A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito precisa preparar e intensificar mais uma temporada de campanha de educação voltada para os integrantes do tráfego das ruas de Itabuna. O foco do trabalho deve ser voltado para o cumprimento da legislação que ampara o idoso no transporte coletivo (ônibus), a movimentação dos estudantes, a precariedade do sistema de sinalização, as condições dos serviços de mototaxi e o fato de as calçadas serem usadas como estacionamento na cidade. O levantamento desses problemas deve ser feito pela equipe que estuda o Trânsito de Itabuna. A campanha deverá visar fazer com que o idoso utilize a cadeira a que tem direito nos ônibus, tendo em vista que, tanto tempo depois da homologação da lei, as pessoas da terceira idade continuam viajando a pé e dando lugar aos jovens em seus assentos. Também tem por objetivo organizar a movimentação dos estudantes que invadem a pista com suas bicicletas e prejudicam o fluxo dos veículos. Novas placas de sinalização devem ser espalhadas na cidade. E a prefeitura deve intervir urgentemente com propósito de regularizar, ou normatizar o serviço de mototaxi na cidade. Os condutores que usam as calçadas como estacionamento também devem ser abordados pelas equipes. A sociedade espera que o trabalho renda bons frutos e confia que o secretário Wesley Melo (foto) possa corresponder a esta expectativa.
A questão do disciplinamento do trânsito em Itabuna sempre foi um problema sério na cidade.
ResponderExcluirTodo esse quadro demonstra que nem sempre a repressão policial é a arma mais eficiente para que o cidadão respeite a Lei, bastando apenas que a educação seja propragada para que a civilidade se manifeste e todos convivam em harmonia e paz social, inclusive no trânsito.
ResponderExcluirÉ preciso investir mais na educação-base do cidadão, inclusive no trânsito, no sentido de que a paz social e os bons costumes sociais sejam manifestados de forma espontânea e não impostos coercitivamente.
ResponderExcluirNão é nada de excepcional por se tratar de uma demonstração de civilidade e educação do condutor do automóvel. Aliada à boa prática no volante, é também necessário que o transeunte se eduque e não atravesse a rua com sinal aberto e fora da faixa de pedestre.
ResponderExcluirÉ algo muito ruim, quando um idoso entra no ônibus e acaba tendo que ficar de pé porque um adolescente, um jovem ou alguém com ótima saúde não dá o lugar!!
ResponderExcluirGosto de ajudar!
ResponderExcluirDepois que entendi o valor de ser solidário eu dou o lugar pra um(a) idoso(a) sentar!
O que importa é mostrar que vc tem educação!