Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de outubro de 2009

COMBATE AO PRECONCEITO CONTRA PORTADORES DE HIV/AIDS

Segundo informação da assessora técnica do Ministério da Saúde (MS), Vânia Camargo da Costa, O Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro) será marcado, este ano, pela luta contra o preconceito com portadores do vírus HIV. Esta declaração aconteceu durante a reunião da Macro Regional Nordeste de Coordenadores de DST/Aids. De acordo com dados do epidemiologista, Drário Barreiro, coordenador do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, no Brasil, cerca de 15 mil novos casos de tuberculose notificados a cada ano são HIV positivo. Barreiro revelou também que em todo o mundo, ocorre 1,4 milhão de novos casos de tuberculose por causa do HIV. “A doença é a maior causa de morte em pessoas com HIV”. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Hepatites Virais, Evilene Fernandes, existem ações de prevenção da Aids que são comuns à prevenção de hepatites virais. A enfermeira apresentou dados do Ministério da Saúde que apontam a hepatite A como principal causa de hepatite fulminante em centros de transplantes no Brasil. Os dados indicam também que existem, no país, em torno de 2 milhões de portadores crônicos de hepatite B, e 3 milhões de portadores crônicos de hepatite C. A epidemiologista informou ainda que, no ano passado, foram registrados 37.379 casos de hepatites virais, e 2.309 de co-infecção.

4 comentários:

  1. Falar que não se tem preconceito é uma coisa, provar isso, é outra coisa.
    Não tenho preconceito de ter amizade com pessoas com HIV, mas não sei se namoraria um portador.

    ResponderExcluir
  2. O preconceito só prejudica, acho até que deveríamos dar mais carinho e atenção aos infectados.
    São pessoas como todas as outras, com a diferença de um tratamento médico constante...

    ResponderExcluir
  3. O preconceito é pura ignorância. Só que a vida dá muitas voltas, e são justamente essas mesmas pessoas que muitas vezes acabam por se contagiar com o vírus em uma relação sem prevenção, e justo elas que tinham medo de sequer passar perto de alguém que soubessem ter aids, o que ofereceria menos risco de contágio.

    ResponderExcluir
  4. O problema é que hoje em dia, há muitas pessoas sem informações verdadeiras sobre a AIDS.Se existisse nas escolas aulas que conscientizassem os jovens sobre as DSTS e principalmente sobre a AIDS com certeza teríamos menos jovens infectados e mais adultos conscientes sobre este assunto.A falta de informação é o que faz as pessoas terem medo e preconceito. A AIDS, não se pega com beijo, aperto de mão, sentar no mesmo assento ou com um abraço, pelo contrário, essas pessoas precisam saber que mesmo com esta doença ainda tem pessoas que as amam e as pessoas precisam saber que uma pessoa infectada tem sentimentos.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: