Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de agosto de 2009

HOJE É O DIA CERTO PARA APAGAR O CIGARRO - Se você fuma, apague essa idéia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a comprovação da relação entre o consumo do cigarro e o desenvolvimento de câncer de pulmão em 90% dos casos. O problema de saúde pública e que atinge cada dia um número maior de jovens e mulheres no Brasil, fez com que o governo aprovasse em 1996 a Lei Federal que estabelecia o dia 28 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Pelo menos 200 mil brasileiros morrem anualmente vítimas de doenças relacionadas ao tabaco. No ano de 2008, o número de óbitos por esta causa correspondeu a 47% do câncer de pulmão, além de doenças nos aparelhos respiratório e circulatório são as principais vilãs do tabaco. De acordo com o Ministério da Saúde (MS) o tabagismo é uma doença pediátrica, pois cerca de 90% dos viciados começam a fumar antes dos 19 anos. Outro problema relacionado ao cigarro é com grávidas tabagistas. Em recém-nascidos, filhos de mães fumantes observa-se diferenças como palidez, coloração da pele azulada pela falta de oxigenação do sangue e em alguns casos o parto acontece prematuro. Estes bebês também podem nascer com taquicardia e crises de parada respiratória. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem um custo de quase R$ 400 milhões anualmente com pacientes vítimas de doenças tabaco-relacionadas, apenas com hospitalização para os cânceres e doenças cardiovasculares e respiratórias atribuídas ao tabagismo. Esse estudo mostrou que os casos de câncer atribuíveis ao vício responderam por quase 30% dos custos hospitalares totais do SUS para o tratamento do câncer.

4 comentários:

  1. O fumo danifica o DNA do esperma e altera-o podendo causar problemas no próprio recém-nascido. Fumar também diminui a quantidade de esperma e claro o fluxo de sangue no pênis, causando maiores dificuldades sexuais.

    ResponderExcluir
  2. São muitos os males que o cigarro causa no organismo do usuário, é interessante ressaltar que até as pessoas que convivem com fumantes (fumantes passivos) podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil é largar o vício e maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença relacionada ao tabaco.

    ResponderExcluir
  4. A maioria dos fumantes não imagina que as conseqüências do fumo sobre o aparelho circulatório são devastadoras.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: