Invisível para a maioria das pessoas, a agricultura familiar é constituída por pequenos e médios agricultores, representando a imensa maioria de produtores rurais. Em Itabuna, essa realidade não é diferente. Eles são donos da menor parte das terras, mas respondem pela maior parte da mão-de-obra e por quase a metade da produção. Alguns produtos básicos do prato do itabunense, como feijão batatas, pepinos, milho, hortaliças e mandioca, só chegam às nossas mesas devido ao setor. Em geral são agricultores com baixo nível de escolaridade e que diversificam, de forma artesanal, os produtos cultivados para diluir custos, aumentar a renda e aproveitar as oportunidades de oferta ambiental e disponibilidade de mão-de-obra. Em Itabuna, o secretário municipal de agricultura, Antonio9 Marcelino, tem trabalhado incansavelmente para dar visibilidade aos agricultores familiares, inserindo-os de fato e de direito no mercado agropecuário. Marcelino tem realizado a organização de produtores, qualificado a mão-de-obra, viabilizado créditos, fomentado a valorizados dos produtos e emprego de novas tecnologias. Isto tem tornado muito mais fácil a entrada dos “pequenos” no mercado. Também há o trabalho de organizar o sistema de produção para que os resultados sejam mais satisfatórios. Marcelino tem valorizado o setor, tornando-o cada vez mais competitivo. Afinal, a agricultura familiar tem pressa de crescer.
Val Cabral, este secretário realmente é um dos melhores do governo de Azevedo e sua maior referência é a luta por mais projetos e verbas para nosso município. Sou admirador dele e tenho certeza que Itabuna ainda tem muito a ganhar com o trabalho dele.
ResponderExcluirGuilherme Santos
ANTONIO MARCELINO É O CARA!!!
ResponderExcluirCarlos Lemos
Todos nós sabemos da importância, que a Agricultura Familiar tem para o Brasil.
ResponderExcluirO Brasil precisa urgentemente rever a tradição secular das grandes propriedades e mudar seus parâmetros, passando a valorizar mais a agricultura familiar.
ResponderExcluirEle é o que se pode chamar de secretário de PESO!!!
ResponderExcluirPesado na gordura... e na qualidade da sua forma ativa de fazer gestão pública.
A agricultura no município de Itabuna, nunca esteve em tão boas mãos e tiro o chapeu para ele. Gustavo Tavares de Almeida
Val Cabral
ResponderExcluirO que mais tem merecido nossos aplausos, é a constante luta do senhor MAntonio Marcelino para cuidar bem das estradas vicinais e assim facilitar o escoamento da produção agrícula; o apoio a agricultura familiar e o ordenamento das feiras livres da cidade. Jorge Carlos Cordeiro jR.