Prefeitura Itabuna

Câmara

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4 de abril de 2009

CRISE MUNDIAL AFETA EDUCAÇÃO EM ITABUNA - No Brasil, a crise financeira mundial que tem abalado as estruturas econômicas das grandes nações vem afetando um dos mais estratégicos setores para o desenvolvimento do país – a Educação. Em Itabuna estes efeitos aparecem na drástica redução das receitas municipais provenientes do Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério-Fundeb. Segundo o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, em 2008 os recursos do Fundo corresponderam a 18,66% da receita total da Prefeitura, numa média de 2,55 milhões mensais. Para o ano de 2009, com base na Lei Federal, o Fundeb deve representar 20% da receita média do município. “Porém, o que estamos percebendo nestes três primeiros meses do ano é que há uma redução de 9% em relação ao mesmo período do ano passado”, frisa Lisboa. Ele explica que a expectativa era que, com o Fundeb cheio, a arrecadação do município fosse de algo em torno de R$ 3,1 milhões, mas que até o momento os repasses de janeiro, fevereiro e março ficaram torno de R$ 2,3 milhões/mês, acumulando uma perda de 32%. Gustavo avalia que parte dessa redução deve-se à política do Governo Federal buscando a aceleração econômica do país, reduzindo alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e promovendo concessões na Cofins – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – em carros, motos e diversos produtos de construção. “Como o Fundeb também recebe recursos do IPI, podemos deduzir que este também é um fator considerado para a redução dos recursos da Educação”. (Erivaldo Bomfim – Foto: Waldyr Gomes).

2 comentários:

  1. Não há crise que possa vencer quem é qualificado para desobstruir obstáculos.
    Ninguém na Bahia é mais capacitado para esta tarefa, que o professor Gustavo Lisboa.
    Itabuna está mais preparada para enfrentar o que a maioria das cidades brasileiras sofrerá.

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  2. Falar e pensar sobre a educação significa reconhecê-la como um processo amplo que sugere troca de informação, observação, percepção, atividade, desenvolvimento de valores e amor. A busca de informações leva ao despertar dos limites, propiciando o surgimento de um amplo horizonte a ser desvendado, onde o ser humano vê-se capaz de posicionar-se perante a vida. No processo educativo, as atividades direcionadas, de maneira a despertar no cérebro algumas alternativas viáveis a problemas e críticas, permitem desenvolver valores desconhecidos que nos habitam desde a criação e que são resultado de todas as observações adquiridas ao longo da caminhada, na busca diária de respostas e soluções. A educação é também um ato de amor e, amar é descobrir aprendendo. Aprender é reforçar os valores humanos e criar. Compreender todo este processo é educar-se para buscar respostas e soluções a fim de conseguir legitimar a concretização da educação de todos os seres que estão em constante transformação. Transformar-se é a chave para entender a educação e aquisição de conhecimento. O educador deve buscar esclarecimentos para adentrar no limiar da razão e da lógica, seguindo em frente e transformando as falhas e vacilações em uma aula proveitosa de aprendizado universal. Globalizar mentes e elevar conceitos, expandindo os aspectos filosóficos, científicos e pedagógicos impregnados no ser, a fim de entender a grandiosidade existente na criatura, como filho do Criador. Assim feito, será possível realizar a concretização das buscas deste ser humano completo, apropriando-se das forças espirituais que transcendem a compreensão do estágio atual ao qual se pertence, permitindo desenvolver a integralidade educacional do ser, na busca de sua auto-superação de cada dia. No processo de educação faz-se necessário assimilar e captar a magnitude da criatura que traz em sua constituição a capacidade impar de transformar as informações em conhecimento. Nessa circunstância apropria-se de sua condição de ser que conduz e é conduzido perante suas ações no cotidiano da vida. Educar é, pois, aprender a utilizar esse poder energético inato e desenvolver as capacidades elementares da vontade, do querer e da conquista mental construtiva. O caminho é descobrir na construção da educação as infinitas possibilidades de se educar através do amor. Educa quem consegue conciliar, internalizando e vivenciando, os quatro pilares propostos pela Unesco, para a educação do século XXI: aprender a pensar, a fazer, a ser e a conviver – propostas essas que só se legitimam através do amor.
    Paulo do Pintalzinho
    paupont@bol.com.br

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