O pessoal da Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis-DST e Aids da Secretaria Municipal de Saúde está sempre realizando campanhas que estimulam a população a fazer o teste rápido de HIV. O trabalho é realizado em escolas, presídio, associações de moradores, igrejas e visa aumentar o acesso das pessoas em relação ao exame que já é disponibilizado diariamente no Centro de Referência Júlio Brito, situado na avenida Inácio Tosta Filho, nº 364 - no fundo do Centro de Regulação do SUS. Por se tratar de uma doença que não tem cura ou vacina, parte da população ainda se recusa a falar sobre o assunto ou pensar em fazer um exame que permite o diagnóstico sobre sua sorologia. No entanto, está mais do que claro que a melhor forma de se prevenir de doenças ou de qualquer tipo de preconceito é estar bem informado. A boa informação é um remédio capaz de eliminar a ignorância cultural que ainda envolve muitas questões. O teste do HIV é feito rapidamente e oferece 99% de segurança no diagnóstico, além de estar cercado de uma segurança não menos importante: o sigilo do nome de quem o realiza. Vale ressaltar que nos dias atuais, e por conta da larga disseminação do vírus, não existem mais os grupos específicos de risco. Toda a população está exposta ao contágio, incluindo as pessoas casadas e que pensam ser únicas na vida do cônjuge. O teste rápido é importante, e uma das atribuições da campanha da Coordenação Municipal de DST E Aids, segundo Vitória Gonçalves (foto), sua diretora, é conscientizar a população disso. Porém, independentemente de as pessoas interpretarem essa questão como prioridade em relação à manutenção do bem-estar, não custa nada ressaltar a importância e a necessidade do uso do preservativo nas relações sexuais. A camisinha (masculina e feminina) ainda é o meio mais eficaz de prevenir a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como também a gravidez indesejada.
Todos nós devemos fazer o teste.
ResponderExcluirO diagnóstico do HIV numa fase precoce possibilita o uso de muitos recursos terapêuticos, que retardam o desenvolvimento da doença, aumentam o tempo de vida e melhora a qualidade de vida da pessoa.
Calma!! Fazer o teste de HIV não é, como se imaginava antigamente, sinônimo de promiscuidade, galinhagem, “culpa no cartório”. É prova de maior cuidado com a sua saúde e com a do (a) parceiro (a). É sinal de responsabilidade individual e social.
ResponderExcluirO ideal é que todo mundo fizesse o teste de aids.
ResponderExcluirQuem não tem vida sexual ativa nem nunca compartilhou agulhas, não precisa.
É muito difícil segurar sozinho um resultado positivo. Por isso, de preferência, o paciente deve olhar o exame junto com o médico.
ResponderExcluirOs médicos, tem a obrigação de oferecer o teste. A decisão de fazer ou não é do paciente.
Grávidas. Todo médico que faz pré-natal é obrigado a conversar com a gestante sobre o assunto e oferecer o teste. É uma determinação do Ministério da Saúde.A detecção do HIV na gravidez possibilita a adoção de uma série de cuidados antes, durante e após o parto, que reduz a praticamente zero o risco de o bebê se infectar.
ResponderExcluirÉ bom que o governo esteja sempre alertando as pessoas.
ResponderExcluirFaze as pessoas entenderem que prevenção é evitar contato direto com alguns líquidos do corpo do infectado que poderá infectar elas. Exemplo: Sangue, secreção, Esperma...
É bom também as campanhas informarem que a AIds não tem cura... mas é tratada com um coquetel.
Rodrigo Tavares
Primeiramente a maior prevenção que se pode ter é sempre usar camisinha.
ResponderExcluirPorem quando se trata de um relacionamento(como namoro) com um aidético(a) se deve entender que beijos, abraços, ou qualquer outro toque físico que NÃO relacione sexo de qualquer tipo, não causa AIDS.
Para o tratamento, o Brasil é um dos únicos países que oferece um bom tratamento por um preço quase inexistente para os necessitados, estes remédios são normalmente caríssimos.
A AIDS, porem, normalmente demora ate dez anos para se manifestar, o que traz uma grande possibilidade de que a pessoa que transmiti o vírus nem saiba de sua existencia.
Visite qaundo puder o centro de referência Júlio Brito, que é uma boa fonte para esclarecer suas duvidas.
Espero ter ajudado.
Fábio Rios de Melo
É bom que se divulgue mais sobre os sintomas da AIDS, que são os seguintes...
ResponderExcluirEmagrecimento rápido,
Diarréia prolongada (por mais de 1 mês)
Febre persistente (por mais de 1 mês);
Tosse seca, sem motivo aparente;
Suores noturnos, cansaço;
Manchas avermelhadas pelo corpo.
Esses não são sintomas da doença em si, mas sim de outras doenças que se aproveitam do sistema imunológico detonado, que a AIDS assim o fez; como você vê na lista de sintomas, os sintomas duram muito mais tempo do que o normal. Ou seja, a AIDS em si é uma doença que enfraquece o sistema imunológico fazendo com que você pegue outras doenças MUITO mais facilmente. Uma pessoa nunca morre de AIDS, ela morre de complicações de outras doenças.
Luiz Cláudio Borges
HIV é o virus a Aids é a doença.....
ResponderExcluirNeste site tem todos os sintomas....
Fonte(s):
www.aidsbrasil.com