EMASA

Trief

Trief

ITABUNA

6 de outubro de 2025

PREFEITURA DE EUNÁPOLIS UTILIZA VAN DA SAÚDE PARA BUSCAR CHARANGA MUSICAL EM PORTO SEGURO

O dinheiro que falta na Prefeitura de Eunápolis, para serviços essenciais na saúde e educação, abunda para atender interesses festivos e eleitoreiros.

Um fato grave envolvendo o uso indevido de veículo público vem gerando indignação em Eunápolis. A van da Secretaria Municipal de Saúde - veículo destinado ao transporte de pacientes e ações sanitárias - foi utilizada para buscar uma charanga musical em Porto Seguro, que se apresentaria durante um jogo no estádio Araujão.

    A conduta, além de imoral, configura crime previsto no artigo 312 do Código Penal (peculato-desvio), que pune o servidor público que desvia bem público em proveito próprio ou alheio, com pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa.

    Trata-se também de ato de improbidade administrativa, conforme os artigos 10 e 11 da Lei nº 8.429/1992, por violar os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, podendo resultar em perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos e multa civil.

    O episódio escancara o descaso com a coisa pública e o uso político de bens que deveriam estar a serviço da população - em especial dos pacientes que dependem diariamente do transporte da saúde para consultas, exames e tratamentos.

    Enquanto faltam remédios nos postos e pacientes aguardam transporte para hemodiálise e cirurgias, veículos da saúde são desviados de sua função para atender interesses festivos e eleitoreiros.

    O Ministério Público e a Câmara Municipal devem investigar o caso e apurar as responsabilidades, pois usar um veículo da saúde para fins particulares é crime, não apenas erro administrativo. Por Alinne Werneck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: