariciamos, alegramos, damos prazer, consolamos, geramos raiva, incutimos o medo, produzimos pensadores e pensamentos, inibimos o surgimento de novas idéias, tolhemos a criação de um momento, tornamos sensíveis os olhares, e uma infinidade de outras coisas. Vê-se, então, que as palavras sempre são poderosas, não resta dúvida quanto a iss o. Elas são a íntima conexão com o viver e a vida. De uma forma geral, as pessoas são descuidadas com o uso das palavras. Entretanto, a maioria das coisas que se consegue nessa vida - uma amizade, um desafeto, uma demissão, uma promoção, um emprego, uma simpatia, uma antipatia, etc - resulta de palavras pronunciadas. Uma palavra otimista, positiva, confiante, generosa, compreensiva, amorosa pode mudar completamente a tendência de um ambiente tenso, depressivo. Também é possível mudar um quadro pessimista em um otimista, tudo por meio das palavras. Uma palavra pode marcar alguém para o resto da vida. A criança, por conta de sua sensibilidade, é mais suscetível às palavras. Uma palavra dita para uma criança pode determinar o seu futuro. É muito comum, por ignorância, os pais dizerem: “esta menina é um desastre; este menino é muito burro”. Dessa forma, o subconsciente, ao determinar algo como verdadeiro, cria leis mentais que tentarão se cumprir. Ou se ja, a responsabilidade que cada pessoa tem com o uso das palavras é imensa, colossal. Tanto, através delas, se constroem vida, como se afetam vidas alheias. Sabe-se que as guerras são deflagradas por conta de palavras, porém, a humanidade teima em não perceber o poder (de destruição e união) que existe no seu uso. Com palavras de amor e compreensão um ser humano excepcional foi capaz de revolucionar o mundo. Jesus não utilizou outra coisa para transformar a humanidade senão palavras que, até hoje, continuam vivas e atuais. Afinal, é bom pensar e nunca esquecer a força das palavras. Na força negativa e positiva. Sim, as palavras podem libertar e oprimir, alegrar e entristecer, fazer viver e fazer morrer, aliviar e angustiar, rir e chorar, incentivar e esmorecer, amar e odiar e assim tantas coisas mais.

4 comentários:

  1. Faça um teste... fique um dia inteiro sem dizer nada, e você mesmo perceberá o quanto as palavreas são importantes em nossas vidas.
    Guilherme Santos

    ResponderExcluir
  2. A palavra sábia edifica,a tola destrói, há poder em nossas palavras, além de ser uma das formas de expressar oque pensamos e sentimos, a perfeição de Deus no modo mais sublime.saber falar com palavras é quase ser capaz de decifrar enigmas, apesar que a linguagem do corpo, também seja interessante! Vaninha

    ResponderExcluir
  3. A palavra pode nos elevar quanto nos derrubar.
    PALAVRA É VIDA.
    Roberto Machado

    ResponderExcluir
  4. A palavra tem tanto valor, que uma palavra mal dita, podemos "constuir ", ou "destruir" uma pessoa.
    O valor da palavra é tanto, que ela serve de juramento
    em formatura, ou mesmo num enlace matrimonial.
    A palavra tem muito a ver com a honra da pessoa, como também com seus principios ou valores. Também demonstra o nosso caráter e a nossa persosnalidade.
    E as consequências do que nós falamos podem também ser muito graves...e ás vezes até sem volta...
    Washington Reis

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: