Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

1 de novembro de 2009

MAIS BLITZE NO TRÂNSITO E MENOS RISCO HAVERÁ

Costuma-se usar o termo “liberdade vigiada” quando o assunto envolve brincadeiras entre cônjuges. Porém, brincadeira à parte, a frase pode ser aplicada com referência ao trânsito, espaço que todos têm o direito de integrar, desde que observem os seus direitos e deveres. Até porque quem não obedece às regras é obrigado a se retirar do ambiente. No trânsito, e especialmente nele, pode-se aplicar com ênfase o alerta: “o direito de um cidadão termina quando começa o do outro”, e, em se tratando de fazer valer as regras, as polícias e a secretaria de trânsito estão fazendo o seu dever de casa com esmero. Prova disso são as blitze realizadas constantemente, com o uso inclusive de bafômetros, para tirar de circulação os condutores que ainda teimam em ingerir bebidas alcoólicas e dirigir seus veículos. É de conhecimento de todos que a determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por meio da Lei Seca, é tolerância zero. As regras são severas e não deixam mais meio-termo ou espaço para os famosos “jeitinhos brasileiros”. Todo motorista é obrigado a conhecer as leis do trânsito, motivo pelo qual não pode jamais usar o desconhecimento da legislação em defesa própria. Isso significa que a obediência é a melhor forma de não estragar o passeio de fim de semana da família. Quem pretender abusar da liberdade e invadir o espaço alheio vai, certamente, se deparar com a vigilância das polícias e da secretaria de trânsito da prefeitura de Itabuna.

23 comentários:

  1. Tem que ser tirados das ruas, motoristas que precisam de reciclagem e continuam dirigindo. Eles oferecem riscos de graves acidentes, como o provocado por um deputado no Paraná”.

    ResponderExcluir
  2. A distração do motorista é motivo dos 80% dos acidentes de trânsito. E não há nada que distraia mais o motorista que o celular.

    ResponderExcluir
  3. A maioria dos acidentes ocorrem por falta de atenção às leis de trânsito como o excesso de velocidade, a falta do cinto de segurança e o consumo de bebidas alcólicas.Por isso tem que haver mais blitze no trânsito. Esperamos com isso a diminuição dos acidentes...

    ResponderExcluir
  4. Para garantir a segurança nas estradas o respeito às sinalizações e aos limites de velocidade é essencial. Vale lembrar que apenas uma infração por correr de mais pode ser responsável pela suspensão da CNH.

    ResponderExcluir
  5. Val Cabral
    Essas campanhas acontecem com uma mistura de fato e emoção...., assim são feitas as campanhas para o trânsito e por isso não dão em nada.
    Veja, leis e punições existem, porém não estão é sendo aplicadas, brechas na lei também ajudam na sua inaplicabilidade.
    vejo se preocuparem bastante com as vias públicas urbanas, mas darem as costas para as rodovias.
    Outra coisa, no entanto, é essa questão de velocidade, tudo bem, via urbana, racha, alcoolismo, mas temos rodovias cujo limite é baixo demais, levando os motoristas a ter sono com perda de reflexos e tudo que estes técnicos de araque fazem é querer reduzir velocidade. Vou deixar só uma informação para reflexão, na Alemanha, em suas autobans não existem limite de velocidade, se o seu carro anda 300Km/h ta liberado, o pessoal que vai trabalhar de Golf, popular de lá, circula nessas vias a média de 180. Essas estradas tem 70% do tráfego diário alemão mas só respondem por 30% dos acidentes.
    Que nessas m.... de estradas que temos não da para fazer a mesma coisa é lógico, mas se naquelas que são boas fosse aumentado o limite eu tenho certeza que reduziria os eventos, porque as pessoas ficariam com toda a atenção no que estão fazendo.
    Outro dia vi umas bestas querendo proibir o fumante de fumar ao volante, se isso passar eu só desejo que o fumante dirigindo com abstinência ande atras de quem fez o projeto de lei e não atras de mim.
    Edmilson Camargo de Almeida

    ResponderExcluir
  6. As leis atuais já não são cumpridas, de nada adiantaria maior rigor no papel se não há poder capaz de fazer cumprir cada determinação.Além disso não acredito muito que punições severas realmente possam surtir em bons resultados, já que os tais atos são cometidos inconseqüentemente, não acredito que alguém embriagado pense no que dirigir neste estado possa causar. Ao mesmo tempo manter um sistema que puna toda e qualquer infração torna-se totalmente inviável.
    Cabe a cada um de nós estar consciente das conseqüências que pequenos atos como ir até a esquina sem utilizar o cinto de segurança, sair dirigindo após ficar no 'barzinho' ou permitir que um menor dirija livremente pelas ruas pode ocasionar. Quando toleramos que pequenos delitos sejam cometidos aumentamos as chances de que infrações mais graves sejam cometidas.
    Em suma se nós ficassemos responsáveis por fiscalizar nós mesmos e aqueles que estão perto de nós poderíamos sentir bons resultados ao menos ao nosso redor. Será que isso é possível?
    (Rafael)

    ResponderExcluir
  7. O Código de Transito Brasileiro é uma lei moderna, bastante severa, carece de regulamentação. o que falta no pais, é aplicação das leis, não só no transito, mas em tudo. tem sempre um jeitinho de sair fora, pagar um advogado, etc. A fiscalização ostensiva de transito, nas grandes cidades, praticamente não existe, pode-se fazer o que quiser sem punição.
    by by
    Aldo Gouvea

    ResponderExcluir
  8. Olá Val
    Alguém dirigindo em alta velocidade, embriagado, ou fazendo um pega (racha), ou seja, em total irresponsabilidade - Atropela, mata ou deixa alguém com seqüelas irreversíveis. Não devia tal pessoal ser punido com todo vigor da lei? Lembrem por ex: os casos em que o Estado é falho na iscalização, sinalização, pavimentação... e que também deveria ser punido rigorosamente pela lei atual... e que mesmo quando há processo judicial a impressão que fica é que parece “que não vai acontecer nada" Motoristas devem sempre ser fiscalizados. Na minha opinião esses irresponsáveis devem penar na prisão refletindo em todas as pessoas e seus familiares, que caíram vitimas de suas mãos assassina ao volante.
    Clayton Miranda

    ResponderExcluir
  9. Peço as autoridades maIs respeito aos contribuintes, e lembrá-las que Itabuna não é mais uma cidadezinha do interior, e sim, uma grande cidade que tem que ser organizada com uma cidade grande, quanto à organização do seu trânsito. Regina Campos

    ResponderExcluir
  10. Sr. Secretário Wesly...
    E um absurdo o que está ocorrendo em frente as escolas que funcionam na avenida amélia amado, juca leão e ruy barbosa... o total desrespeito aos moradores e motoristas.
    Os proprietarios de tais recintos ignoram totalmente que proximo ao local residem familias e merecem sossego/ nos horários de entradas e saídas de estudantes é um absurdo/ já fiz varias reclamações na imprensa e nenhuma providencia foi tomada/ sera que tais proprietarios de escolas sao passiveis de serem notificados/ porque isso ainda continua acontecendo/ niguem ta querendo retirar o ganha pao desses empresarios da educação privada, apenas queremos ser respeitados naquilo que é direito público.
    Mabel Silva

    ResponderExcluir
  11. Ontem passando na avenida em torno do cemitério, perto do colésio Josué Brandão, me deparei com dois veículos parados, com problemas de pneus estourados. É um verdadeiro absurdo o estado das ruas esburacadas naquela região. Inclusive não consigo compreemder como é que o secretário Wesley Melo ainda não viu que existem dois "quebra-molas", que mais parecem "quebra-carros", bem na frente do referido colégio. Haroldo Duarte Almeida Jr.

    ResponderExcluir
  12. Não é somente no trânsito que a situação está precária em Itabuna.
    A estagnação da cidade é um fato presente e cabe aos Senhores Vereadores assumirem o propósito maior, ou seja, a defesa do interesse coletivo e deixarem de lado o individualismo, como se não houvesse o amanhã!
    O POVO NÃO AGUENTA MAIS TAMANHA BARBARIDADE, OPRESSÃO E INSENSATEZ! BASTA DE INCERTEZAS E CONFORMISMO!
    Com a palavra os nossos edis!
    Leonardo Paiva de Albuquerque

    ResponderExcluir
  13. Alguém aí avise ao secretário Wesley, que existe em Itabuna, uma avenida chamada Itajuípe, que mais parece uma cilada para as pessoas que se arrisdcam a percorrer ela.
    Esta avenida é péssima para quem anda e para quem viaja por ela.
    Não há passeios nas residências e a sinalização inexiste.
    Deve ser a pior rua dentre todas as cidades baianas.
    Ainda existem trechos que servem de criatórios de porcos e acúmulos de lixo e entulhos e isso agrava mais ainda a situação de perigo.
    E eu me pergunto, será que as autoridades responsáveis estão aguardando que alguém morra para que se tome alguma atitude?
    Acorda secretário.
    Reinaldo Soares de Lima

    ResponderExcluir
  14. A ponte que liga o bairro da Conceição ao centro da cidade está um verdadeiro descaso público. Cheio de crateras em seus pára-peitos; a escuridão toma conta de boa parte do seu percurso; a criminalidade debocha da exist~encia de um posto policial em sua cabeceira (cujos policiais só servem para ficar assistindo tv e jogando conversa fora)... O local é usado diariamente por estudandes e trabalhadores que passam por ali. Está uma situação calamitosa. Alguém poderia dar um jeito nisso?
    Wilson Bitencourt

    ResponderExcluir
  15. Durante a construção da minha casa, colocamos áreia no passeio da construção, veio o fiscal da prefeitura e solicitou a retirada, atendemos. Agora passo pela entrada da avenida Itajuípe e vejo uma loja de motos tomando conta do passeio, interditando o mesmo, com lavagens e consertos de motos... "PODE"?????
    Antonio Nunes da Costa Filho

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Val Cabral. Venho mostrar minha indignação com a empresa São Miguel que não está fazendo o intinerário correto deixando de passar por vários pontos do bairro Monte Cristo, e fazendo com que os passageiros desçam num local sem iluminação correndo vários riscos.
    Obrigado.
    Bruno Monteiro

    ResponderExcluir
  17. E necessário fazer cumprir a lei do silêncio.
    Existem bares e casas de festas em bairros residências que vem descumprindo a lei.
    Vamos fazer valer a quantidade de decibéis permitidos.
    Uma das formas que vejo para acabar com este problema, é usando-se a lei do trãnsito, pois a grande maioria destes veículos são estacionados de maneira irregular e aplicação de multas constantes devem inibir suas presenças.
    Conto com sua atuação senhor secretário Weslei de Melo.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  18. Venho aqui reclamar da falta de sinalização na cidade; está acontecendo vários acidentes por causa desse descaso com os bairro da periferia da cidade.
    Ou será que somente os bairros do centro merecem a atenção da secretaria de transportes e Trãnsito?
    Erivelton Sales

    ResponderExcluir
  19. É simplesmente um absurdo o lixo, animais mortos, entulhos e muita porqueira que se estende ao longo do canal do lava pés na avenida amélia amado. Com as chuvas então fica pior, os pedestres ficam entre a sujeira e os veiculos. Por favor socorro. Retribuam os votos que tiveram desse pobre moradores dessa região. Tomem um providencia pelo amor de Deus.
    Aguardo pronuciamento breve
    Pedro Silva

    ResponderExcluir
  20. Amigo Val Cabral...
    Ouvir dizer que existe uma lei do Silêncio em nossa cidade. Mas será que temos mesmo essa lei ao nosso favor? Exponho aqui a minha indignação quanto ao barulho que vem de um barzinho na praça do trabalho, no bairro do pontalzinho. É impressionante, mas todos finais de semana é a mesma coisa...., simplesmente quem mora nas imediações não pode dormir. Aliás, pode dormir sim, mas apenas depois de terminar a noite!! Não tenho nada contra bares funcionarem a toda toda, mas penso que os proprietários poderiam diminuir o volume do som, é apenas uma questão de boa convivência!! Neto

    ResponderExcluir
  21. Será que ninguém vai intervir naquela horrivel intervensão na frente da Cesta do Povo do centro da cidade? Será que temos que esperar um acidente pra coisa melhorar? Será que foi feito pelos tecnicos de trãnsito, ou por um jumento qualquer? Cadê um responsável pra vir justificar isso?
    Gilberto Cordeiro

    ResponderExcluir
  22. Venho demonstrar meu repúdio ao descaso da prefeitura no trânsito de Itabuna, os poucos agentes que atuam são insuficientes, e o desrespeito é total, principalmente nos fins de semana, como eu trabalho em ônibus, observo muito e fico sem saber porque o prefeito não toma providencias de colocar maois gente para fiscalizar a bagunça que é o trânsito em Itabuna.

    ResponderExcluir
  23. Acordei pela manhã com o corpo todo moído, dor de cabeça e febre. Fui para uma clínica pra saber o que eu tinha e pegar um atestado para apresentar no trabalho porque não tinha condições de fazer nada. Estacionei o carro em frente a própria clínica, coloquei 1:30 de Zona Azul e fiquei na sala de espera aguardando ser atendida, Logo após a consulta o médico mandou que eu fosse para o ambulatório receber medicação na veia. Sai da sala do médico, deixei meu prontuário na porta do ambulatório e fui no carro colocar outro Zona Azul, qndo chego lá tem uma multa prq tinha vencido o meu bilhete há 30 min atrás. E agora será que cabe recurso? Eu mesma faço e entrego na secretaria de transportes e trânsito? Não sei nem por onde começar! Eu tenho os atestados e os dois comprovantes do Zona Azul.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: