PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

10 de janeiro de 2026

O SUL DA BAHIA TÊM UMA ESCOLHA: ANDREA CASTRO

A candidatura de Andrea Castro se insere em um movimento de fortalecimento da presença das mulheres nos espaços de decisão política; a trajetória da primeira-dama representa um exemplo do papel que lideranças femininas podem desempenhar na construção de políticas públicas sulbaianas.

A presença feminina na política é fundamental por várias razões. Uma delas é a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e representativa. As mulheres representam mais da metade da população em todo o mundo e, sim, suas vozes devem ser ouvidas nas decisões políticas.

Durante muitos anos, as mulheres foram sub-representadas na política, mas este cenário vem mudando de forma gradativa com um número cada vez maior de mulheres sendo eleitas para cargos políticos em todo o mundo.

O ambiente político é um ambiente que sempre predominou, de forma esmagadora, a presença masculina. As mulheres ainda encontram grandes dificuldades, grandes barreiras em ocupar esses espaços, em serem eleitas e ter voz na tomada das decisões.

A desigualdade está em toda parte, está presente nas práticas jurídicas, no mercado de trabalho, especialmente dentro da política. Isso mostra que há uma necessidade urgente de conscientização e efetivação dos direitos das mulheres.

Quando as mulheres estão envolvidas na política, suas perspectivas, necessidade e desafios são levados em consideração, o que ajuda a criar políticas e leis mais inclusivas e abrangentes.

Para superar essas barreiras e aumentar a presença das mulheres na política, é preciso trabalhar em várias frentes, incluindo a conscientização sobre a discriminação de gênero, o incentivo à participação política das mulheres, a criação de políticas e leis que atendam às necessidades das mulheres e a proteção das mulheres contra a violência de gênero.

O que deveria ser feito é a promoção e incentivo na formação política das mulheres para alcançar cargos de liderança, possibilitando assim a democracia mais sólida e representativa. Quando as mulheres ocupam cargos políticos, elas podem ajudar a mudar a cultura política atual e criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para as mulheres e outras minorias.

Estes fatos, por si só, justificam candidaturas de mulheres proativas, inteligentes e influentes, como é o caso da empresária e advogada, Andrea Castro (Estadual), que se destaca atuando em planejamento, decisões e ações ao lado do esposo, prefeito Augusto Castro (PSD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: