Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

2 de agosto de 2009

VEREADORES PROPÕEM REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE MOTOTÁXI EM ITABUNA - Após a sanção presidencial do projeto de lei que disciplina as profissões de motoboy e mototaxista, os municípios brasileiros estão autorizados a regulamentar os serviços. Em Itabuna, a iniciativa parte conjuntamente dos vereadores Clóvis Loiola (PPS) e Roberto de Souza (PR), que já apresentaram projetos com o objetivo de organizar as funções. A tendência é de que as propostas sejam unificadas e iniciem sua tramitação logo após o recesso legislativo. Loiola e Souza salientam que o reconhecimento dos serviços de motoboy e mototaxista nada mais é do que a regularização de algo que já existe na realidade. “Compete ao poder público, simplesmente, disciplinar o que a vida prática já consolidou”, opina Roberto de Souza. Segundo Loiola, o obstáculo que havia anteriormente era a falta de regulamentação federal, o que ficou resolvido com a aprovação da nova lei pelo Congresso. Os dois vereadores esclarecem que a legislação municipal terá que se enquadrar nas regras nacionais, como a que prevê idade mínima de 21 anos para o motoboy ou mototaxista, bem como o tempo mínimo de dois anos de carteira de habilitação para se obter o alvará. “A lei também determina que o condutor precisa ser aprovado em curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Trânsito”, esclarece Loiola. Outras regras previstas na lei federal são a de que o piloto deverá usar coletes com acessórios refletivos e capacete, e a motocicleta deverá ser equipada com antenas corta-pipa e barra para proteger as pernas dos ocupantes. No município, a legislação vai prever ainda a padronização dos veículos e a relação entre a quantidade de motocicletas e o número de habitantes.

11 comentários:

  1. A foto mostra o sensacionalismo do blog e o desrespeito as mototaxistas não entendo porque você não publica nossas postagens, alias entendo, mas o direito de resposta daremos na hora certa, essa é a terceira postagem que fazemos sobre mototáxi, seu filtro é ridículo. Estaremos publicando a mentira que é seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Val Cabral,
    esta é a primeira vez que escrevo para seu blog e me sentir incentivado a fazê-lo, por conta do comentário do leitor Lomanto Lacerda.
    É que ele não foi feliz com o ponto de vista que não corresponde com os fatos.
    A verdade é que este serviço de mototaxi deveria ter mais contundência em suas criticas.
    Ele é culpado por grande parte das doenças capilares e as noticias de acidentes envolvendo mototaxistas inabilitados são muitas.
    Isso sem falar dos "aviões" e assaltantes que existem no meio dos homens que exploração este serviço.
    Está faltando Val Cabral, vc denunciar isto para a população.
    Peço que vc alerte a comunidade contra os problemas causados pelos mototaxistas.
    Eu mesmo já contrair ceborréia e tenho gastado muito dinheiro tentando me livrar desse grave problema capilar.
    isto me fez desistir de utilizar este serviço de transporte e me condicionou a alertar meus amigos contra mototaxistas que não lavasm seus capacetes e nem fazem colocam produtos que possam repelir piolhos e demais parasitas deixados por outros passageiros.
    Bate sempre nisso Val Cabral.
    Não deixe de denunciar o estado lastimável de sujeira e bactérias que existem nos capacetes dos mototaxistas.
    Paulo Leonardo de Souza Filho
    Estudante-25 anos

    ResponderExcluir
  3. Esse Lomanto deve ser mototaxista! Que tal ele postar uma mensagem sobre quem pagará danos causados por acidentes provocados por seus colegas?
    Gil

    ResponderExcluir
  4. Os mototaxistas são fedorontos. A maioria não cuida de se limpar e nem limpam suas motos.
    Eles fedem e só vestem roupas surradas e sujas.
    Seus capacetes estão sempre sujos.
    Se eles não cuidam de si mesmos, esperar o que do cuidado que devem ter dos suas passageiros?
    Por isso não uso e nem aconselho o uso dos serviços de mototaxi em Itabuna.
    Célia Barreto

    ResponderExcluir
  5. Caro Val Cabral,
    Concordo com tudo o que foi escrito pelo Paulo Leonardo. E não tiro nenhuma vírgula.
    Sou totalmente contra este serviço.
    Otávio Barroso

    ResponderExcluir
  6. Vc sabe distinguir entre um mototaxista trabalhador, sério, honesto... de alguém que trabalha como mototaxista e que não passa de um estuprador, assaltante...?
    Como não há resposta exata e objetiva sobre esta pergunta, prefiro não arriscar!
    Digo não ao mototaxi!

    ResponderExcluir
  7. PARACE QUE ESTÁ HAVENDO UMA CAMPANHA SISTEMÁTICA CONTRA OS SERVIÇOS DE MOTOTAXIS EM SEU BLOG.
    É PRECISO COMPREENDER QUE OS PROBLEMAS MENCIONADOS AQUI, REQUER QUE ENTENDAMOS QUE PODEM SER RESOLVIDOS, MAS O DESEMPREGO DOS MOTOTAXISTAS NÃO PODE SER SOLUCIONADO CASO NÃO SE PERMITA ESTE SERVIÇO!
    QUE TAL REFLETIR SOBRE ESTA SITUAÇÃO?
    Welington Mendes

    ResponderExcluir
  8. SOU RADICALMENTE CONTRA MOTOTAXI. A MAIORIA É GENTE BANDIDA E ENVOLVIDA COM DROGAS.
    SOLANGE

    ResponderExcluir
  9. Já que os mototaxistas irão de alguma forma, autorizados e registrados, porque não seguir uma rigoros cartilha de deveres, tais como os taxistas devem prezar, há moto- taxistas que usam cada capacete! ta aí minha indignação

    ResponderExcluir
  10. por causa de um todos paga. Os taxistas pagam muitas tarifas, alvarás, etc. propriamente este, deveria custar mais ou menos o custo do táxi.

    ResponderExcluir
  11. Este serviço após ser legalizado, se tornará um meio de transporte favorável a economia da cidade?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: