Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

21 de janeiro de 2026

LUCIANO RIBEIRO ASSUME VAGA DEIXADA POR ALAN SANCHES

José Luciano Santos Ribeiro, foi eleito deputado estadual em 2014 e prefeito de Caculé.

Com a morte do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrida neste sábado (17) após um infarto fulminante, a vaga deixada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) será ocupada por Luciano Ribeiro, ex-prefeito do município de Caculé, no sudoeste do estado.

Luciano Ribeiro assume o cargo por ser o primeiro suplente do União Brasil, conforme o resultado das eleições de 2022, quando obteve 63.640 votos, o equivalente a 0,80% dos votos válidos.

Alan Sanches tinha 58 anos e exercia mandato como deputado estadual desde 2011. Antes disso, construiu uma sólida trajetória política em Salvador, onde foi eleito vereador em 2004 e reeleito em 2008, ano em que se destacou como o parlamentar mais votado da capital baiana. Entre 2009 e 2010, presidiu a Câmara Municipal de Salvador, além de integrar comissões ligadas à Saúde e Educação.

QUEM É LUCIANO RIBEIRO - José Luciano Santos Ribeiro, de 65 anos, é advogado e político. Foi eleito deputado estadual em 2014 e tornou-se primeiro suplente do União Brasil após o pleito de 2022. Entre 2005 e 2012, exerceu o cargo de prefeito de Caculé. Em 2024, tentou retornar à prefeitura, mas foi derrotado nas urnas.

Em janeiro de 2023, Luciano chegou a assumir a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em Salvador, durante a gestão do prefeito Bruno Reis, mas deixou a pasta após cinco meses.

Nas redes sociais, Luciano Ribeiro lamentou a morte de Alan Sanches e destacou o legado deixado pelo parlamentar. “Ele era desses amigos que a gente confia, respeita e admira. Um médico que cuidava das pessoas com verdade e um homem público que nunca esqueceu de ser humano”, escreveu.

REPERCUSSÃO - A morte de Alan Sanches gerou grande comoção no meio político. Autoridades e lideranças de diferentes espectros partidários prestaram homenagens ao deputado, destacando sua atuação na saúde, seu perfil conciliador e o compromisso com o serviço público.

A presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD), classificou a perda como “irreparável para a política baiana”, enquanto o ex-prefeito de Salvador ACM Neto afirmou que “quando a gente perde um amigo, perde junto um pedaço da própria história”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: