Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de outubro de 2009

VIDA PARA TODOS - ABORTO JAMAIS!

Há 16 anos tramitam no Congresso Nacional mais de 30 projetos de lei relacionados ao aborto. Em 2005, o Projeto de Lei 1.135/91 entrou em pauta na Câmara dos Deputados visando à legalização dessa prática, foi quando organizamos a Frente Parlamentar em Defesa da Vida - Contra o Aborto, que conta hoje com 194 parlamentares. Nesse ano o assunto voltou à tona. O projeto entrou em tramitação na Câmara e a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a realização de um plebiscito sobre o aborto, não bastasse isso, o atual Ministro da Saúde veio a público defender a legalização dessa prática. Cabe lembrar que no Brasil sempre foram precárias as políticas públicas de apoio à maternidade. É inaceitável, portanto, que o Ministro defenda a legalização de um crime como solução para a “gravidez indesejada”. Isso equivale ao Ministro da Ação Social defender o extermínio de todos os pobres para acabar com a miséria, ou o Ministro da Justiça defender a legalização das drogas para resolver o problema da violência urbana. Nossa Constituição, em seu art. 5º, garante a vida como direito inviolável. É uma cláusula pétrea que não pode ser mudada nem por plebiscito. E aqui cabe outra pergunta. O que move um legislador a apresentar propostas, que são totalmente contrárias à nossa Carta Magna e que ele jura zelar pelo seu cumprimento? Nos últimos anos a evolução da ciência nessa área tem convergido para a visão de todas as religiões cristãs que, há milênios, afirmam que a vida começa na fecundação. A prova desse progresso científico foi a revisão, em 2002, do Código Civil Brasileiro que, em seu art. 2º, reconhece os direitos do nascituro desde a concepção. Interesses econômicos poderosos da indústria do aborto aliados a interesses políticos de organismos como o Banco Mundial e o FMI, condicionam ajuda econômica externa ao cumprimento de metas demográficas. Isso tem influenciado diversos países a adotarem uma legislação pró-aborto. Além disso, organismos internacionais como a Fundação Ford, a Fundação Mac Arthur, os Fundos das Nações Unidas para a População e para a Mulher, financiam ONG's abortistas em vários países, principalmente no Brasil. O objetivo é o controle da natalidade nos países emergentes e em desenvolvimento como o Brasil, que tem uma população que, só entre 2000 e 2004 aumentou em 10 milhões, constituindo-se num poderoso mercado consumidor que, aliado a outros fatores, ameaça a hegemonia dos países ricos. A Saúde em nosso País deve estar direcionada para atender as necessidades de uma maternidade assistida sob quaisquer circunstâncias. Sonho com um Brasil da paz, do progresso e da justiça social, mas sem a mancha cruel dos assassinatos de seres humanos que precisam nascer e ter o direito a uma vida digna. (Luiz Bassuma/Partido Verde - Luiz Bassuma foi Vereador em Salvador – 1996 -, Deputado Estadual (1998) e está no segundo mandato de Deputado Federal).

15 comentários:

  1. Mesmo não sendo contra o direito do deputado Bassuma ser contra o aborto, sou de opinião que nenhuma mulher deva ser obrigada a gerar um filho de um maníaco que a estuprou e fazer lembrar degradantes momentos de terror, não é?
    Não sou ateu, apenas um crente que prefere ter o seu pensamento livre, fora dos grilhões das denominações religiosas.
    Washington Reis

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral

    Olá tudo bem? Sou ateu e completamente a favor do aborto. Eu acho absurdo que haja alguém dizendo que aborto é como se estivesse matando um ser humano inocente e que ele tem direito á vida... pois é verdade ele é um ser humano inocente e tem direito á vida, mas tem direito a uma vida digna, com todas as condições que necessita, tem direito de ter uma boa casa, uma boa alimentação, roupas, brinquedos, de ir á escola, de crescer feliz... se os pais não lhe podem dar isso tudo então é melhor ele não nascer, porque ele não tem de vir para o mundo passar fome e frio, para sofrer...

    Rodrigo Carvalho

    ResponderExcluir
  3. A decisão da mulher abortar ou não deve vir dela, só dela... e nem a justiça, o governo, a igreja e as pessoas deveriam se intrometer ou dizer o que a mulher dever fazer com o próprio corpo, a decisão é dela, somente dela... Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. É aí Bassuma, sou a favor de suas posições e acredito que vc seja um guerreiro nessa luta, que deve ser de todos que valorizam a vida em todas as suas formas de reistência! José Roberto Rios da Silva

    ResponderExcluir
  5. Prezado e nobre Val Cabral

    Estou mais pra cético que pra ateu nesse assunto, mas sou favorável de não se manter o aborto como prática criminal: acho que pelos valores éticos que tenho, não permitiria que minha esposa, ou filha abortasse, mas só as mulheres grávidas que não querem dar continuidade a gravidez, devem saber o que uma mulher sente durante uma gestação indesejada. Com isso, quero apenas dizer que sou a favor da descriminalização do aborto, sou a favor da opção. Se o aborto deixar de ser crime, não significa que todas as grávidas serão obrigadas a abortar, aborta quem quer. No atual sistema, aborta quem pode, pois quem tem dinheiro aborta em clínicas clandestinas. Por que não dar o direito à mulher pobre de controlar sua natalidade? Se for por valores religiosos, acho que cada um tem o direito de escolher a religião que quer seguir e a religião A não deveria interferir na vida de quem segue a religião B ou não segue religião nenhuma. Se for por valores éticos, cada um tem seus próprios valores e o que é escandaloso para algumas pessoas, para outras pode não ser nada demais e ainda tem a questão moral do que é melhor: deixar uma criança viver sem "condições de vida" ou interromper a gravidez e impedir que esta criança sofra?
    ou seja: eu sou a favor de que todas as pessoas tenham o direito de ir e vir e decidir o que fazem de suas vidas.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Melhor o aborto do que jogar ao mundo, uma crianca sem lar.

    ResponderExcluir
  7. Não sou ateu, mas condeno o aborto - Gil

    ResponderExcluir
  8. Val Cabral
    Aborto como última opção.
    Melhor do que nascer um filho rejeitado e jogado no mundo.
    Minha filha jamais seguiria com uma gravidez oriunda de um estupro.
    Cada caso temm uma situação específica nessa situação complexa do aborto.
    O que não concordo, é com aborto feito sem nenhum critério justo. E não é justo acabar com uma gravidez, simplesmente porque o namorado fugiu; o pai não vai aceitar; a família será envergonhada, etc.
    Wellington Tavares

    ResponderExcluir
  9. Sou plenamente a favor do Luiz Bassuma nessa sua cruzada digna e respeitável. Aborto jamais! Nunes

    ResponderExcluir
  10. Eu sou agnóstico, não sei bem que é ser ateu, e sou contra o Aborto e a pena de morte, claro que como livre pensador sei que cada mulher pode decidir sobre seu corpo.
    O que eu acho é que não precisamos chegar a isso!!
    Otávio Rivas

    ResponderExcluir
  11. Peço desculpas pela intromissão, pois não sou ateu. Aborto eu sempre condenei, e continuo condenando.

    ResponderExcluir
  12. Val Cabral... Questões éticas sem nenhum fundamento biologico, não podem servir de argumento para a criminalização do aborto.
    Em cada ejaculação existem aproximadamente 400 milhões de espermatozóides e todos eles contém a vida de um ser humano em potencial, a vida está presente nessas células microscópicas e no entanto todos esses milhões de seres humanos morrem toda vez que algum homem se masturba e lança no esgoto a vida destes milhões de seres humanos que entram pelo ralo todas as vezes que algum homem faz isso. Então devemos proibir a masturbação também? Toda vez que uma mulher menstrua é sinal que ela perdeu a chance de ter um filho, o óvulo que não foi fecundado à cada mês também morre e com ele morre também a chance de vida desse filho(a) que ela poderia ter tido se tivesse sido fecundada; matamos bilhões de filhos e mais filhos durante a nossa vida inteira e não há nenhum mistério nisso, a biologia nos fez assim.
    Todo mundo é contra o aborto quando é na família dos outros, mas quando o problema atinge a sua família diretamente aí a conversa é outra bem diferente.
    Religiões e religiosos utilizam dogmas que não se ajustam mais à realidade de uma população em explosão demográfica descontrolada como é o caso da nossa população brasileira e mundial, o problema é global. Devemos lutar pelo Controle da natalidade; por mais Campanhas sobre o uso de anticoncepcionais e Legalização do aborto já.
    Júlio Conrado

    ResponderExcluir
  13. Querido Val Cabral, bom dia.

    estou lhe escrevendo pela primeira vez, para alertar que milhares de adolescentes estragam toda a sua vida escolar devido à gravidez precoce.
    Milhares de esposas casadas com homens vasectomizados ou não, engravidam em relações extra-conjugais e podem deteriorar a família inteira com um divórcio se levarem a gravidez de um bastardo adiante.
    Existem inúmeros motivos dos mais diversos que levam a pessoa a decidir se quer ou não quer levar uma gravidez adiante e temos que respeitar a decisão do ser humano sobre os procedimentos que desejam adotar para sua própria gestação e planejamento familiar.
    Á cada minuto alguma mulher no Brasil fica grávida, não pode levar essa gravidez adiante por "n" motivos diferentes e decide fazer o aborto.
    Só que tem um detalhe, como o aborto ainda é ilegal, essa mulher é obrigada a recorrer por um serviço clandestino de parteiras sem nenhum conhecimento de obstetrícia e nessa intervenção cirúrgica feita por essas pessoas leigas, milhares de mulheres morrem por complicações devido a esses abortos mau feito por pessoas incompetentes para fazer isso. Com a legalização essas mulheres que por motivos particulares que só dizem respeito a elas mesmas, poderão contar com médicos formados, hospitais bem equipados para fazer essas intervenções cirúrgicas de forma correta e legal. Sou extremamente favorável ao controle da natalidade e à legalização do aborto já.
    Nossa população está em explosão demográfica desde a revolução industrial que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1650.
    Veja como é essa progressão geométrica:
    1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 - 75 anos
    2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 - 37 anos
    3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 - 13 anos
    4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 - 10 anos
    5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1993 - 8 anos
    6 a 7 bilhões de pessoas entre 1993 a 1999 - 6 anos
    A projeção indica que a população humana estará crescendo de 1 bilhão de pessoas a mais por ano (1.000.000.000/ano ) agora nos próximos anos!
    Na copa do mundo de 1970 a musiquinha era:
    90 milhões em ação prá frente Brasil salve a seleção...
    Agora em 2009 já somos mais de 190 milhões em ação só aqui no Brasil, atualmente a população mundial já está chegando à 7 bilhões de pessoas!!!
    Maria Conceição Carvalho de Lima
    Professora

    ResponderExcluir
  14. BASSUMA É O CARA!
    O CARA DA VIDA DE QUEM LUTA PELA VIDA E POR ESTA VIDA DIGNIFICA A SUA PRÓPRIA VIDA!!! ROGÉRIO

    ResponderExcluir
  15. Sou a favor do aborto em todos os casos, não só em caso de estupro.
    Se falha um método anticoncepcional, se o casal não tem condições financeiras.....
    Peninha

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: