Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de agosto de 2009

BAHIA NÃO POSSUI UTIS PEDIÁTRICAS SUFICIENTES PARA ATENDER POPULAÇÃO - O número reduzido de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas, neonatais e cardíacas na Bahia será discutido na próxima quinta-feira (03) durante uma audiência com representantes das secretarias municipal e estadual da Saúde e diretores de hospitais baianos. A reunião será realizada às 10h, na sede do Ministério Público estadual (MP-BA) e responde a um inquérito civil instaurado pela promotora de Justiça Márcia Câncio, que denunciou a situação de falta de UTIs voltadas a crianças e adolescentes na Bahia. De acordo com a Portaria nº 1101 do Ministério da Saúde, que estabelece parâmetros de cobertura assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de leitos hospitalares deve seguir a proporção de três para cada mil habitantes, e a quantidade de UTIs deve ser, em média, de 4% a 10 % do total de leitos existentes. A Bahia, no entanto, possui apenas 136 leitos de UTIs neonatais e 76 pediátricas para uma população de aproximadamente 14 milhões. Alguns leitos estariam desativados, o que agrava ainda mais a situação. Segundo a promotora, o Ministério Público tem ajuizado diversas ações civis públicas e obtido liminar judicial para que o Estado seja obrigado a pagar a internação de crianças em UTIs particulares por conta da grave situação em que se encontra a rede pública de saúde. Somente em 2009, 12 ações foram ajuizadas nesse sentido. O MP deverá propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para viabilizar a solução do problema. (Thiago Pereira).

4 comentários:

  1. O Problema é que não é apenas o Sistema Único de Saúde (SUS) que está sem leitos para a receberem crianças que necessitam de uma UTI pediátrica. Os hospitais particulares também enfrentam essa realidade.

    ResponderExcluir
  2. A situação na Saúde está um verdadeiro caos, é crítica...

    ResponderExcluir
  3. Na Bahia de Wagner e do PT, falta tudo... mas não falta vergonha na cara dessa gente escrota e que não gosta de trabalhar!!!!!!
    Welington Araújo

    ResponderExcluir
  4. ESTAMOS COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMASSOU, COM ESSE GOVERNADOR VAGAREZA. GIL

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: