Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

2 de abril de 2009

APLICAÇÃO DA PROVINHA BRASIL EM 84 ESCOLAS ITABUNENSES - Alunos de 84 escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participaram na terça-feira-31, da primeira etapa de Aplicação da Provinha Brasil, instrumento de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação-MEC, que tem como objetivo oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecido às crianças. O público alvo da Provinha Brasil é os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental - Ciclo da Infância (CIN II). A segunda etapa da Provinha acontecerá em novembro deste ano. As 84 escolas que participam da avaliação estão localizadas no meio urbano (53) e no campo (31). Todo o processo está sendo coordenado e acompanhado pela Assessoria do Ensino Fundamental/Departamento de Educação Básica, da Secretaria Municipal da Educação. Segundo a diretora de Educação Básica, Maria de Fátima Vasconcelos, a Provinha Brasil é uma iniciativa implementada pelo MEC no primeiro semestre de 2008, com o propósito de oferecer às redes públicas de ensino um instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização das crianças com idade entre seis e oito anos de idade. Nesta edição, os alunos estão respondendo somente a questões objetivas de leitura. Não estão sendo avaliados itens de escrita, como no ano passado. O teste é aplicado em sala-de-aula pelos próprios professores. A intenção é que as informações geradas ajudem a compreender quais são as capacidades já dominadas pelos alunos e quais deverão ser apreendidas ao longo do ano escolar, a partir de três eixos - apropriação do sistema da escrita, leitura e escrita – e 17 descritores de habilidades, que vão desde a capacidade de diferenciar letras de outros sinais gráficos até a escrever frases e textos. (Erivaldo Bomfim – Foto: Vinícius Borges).

2 comentários:

  1. O professor Gustavo Lisboa permanence se firmando como o melhor secretário de Itabuna e se continuar assim, ele vai acabar sendo o prefeito da cidade.
    Jorge Santos

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Lisboa ainda será prefeito de Itabuna.
    O povo ainda haverá de reconhecer no voto, o que já sabe sobre a extraordinária capacidade administrativa do atual secretário de educação, Gustavo Lisboa.
    Jurandy Duarte Lemos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: