QUE VIGORE O PACTO CONTRA A VIOLÊNCIA - Os métodos utilizados por Mahatma Gandhi que libertou a Índia através da não-violência merecem uma reflexão. A prática pressupõe a conscientização de toda a sociedade. A não-violência tem que ser uma atitude individual que irá se refletir no coletivo. É preciso se ter um ideal forte para seguir uma doutrina libertária como essa. Apenas os usos de métodos repressivos não irão conter a onda de violência que tem assustado os itabunenses. Para haver mudanças duradouras na área de segurança pública é preciso que haja um projeto que inclua as oportunidades para as classes mais desfavorecidas e a informação didática e pedagógica das seqüelas deixadas pela violência. É necessário mais que uma mobilização eficiente de toda máquina administrativa do Estado e do município, no arcabouço do Pacto Contra a Violência. Por isso, é preciso aplaudir o movimento social que através da liderança do prefeito Capitão Azevedo, se mobilizou para debater o tema publicamente e convergir a sociedade na busca de soluções para o problema. Isso é uma prova de maturidade. Nenhuma organização comprometida com a comunidade pode existir somente para lutar por melhorias das condições urbanísticas da cidade. A questão primordial é a melhoria da qualidade de vida dos itabunenses que inclui vários aspectos, inclusive, a melhoria de condições e de equipamentos do aparelho de segurança pública. A sociedade tem dado um passo à frente mandando um recado aos governantes de que a situação é realmente séria e está afetando a todos. Portanto, seria prudente se ter juízo e escutá-la, pelo bem de todos e a segurança geral do povo de Itabuna.
Estou acreditando que este Pacto contra a Violência, realmente seja um marco na história de Itabuna.
ResponderExcluirA sua concepção, envolvendo a sociedade e as autoridades na busca de soluções que resolvam os problemas da insegurança em nossa cidade, é o mais me faz acreditar que ele vai dar certo. Gilberto Souza
TEMOS QUE FAZER ESTE PACTO FUNCIONAR.
ResponderExcluirELE PODE AJUDAR ITABUNA A ENFRENTAR MELHOR A VIOLÊNCIA QUE É MUITO ASSUSTADORA NA CIDADE.
A SOCIEDADE ESTA ACORDANDO PRA ESSE GRAVE PROBLEMA, MAS HA UM DETALHE: NAO QUERO COM ISSO , DE FORMA ALGUMA, FAZER APOLOGIA AO CRIME NEM A VIOLENCIA DE QUALQUER ESPECIE. APENAS DIZER A ESSAS AUTORIDADES DE GABINETE(PADRE, JUIZ, ADVOGADO,COMERCIANTES, DENTRE TANTOS OUTROS), QUE OS HOMENS(POLICIAIS) ENVOLVIDOS DIRETAMENTE COM O COMBATE AO CRIME, DIUTURNAMENTE, SOB SOL E CHUVA, COM PRECARIAS CONDIÇÕES DE TRABALHO INCLUINDO BAIXOS SALARIOS, FAÇAM O SEU TRABALHO COM LIBERDADE DE MOVIMENTO. SEMPRE(ISSO MESMO), QUE O POLICIAL USA A FORÇA CONTRA UM TRAFICANTE HOMICIDA , VEM ESSES DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS A PÚBLICO DIZER QUE A POLICIA AGIU MAL, QUE QUER PUNIÇÃO DOS ENVOLVIDOS. DA MESMA FORMA, UM JUIZ DÁ O MESMO TRATAMENTO A UM MENOR CRIMINOSO, SEM SE IMPORTAR EM QUANTOS CRIMES ESSE VAGABUNDO JÁ COMETEU. ENTAO SENHORES, SAO POR ESSES MOTIVOS QUE A MAIORIA DOS POLICIAIS QUE ESTAO NA RUA ESTAO TOTALMENTE DESMOTIVADOS PRA ENFRENTAR O CRIME. COMO SE NAO BASTASSEM AS PESSIMAS CONDIÇOES DE TRABALHO E SALARIOS, AINDA TEM QUE DLIBLAR A PERSEGUIÇÃO DESSAS ARTORIDADES. QUERO VER QUANDO ESSES BRAVOS HOMENS RESOLVEREM CRUZAR OS BRAÇOS.
ResponderExcluirLUdovico esta fazendo falta, volta pra ca Ludovico!
ResponderExcluir